CarrosNotíciasReportagens
Tendência

Carros híbridos: quais as vantagens e desvantagens?

Muito se fala sobre os carros híbridos e a mudança que continua a motivar a compra desse tipo de veículo. Cada vez mais, os carros híbridos viram tendência. Mas quais são os pontos positivos e negativos desse tipo de carro? Hoje, exploramos suas vantagens e desvantagens.

A indústria automobilística tem sofrido inúmeras mudanças ao longo das últimas décadas e, como você sabe, os avanços da tecnologia têm feito com que essas mudanças se manifestem em modelos cada vez mais avançados.

Possibilidades incríveis começam a ser apresentadas e muitas têm, inclusive, protótipos perfeitamente funcionais. Numa época onde já falamos de veículos inteligentes, capazes de se conduzirem sozinhos; ainda falta esclarecer muito sobre os modelos que já circulam em nossas estradas.

No momento de comprar seus carros, por exemplo, existem ainda muitas pessoas que questionam as razões de se falar tanto dos carros híbridos, sem saberem em concreto quais são as vantagens e as desvantagens desse tipo de automóvel.

É verdade que existem outros tipos de carro e que, no momento de você comprar um automóvel, é importante pensar em todas suas caraterísticas, nos valores e nas demais vantagens.

Ainda assim, para ajudá-lo na escolha, trazemos hoje um dos tipos de carro que está em voga: o carro híbrido. Venha saber o que é e quais são suas vantagens e desvantagens.

O que são veículos híbridos?

Os carros híbridos são aqueles que se movem utilizando dois tipos de energia: os convencionais combustíveis fósseis e a energia elétrica.

Este tipo de automóvel é cada vez mais procurado por questões de sustentabilidade mas também de rendimento e devido aos incentivos fiscais promovidos em vários países.
Apesar disso, como usualmente acontece, estes veículos apresentam vantagens e desvantagens.

As vantagens de comprar um carro híbrido

No momento da decisão sobre a compra de um carro, e para se ter a certeza de que um híbrido será uma boa opção, é necessário compreender os motivos que o tornam uma das tendências do momento.

Para começar, os carros híbridos contam com dois motores – o motor elétrico e o motor de combustão. Esta dualidade permite que promovam uma maior segurança e também uma poupança maior.

São, por norma, carros com um consumo mais baixo, já que a existência dos dois motores promove a economia de combustível, tornando-os rentáveis a longo prazo.
Neste momento, estes veículos já apresentam uma boa potência, podendo chegar a atingir os 200 cavalos.

Além disso, devido às suas características, estes carros são bastante sustentáveis, tendo emissões mais baixas de dióxido de carbono (CO2) e, como tal, menor impacto no meio ambiente.

A estas vantagens somam-se ainda os benefícios fiscais aplicados pelos estados, como medida para promover a sustentabilidade ambiental e que se traduzem em menores tributações.
Desvantagens de comprar um carro híbrido

Quando vai comprar um carro híbrido também poderá encontrar algumas desvantagens e saber quais são os pontos menos positivos desse tipo de automóvel pode ajudar a que você tome a melhor decisão.

A primeira e mais evidente desvantagem desse tipo de carro é o seu preço, usualmente mais elevado e também os custos posteriores, com a manutenção. Uma vez que esses veículos têm novos componentes, os seus custos de manutenção tendem a ser maiores.

Além dos gastos de manutenção, a questão ambiental pode também ser questionada, já que existe, nesses carros, a necessidade mais frequente de recarregar as baterias. Essas baterias podem também ter de ser substituídas mais frequentemente e, como não se trata de uma peça reutilizável, esta se torna poluente.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo