CarrosNotícias

Chrysler alia-se a ZF para criar câmbio e nove marchas

Foto: Divulgação

De acordo com o grupo Chrysler, a Fiat vai fazer o seu maior investimento desde a sua falência em 2009, em conjunto com a ZF na fabricação de caixas de oito e nove velocidades, com o objetivo de melhorar a performance e eficiência no consumo de toda a sua gama de veículos. A confirmação da notícia foi feita por Mircea Gradu, vice-presidente para o desenvolvimento de motores e caixas marchas da marca norte-americana, em declarações ao site Automotive News. O objetivo também é atingir os níveis de consumo e emissões estipuladas pelo governo americano, a Chrysler.

O primeiro objetivo ainda é complicado de atingir, apesar da ajuda da Fiat em modelos de menor porte. Como tal, os responsáveis da Fiat e da Chrysler estão convencidos que as caixas de oito e nove velocidades podem ajudar os veículos do grupo a tornar mais eficientes os tradicionais blocos a gasolina, em vez de apostar no desenvolvimento de carros híbridos, plug-in ou elétricos. Mesmo assim, apesar de exigir um investimento de 244 milhões de euros, já a partir do final deste ano, esta parceria com a ZF exige um esforço financeiro menos considerável.

A primeira aposta é uma ZF 8-HP, feita sob licença em Indiana, nos EUA. Esta novidade permitiu aos modelos 300C e Charger uma redução de até 15% no consumo de combustível. Essa caixa é a mesma utilizada nos BMW Série 1 e 3 e, futuramente, na VW Amarok. É ainda provável que tanto o Viper quanto o Challenger usem essa opção, assim como o Lancia Thema. Para os modelos de tração dianteira, a arma da Chrysler é uma caixa de nove velocidades, também feita pela ZF, feita de acordo com motores de configuração transversal. Essa caixa deve equipar o Dart e possivelmente até mesmo os derivados do Fiat 500, assim como o próximo modelo da Jeep.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O começo da reportagem ficou confuso, pois dá a entender que a Fiat faliu, quando foi a Chrysler que faliu e foi comprada pela Fiat, mas enfim… com certeza essa caixa de câmbio de oito marchas para os modelos V8 será bem vinda, pois normalmente, mesmo com todo o avanço tecnológico que temos, esses motores bebem horrores de gasolina e tendo mais marchas, esse problema vai amenizar um pouco isso.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo