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Carros nacionais são reprovados em avaliação de qualidade dos cintos traseiros

Foto: Divulgação / Ford Ka

Por Talita Gomes

O cinto de segurança é um dispositivo de defesa e prevenção dos ocupantes, e por este motivo a Associação independente dos consumidores, a  Proteste, resolveu testar 20 veículos das principais montadoras do país de categoria hatch. Na avaliação feita entre dianteiros e traseiros, o pior desempenho de retenção ficou com a parte detrás do veículo.

Os cintos dianteiros tiveram melhor desempenho em comparação a dos cintos traseiros. Foi e foi constatado que é somente de incumbência dos bancos dianteiros cintos com limitadores de peso,  são eles que previnem que os passageiros se machuquem de maneira mais graves em caso de colisões fortes.

O veículo que apresentou o pior desempenho entre os testados foi o Ford Ka 1.0 Rocam. Os modelos que se destacaram pelo excelente resultado, menores variações entre as suas versões e melhor configuração do sistema de retenção veicular foram: Peugeot 207, Citroën C3 1.6 Exclusive automático e o Volkswagen Fox 1.6 Prime i-Motion.

O Chevrolet Corsa 1.4 Maxx foi o melhor modelo avaliado, se levarmos em conta  apenas os bancos traseiros. Pois é o único que oferece para o consumidor o cinto de segurança traseiro central retrátil, com três pontos para ser fixado, o que oferece maior segurança para o passageiro. De todos os carros examinados, apenas o Corsa 1.4 Flexpower Maxx vem com cinto de três pontos no assento intermediário. Os outros veículos oferecem apenas o abdominal.

A avaliação também verificou se em alguma condição de ajuste do dispositivo haveria influência entre os elementos do sistema de retenção e os componentes periféricos.Nesse ponto, apenas os modelos Renault obtiveram desempenho inferior, porque o motorista, na hora de travar o cinto,  pode se atrapalhar com o freio de mão.

Também foi examinado em que região a haste do fecho do cinto dianteiro está fixada, na carroceria ou na estrutura do banco. Nesse ponto, todos os carros foram bem avaliados pois a haste foi fixada na estrutura do assento, por isso oferece mais segurança em caso de colisão.

Outro ponto analisado pelo órgão está relacionado com uma grande preocupação dos pais,  foi testado se os cintos de segurança traseiros eram compatíveis com cadeiras para transportar crianças. Foi concluído  que as versões do Ford Ka não admitem a instalação do bebê-conforto. Isso ocorre em função do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro.

Quanto ao tamanho da cinta, os modelos Chevrolet, Renault Clio, Celta e a versão Sport do Ford Ka 1.6 não apresentaram dimensão suficiente para condutores obesos, colocando em risco a vida de passageiros e motorista.

Em relação ao sistema de travamento, que garante a segurança do usuário em uma situação antagônica, todos têm cintos de segurança com retrator, um aparelho que regula automaticamente a tira do cinto ao corpo do usuário e o bloqueia caso aconteça um acidente. Com exceção dos seguintes modelos: Ford Ka 1.0 Rocam, Ford Fiesta 1.0 Rocam e Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, que faz com que o consumidor  regule manualmente o cinto, de forma que os seus movimentos fiquem limitados, nos demais modelos  o retrator se regula automaticamente.

Os modelos que apresentaram uma  maior alteração de configuração dos cintos entre a versão básica e a completa foram o Fiat Uno e o Ford Fiesta. Os dados estão disponíveis na revista ProTeste de abril  e também no site do Proteste.

Modelos de carros avaliados: Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique; Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas); Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-Motion (4 portas);  Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas); Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas);  Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas); Peugeot 207 X-Line (4 portas); Ford Fiesta 1.6 Rocam; Citroën C3 1.4 GLX; Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas); Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas); Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas);Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas); Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas); Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas);  Ford KA 1.6 Sport; Ford Fiesta 1.0 Rocam; Ford KA 1.0 Rocam.

 

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