CarrosNotícias
Tendência

CES 2022: Citroën expõe o conceito “Citroën Autonomous Mobility Vision” e o Citroën Ami

O conceito de mobilidade autônoma Citroën Autonomous Mobility Vision e o Citroën Ami viajaram até Las Vegas para surpreender e seduzir o público do CES, evidenciando o know-how e a maneira inovadora com que a Citroën responde aos desafios de mobilidade atuais e futuros.

A mobilidade urbana está em constante mudança. Para enfrentar o desafio de reduzir sua pegada de carbono, as grandes metrópoles restringem o acesso aos veículos mais poluentes. Isso requer soluções de mobilidade sustentável pertinentes e adaptadas às necessidades dos usuários, que querem veículos mais limpos, mais seguros e mais acessíveis.

Para a Citroën, a mobilidade do futuro pode ser limpa, compartilhada, autônoma e conectada. O conceito Citroën Autonomous Mobility Vision representa perfeitamente essa filosofia ao oferecer um transporte personalizado associado a experiências e serviços. Graças à Citroën, os usuários não precisam mais se concentrar na condução do veículo – eles agora dispõem de tempo livre para usufruir de sua experiência de deslocamento.

O Ami é parte integrante da estratégia de eletrificação da Citroën. Ele encontrou seu lugar no mercado da micro mobilidade ao criar o segmento dos quadriciclos elétricos de dois lugares, ultracompactos, acessíveis (em termos da idade do condutor e do preço), seguros e que oferecem uma alternativa aos veículos de duas rodas e aos transportes coletivos. Oferecendo múltiplas utilizações, ele pode ser compartilhado pela família, desde que os filhos adolescentes concordem em emprestá-lo aos pais.

“ Deslocar-se é uma parte integrante de nossa vida social e profissional. A tal ponto que todo o ambiente em que vivemos está estruturado em torno dos transportes. É essencial antecipar as necessidades de mobilidade futuras. Por isso, a mobilidade elétrica e a mobilidade autônoma estão no centro de nossas reflexões e de nossos progressos tecnológicos. O novo conceito Citroën Autonomous Mobility pode redefinir o contexto dos deslocamentos urbanos: compartilhados, elétricos, autônomos e conectados.

Quanto ao  Ami, este pequeno fenômeno de mobilidade elétrica já conquistou mais de 14 mil consumidores na Europa desde seu lançamento em meados de 2020 e cria um novo segmento, situado entre o de duas rodas e o carro. Ele responde a novas necessidades e satisfaz uma nova geração de clientes que buscam mobilidade e liberdade individual, principalmente os adolescentes e os jovens adultos. “, Vincent Cobée, Diretor Mundial da Citroën

 

Através de seu conceito Citroën Autonomous Mobility Vision, a Citroën antecipa as necessidades futuras em termos de mobilidade urbana e explora suas competências tecnológicas em benefício do bem-estar dos usuários, ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente e otimiza as condições de tráfego nas cidades.

Esse conceito autônomo open-source foi pensado para fluidificar o trânsito urbano de maneira inventiva e proporcionar aos usuários uma experiência original e apaziguante, durante a qual só lhes resta relaxar. Para otimizar o trânsito nas cidades, uma frota de robôs autônomos e interconectados, os Citroën Skates, dissociados das cápsulas (pods) que transportam, vai trafegar por vias exclusivas perfeitamente integradas à paisagem urbana. Os Skates são como vetores de mobilidade em cuja plataforma virão se posicionar diferentes cápsulas criadas por diversas empresas de serviços. Dessa forma, os usuários podem acessar o serviço que desejarem, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por exemplo, aproveitar um ambiente aconchegante para ler, assistir a um vídeo com tranquilidade, escutar música enquanto bebem um drink ou ainda se exercitar enquanto se deslocam.

Essa solução autônoma compartilhada possui inúmeras vantagens. Descongestiona as grandes metrópoles, reduz a pegada de carbono por ser elétrica, oferece múltiplas utilizações e custa bem menos que um veículo autônomo individual.

A difusão dessa proposta se baseia, portanto, numa utilização ideal dos recursos que permita explorar todo o ecossistema: cápsulas, Citroën Skates, vias exclusivas, gestão da frota.

O Ami é a tradução perfeita dos valores da Citroën, que são a inovação, um forte interesse pelos desafios da sociedade e a vontade de proporcionar uma mobilidade sem emissão de CO2.

Esse objeto de micro mobilidade criou um novo segmento de mercado graças a sua acessibilidade (a partir dos 14 anos na França) e seu preço; suas dimensões reduzidas que facilitam a condução e o estacionamento e acomodam confortavelmente duas pessoas lado a lado; uma recarga simplificada em apenas 3 horas numa tomada convencional de 220V, bem como a seu aspecto protetor (contra choques e dias de chuva, por exemplo) e sua personalidade cativante.

O Citroën Ami é um verdadeiro fenômeno popular, como demonstra a vasta comunidade de fãs que se formou em poucos meses, clientes que se expressam nas redes sociais para falar das melhores práticas e compartilhar dicas para personalizar o Ami. Seu sucesso na Europa vai muito além de nossas expectativas: mais de 14 mil pedidos fechados desde o lançamento e uma clientela constituída por 80% de novos clientes da Citroën.

Este sucesso também se deve ao ecossistema inédito desenvolvido especificamente para o Ami, a começar por seu percurso inteiramente digital que conduz o consumidor da descoberta à compra online do modelo, até sua entrega em domicílio. Os canais de distribuição inéditos que vêm se somar a nossas 200 concessionárias Citroën participantes, como as 40 lojas Fnac e Darty autorizadas, ou ainda nossos clientes “embaixadores” que conduzem o seu Ami diariamente e a nossos 50 “My Ami Superfans” que transmitem sua paixão a todos aqueles que precisam se sentir mais seguros antes de confirmar seu pedido.

Fonte: Stellantis Communications – Newsletter

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo