CarrosNotícias
Tendência

Chevrolet lança serviço de alerta sobre baixo nível da bateria do carro no OnStar

Ocorrência se tornou comum durante a quarentena, já que muitos deixaram até de ligar seus automóveis; alerta é enviado para o whatsapp do cliente

O OnStar está adicionando mais um interessante serviço: o aviso de baixa carga da bateria do carro. O alerta, assim que detectado pelo veículo, é enviado ao Whatsapp do cliente, que é orientado a ligar o motor por 15 minutos em local arejado para que a recarga seja feita.

A comodidade é especialmente bem-vinda principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando os carros estão sendo menos utilizados, podendo ficar dias e semanas parados.

A baixa taxa de utilização do automóvel e o não funcionamento do motor ao menos a cada quinze dias potencializam o dreno de energia. Quando isso acontece, o carro não dá a partida. A solução pode vir desde um socorro mecânico até a necessidade da substituição da bateria.

O serviço de alerta sobre o baixo nível da bateria está disponível para a nova geração de carros conectados da Chevrolet (Novo Onix, Novo Tracker e Novo Cruze) com algum plano OnStar ativo, incluindo o gratuito, para a devida identificação do usuário.

É o próprio veículo que detecta a falha e se encarrega de enviar a comunicação para que ela chegue ao usuário. Tudo isso só é possível graças a um novo sistema de diagnóstico em tempo real do sistema OnStar.

“As pessoas estão mais prudentes e muitas se sentem mais confiantes com um carro conectado à disposição para auxiliá-las numa situação de emergência”, observa Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Até então, o sistema OnStar era valorizado por oferecer serviços de proteção e segurança que atendiam o consumidor quando ele se encontrava distante de casa, como o serviço de resposta automática em caso de acidente (ao acionar os airbags, o carro envia sinal para uma central mediar eventual pedido de socorro) e o serviço de auxílio na recuperação veicular (após aviso de furto ou roubo, a localização em tempo real do veículo é compartilhada com a polícia).

“Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Clientes aprovaram a iniciativa, e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a este fenômeno”, conta Rosana.

Como acionar o motor do carro do sofá da sala

Quando um automóvel está desligado, parte de seu sistema eletrônico continua consumindo energia, numa quantidade bem menor, mas o suficiente para drenar a carga da bateria em poucas semanas.

Outra comodidade interessante que os novos Onix, Tracker e Cruze oferecem nestes tempos de isolamento social é o aplicativo myChevrolet, que permite comandar funções do veículo a distância.

Pelo app dá para ligar e desligar o motor sem a necessidade de ter que se deslocar até o carro, minimizando a exposição ao vírus em garagens comunitárias, por exemplo. O acionamento remoto do motor foi um recurso desenvolvido originalmente para iniciar a climatização da cabine de forma remota e é exclusiva de configurações equipadas com transmissão automática.

Pelo aplicativo também é possível consultar a vida útil do óleo, o nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus, outros itens relevantes que carecem de atenção quando um automóvel fica parado por períodos mais longos.

A frota total de carros conectados da Chevrolet com o OnStar no Brasil é de aproximadamente 180 mil veículos.
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo