NotíciasReportagens

Cinco dicas para alugar um carro na sua próxima viagem

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela empresa Alugue Brasilregistrou um aumento de 7,5% no aluguel de veículos em 2013, em comparação com o anterior. De acordo com a pesquisa, mais de 21 milhões de motoristas utilizaram este serviço no ano passado – sendo que os homens representam a maior procura pelo aluguel, com 77% da procura.

O estudo também levantou que a faixa etária que mais costuma alugar veículos é entre 25 e 45 anos (85%), e que cerca de 84% das locações foram feitas por pessoas graduadas. A partir dos dados levantados pela Alugue Brasil, também foi traçado o modelo ideal para cada uso – sendo que os sedans e wagons fazem mais sucesso para o lazer, e os veículos mais compactos quando o uso é para trabalho.

Alta no turismo impulsionou aumento

Entre os principais fatores para o aumento na procura por locação de automóveis foi o crescimento na procura pelo turismo. Com a crescente oferta de pacotes e passagens aéreas promocionais, cada vez mais pessoas têm realizado viagens aéreas fazendo com que um carro alugado torne-se necessário, afinal, férias necessitam de conforto.

Para quem está planejando viajar de avião e vai precisar alugar um carro, antes de tudo, verifique os requisitos básicos para alugar um veículo e que são exigidos pelas locadoras de todo o País. São eles: ter 21 anos de idade ou mais; apresentar a CNH original e válida, expedida há no mínimo 2 anos; apresentar RG e CPF originais; e possuir cartão de crédito válido e com limite suficiente para a caução.

Confira mais cinco dicas importantes para manter a tranquilidade durante sua viagem.

Opte pelo seguro total

Imprevistos podem acontecer e a contratação do seguro total geralmente cobre danos causados por terceiros, colisões, incêndios, além de reembolsar em casos de roubo ou furto. O seguro total nem sempre está incluso na tarifa básica da locação, mas vale a pena gastar um pouco a mais pela sua tranquilidade.

Cadastre todos os possíveis motoristas

Se você pretende dividir o volante com um familiar ou amigo, e mesmo que não haja planos para isso, não deixe de informar à locadora todos os possíveis motoristas do carro alugado e evite transtornos em caso de acidentes ou imprevistos.

Exija a vistoria antes de sair com o carro

A vistoria é um procedimento corriqueiro, mas não se esqueça de pedir um documento que ateste as condições do veículo antes de retirá-lo da locadora. Acompanhe a vistoria e verifique cuidadosamente as condições internas e externas do veículo, além da parte elétrica e mecânica.

Fique atento à quilometragem contratada

Para viagens com grandes trajetos, um contrato com quilometragem livre pode ser mais vantajoso. As diárias têm um valor mais alto, mas não haverá preocupações em estourar a quilometragem estipulada e você pode rodar o quanto quiser ou necessitar.

Na hora da devolução, encha o tanque e não se atrase

Se você não quiser ter despesas a mais, encha o tanque do carro antes da devolução e não descumpra o horário de entrega. As locadoras cobram mais pelo litro de combustível e a multa por atraso na devolução pode chegar a 1/3 do valor integral da diária.

Siga nossas dicas, faça um bom voo, alugue um veículo adequado e tenha uma excelente viagem!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo