A Chevrolet acaba de revelar a linha 2017 do Onix e Prisma, os modelos ficaram mais atuais e receberam um facelift na dianteira e na traseira, além de novidades no interior, parte mecânica e conectividade.
Além de um sistema multimídia que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o hatch compacto da Chevrolet passa a vir equipado agora com o sistema OnStar.
A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente. Mudanças visuais expressivas na dianteira e traseira, interior com maior valor agregado e a maior oferta de itens de segurança e conveniência também caracterizam o Onix 2017.
O carro recebeu ainda um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível e conforto. Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática – ambas de seis marchas a partir de então.
Com isso, o veículo passa a obter nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. Já a adoção da direção elétrica e a nova calibração da suspensão deixam o veículo mais estável e agradável de dirigir.
O acabamento foi aperfeiçoado no novo modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ. Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite para a carroceria, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.
Lançado no fim de 2012 e atualmente o veículo mais vendido do Brasil, o Onix e o Prisma passam por sua primeira reestilização. Toda a parte frontal é nova. O capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz vincos esculpidos. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto filetes de LED criam uma assinatura luminosa.
A alteração de maior impacto, porém, está na grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos Chevrolet.
As linhas do para-choque do Onix/Prisma 2017 são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro com aspecto mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.
Na traseira do Onix, destacam-se as lanternas mais alongadas e o para-choque remodelado. A peça de proteção recebeu um aplique na parte inferior que envolve inclusive a área reservada para a placa do veículo. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica a tecnologia que foca eficiência energética.
Enquanto que no Prisma, a traseira, traz as novas lanternas, o para-choque remodelado e a tampa do porta-malas, que ganhou uma espécie de aerofólio esculpido na parte superior da própria peça. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”.
O porta-malas continua sendo um dos melhores do segmento: 500 litros, maior inclusive que o de sedãs médios. Compartilhando de algumas dimensões do Novo Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma é pouco mais de 35 centímetros mais comprido, com 4.282 mm.
Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet foram criadas ainda rodas aro 15 com novo design, fundo escuro e superfície usinada, conferindo assim um efeito espelhado, algo pouco comum em carros desta categoria.
A lista de novidades é extensa também no habitáculo. Novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, comandos do sistema de ventilação otimizados, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto, entre outros. Todas as mudanças visam reforçar a sofisticação e a hegemonia do Onix perante a concorrência.
Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações – além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.
O sensor de estacionamento traseiro e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o avançado sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.
Estreia com a linha 2017 do Onix um novo serviço OnStar: o de diagnóstico. Por meio de um aplicativo, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em um automóvel nesta faixa de preço.
Para o hatch compacto e o Prisma, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.
Mais um diferencial competitivo importante do Onix/Prisma 2017 é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.
Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Onix é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.
Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.
O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.
Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet, novas configurações foram criadas com o intuito de reforçar ainda mais a percepção de requinte e alta tecnologia em relação ao modelo.
Por isso o Onix vem desde a versão de entrada (LT 1.0 ECO) bem equipado de fábrica.
Conta com OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).
Quando equipado com o propulsor 1.4 ECO, o modelo LT soma coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15 com novas calotas.
Transmissão automática de seis velocidades com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.
A versão de luxo LTZ agrega detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Junto com o Onix/Prisma 2017 estreiam os motores 1.0 e 1.4 da nova geração SPE/4 ECO, com powercell (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos. O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alterações.
O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.
O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.
O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.
O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.
Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro ganha um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para tal.
Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Na média, o carro ficou 32 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos conteúdos tecnológicos.
Freios mais eficientes energeticamente e pneus verdes também contribuíram para que o Onix alcançasse até 18% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, isso tanto em versões 1.0 ECO quanto 1.4 ECO.
O Novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. Segundo o fabricate.o modelo chega a 180 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s.
Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. Com esse ajuste, o motorista irá sentir um salto de conforto no trânsito urbano e uma expressiva melhora no comportamento dinâmico em altas velocidades.
O Novo Onix chega às concessionárias da Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.
Confira os preços Onix e Prisma 2017
Onix 1.0 LT – R$ 44.890
Onix 1.0 LT com MyLink- R$ 46.290
Onix 1.4 LT – R$ 49.590
Onix 1.4 LT Automático – R$ 54.790
Onix 1.4 LTZ – R$ 54.490
Onix 1.4 LTZ Automático – R$ 59.790
Prisma 1.4 LT – R$ 53.690
Prisma 1.4 LT Automático – R$ 58.990
Prisma 1.4 LTZ – R$ 58.690
Prisma 1.4 LTZ Automático – R$ 64.690