Os carros evoluem não só no que diz respeito ao design e à performance. Eles tornam-se mais seguros à medida que novas tecnologias são adicionadas, seja para melhorar a proteção aos ocupantes, seja para ajudar a reduzir falhas humanas, responsáveis por cerca de 90% dos acidentes de trânsito.
O que até recentemente era uma exclusividade de veículos premium, os sistemas avançados de segurança agora estão disponíveis também para modelos mais acessíveis e de grande volume, entre eles as novas gerações do Onix, Onix Plus e Tracker, da Chevrolet.
Estudo feito pelo instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que os sistemas avançados de segurança são extremamente eficientes para mitigar ou mesmo prevenir acidentes. O alerta de colisão com o sistema de frenagem autônoma de emergência é capaz de evitar metade das colisões frontais de trânsito, enquanto o alerta de ponto de cego reduz em 23% a chance de acidentes com lesões, por exemplo.
Isso coincide com os dados coletados em São Paulo pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). De acordo com informações oficiais, a cidade mais movimentada do país viu o número de acidentes de trânsito cair 52% entre os anos de 2010 e 2019.
“Certamente as novas tecnologias de segurança têm um papel importante nessa redução”, afirma Gilvan Rossi, gerente de Segurança Veicular Integrada da GM América do Sul. “A tendência é que estes equipamentos se tornem cada vez mais acessíveis com o aumento de escala e o desenvolvimento da tecnologia”, completa o especialista.
Mais de 20% dos clientes Chevrolet optam por veículos equipados com os pacotes mais avançados de segurança, percentual duas vezes maior do que há cerca de dois anos, quando as novas gerações de Onix, Onix Plus e Tracker ainda não haviam sido lançadas.
Os três modelos ditam tendência no quesito segurança, o que colaborou para que os recém-lançados sedã e SUV alcançassem a posição de veículos de passeio que mais cresceram em volume de vendas no mercado no ano passado.
Das 338.549 unidades comercializadas pela Chevrolet, marca líder no acumulado de 2020, aproximadamente 75 mil delas traziam o pacote mais completo – volume histórico.
“Segurança ganha cada vez mais relevância na decisão de compra do consumidor, tanto que hoje pouco mais de um terço das unidades emplacadas do Novo Tracker já contam com o pacote mais completo de equipamentos”, observa Paulo Leandro Santos, gerente de Marketing de Produto da GM. O SUV acaba de completar um ano com a marca de 100 mil unidades produzidas no país, parte para exportação.
Já a recente chegada da nova geração do Onix representou um salto em termos de segurança em sua categoria. Foi o primeiro a trazer seis airbags além de aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro para todos os ocupantes, tudo como item de série. Controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em aclive e estrutura mais reforçada foram outras novidades do modelo, que recebeu nota máxima em testes de impacto.
Enquanto o Tracker inovou, por exemplo, no conjunto dos freios, que conta com diversos recursos, entre eles o assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento, o sistema de freio em curvas e o recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta mesmo quando há diferenças de aderência no piso.
Conectividade e comodidade a serviço da segurança
Novas tecnologias de conectividade também estão contribuindo para elevar a proteção aos ocupantes dos modelos Chevrolet. Uma das mais relevantes é o exclusivo sistema de telemática OnStar, que tem a segurança como principal pilar.
Um dos recursos é a resposta automática em caso de acidente. Funciona assim: com a deflagração dos airbags ou o acionamento do pré-tensionador do cinto, o veículo é capaz de enviar um sinal com sua localização para a Central de Atendimento OnStar, que avalia a situação e pode providenciar assistência ou resgate adequado.
A telemática também consegue identificar falhas em equipamentos de segurança do veículo e alertar o usuário por meio do myChevrolet app. Outra vantagem proporcionada pela conectividade é a possibilidade de atualizações remotas de sistemas eletrônicos do automóvel via internet.
As novas gerações do Onix, Onix Plus e Tracker oferecem ainda itens que combinam conveniência e conforto com segurança. É o caso do acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, do sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e do retrovisor interno eletrocrômico.
Já faróis e lanternas de LED conferem até três vezes maior poder de iluminação que sistemas convencionais e tornam mais fácil a visualização do veículo por outros motoristas ou pedestres. No SUV, um inovador sistema de faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas.
A lista de equipamentos da nova família de veículos da Chevrolet inclui ainda os sistemas de assistência para estacionamento. Existem os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com indicação gráfica no computador de bordo, a câmera de ré com linhas guias que projetam o esterçamento das rodas e o interessante Easy Park, um sistema semiautônomo de estacionamento que gira o volante sozinho para ajudar a posicionar o veículo mesmo em vagas consideradas apertadas.
A Chevrolet inovou ao oferecer veículos de passeio de fabricação regional com tecnologias avançadas de segurança. O precursor foi o Cruze 2017. O modelo se destaca até hoje por disponibilizar um amplo leque de equipamentos, entre eles o assistente de permanência na faixa, que faz eventuais correções na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.
Conheça os mais avançados sistemas de segurança disponíveis na linha Chevrolet:
Alerta de colisão frontal com sistema de frenagem autônoma de emergência em baixa velocidade – identifica a aproximação de outro veículo à frente e aciona os freios para evitar ou mitigar acidentes, caso entenda que o motorista não esboçou qualquer reação. Em alguns modelos o item é capaz de identificar também pedestres.
Banco do motorista com alerta tátil de segurança – caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça.
Alerta de ponto cego – identifica a aproximação de automóveis ou motocicletas em áreas em que os retrovisores laterais não captam, avisando quando é mais seguro trocar de faixa. Em alguns modelos o item conta também com sensor de aproximação repentina.
Alerta de movimentação traseira – por meio de um sensor, identifica a proximidade de carros no sentido transversal durante manobras em marcha ré.
Alerta de saída de faixa – identifica as faixas no asfalto e emite um aviso se perceber que o veículo está saindo involuntariamente da sua pista.
Assistente de permanência na faixa – por meio de uma câmera, o veículo detecta as marcações de faixa quando trafega por vias em média e alta velocidades. Caso o veículo se aproxime de uma marcação de faixa sem usar a seta no mesmo sentido, o assistente gira delicadamente o volante para permanência na faixa.
Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro – toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.
Farol alto adaptativo – altera temporariamente o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário. Ao detectar pista livre novamente, o farol alto volta automaticamente. A função é útil principalmente em estradas com baixa condição de luminosidade.
Farol com ajuste de nivelamento automático – é outro recurso relacionado a iluminação. Ele considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via para manter o facho na altura ideal.
Indicador de distância do veículo à frente – utiliza a câmera frontal no para-brisa para detectar a distância de um veículo diretamente à frente no trajeto. Assim que um veículo à frente é detectado, a distância é indicada em segundos no visor do computador de bordo. A distância mínima indicada é de 0,5 segundos.
Assistente de partida em aclive – a tecnologia identifica a inclinação, e quando o veículo para o sistema ativa automaticamente este recurso, projetado para evitar que o veículo se movimente, seja para frente ou para trás, durante a parada. Esta é uma das funções do controle eletrônico de estabilidade e de tração dos carros da Chevrolet.
Controle de velocidade em declive – permite que o veículo percorra um declive acentuado em uma velocidade baixa sem pressionar o pedal do freio. Dessa forma, o veículo mantém um ritmo lento e constante, facilitando a condução, principalmente no fora de estrada. Está disponível para veículos 4×4 da linha.
Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento – ajuda carro a identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade do uso do equipamento são intensas. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.
Assistência de frenagem de emergência – identifica uma situação extrema de frenagem e complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido força total sobre o pedal.
Sistema de freio em curvas – faz com que o veículo analise constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro inclusive em condições cotidianas de uso, antes de situações consideradas extremas, quando existe a necessidade de intervenção do sistema eletrônico de estabilidade.
Assistente de frenagem em linha reta – ajuda a manter a trajetória do veículo em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.
Função de pré-ativação dos freios – a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista retira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.
Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento – os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.
Sistema de estacionamento automático (Easy Park) – busca e direciona o veículo para vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares. Sensores calculam os espaços e controlam o movimento do volante, para que o motorista possa estacionar sem usar as mãos.
Já o sistema de telemática OnStar auxilia o usuário com serviços de emergência, proteção, conveniência, entre outros. No pacote mais completo, o usuário conta com os seguintes serviços:
Botão central de assistência OnStar – contato direto com o Centro de Atendimento OnStar 24h por dia, 7 dias da semana;
Botão de emergência OnStar – realiza chamadas de emergência;
Assistência a recuperação veicular com monitoramento ativo através dos sensores do veículo, para casos de possível furto. O cliente é notificado através do canal escolhido por ele que uma possível situação de roubo está ocorrendo no seu veículo;
Resposta automática em caso de acidente – o veículo estabelece contato com o Centro de Atendimento OnStar e informam via GPS sua localização quando há deflagração dos airbags ou acionamento dos pré-tensionadores do cinto. Atendentes então realizam uma chamada telefônica para o veículo oferecendo suporte aos ocupantes e, em caso de necessidade, acionam órgão públicos de emergência. Esta funcionalidade depende da existência de sinal de rede telefônica celular na localidade;
Road Assistance – caso o usuário tenha uma pane seca ou qualquer problema com seu veículo, o OnStar providencia assistência;
Diagnóstico sob demanda – funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração, prevenindo acidentes e tornando o Chevrolet ainda mais seguro;
Envio do ponto de interesse/endereço solicitado pelo usuário para o Chevrolet MyLink com exibição do mapa no navegador integrado e orientação por voz, se o veículo estiver equipado com esta tecnologia;
Pontos de interesse – localização de postos de gasolina, concessionárias Chevrolet, lojas, entre outros. A solicitação do ponto de interesse pode ser feita através da Central de Atendimento OnStar ou do próprio MyLink, se o veículo estiver equipado com esta tecnologia;
Tráfego em tempo real e atualizações de pontos de interesse dentro do sistema de navegação do seu veículo, se o veículo estiver equipado com esta tecnologia;
Apps integrados no Chevrolet MyLink como Wheather Channel, Glympse e myChevrolet App;
myChevrolet app é um aplicativo desenvolvido especialmente para facilitar a vida dos motoristas. Os assinantes OnStar têm acesso a serviços como:
• Travamento/destravamento de portas – se equipado com travas automáticas;
• Ativamento de buzina e pisca-alerta;
• Localização do veículo em tempo real;
• Diagnóstico sob consulta, alerta de diagnóstico e notificação de manutenção na concessionária;
• Partida ou parada remota do veículo permitindo climatização, se disponível.
Fonte: GM Mercosul