CarrosNotícias

Carro voador já pode voar

Foto: Divulgação

A  Terrafugia, empresa norte-americana que teve a ousadia de lançar o primeiro “carro que voa”, teve que penar para conseguir autorização para colocar seu invento no ar. Para isso, teve que cumprir com uma série de regulamentos de tráfego, tanto aéreo como terrestre. O Transition, nome do carro que voa, pode circular na estrada como no ar, e já tem autorização para o veículo circular nas estradas dos Estados Unidos.

Devido às suas características, o Transition teve direito a algumas exceções concedidas pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Agency), a empresa eu autorização para o veículo utilizar janelas de plástico, mais leves que as de vidro, além de pneus especiais. A Terrafugia explicou que o vidro laminado, usado nos automóveis, além de muito pesado para um avião, pode reduzir a visibilidade em caso de colisões com aves. Por essa razão, tanto nas janelas laterais como no vidro frontal, é utilizado policarbonato, que suporta melhor os impactos ocasionais com pássaros – mais comuns em aviões do que em automóveis.

Além disso, os pneus serão os mesmos utilizados nos testes realizados em 2009, ou seja, projetados especialmente para este modelo, que podem circular a velocidades normais de estrada, mas também resistir aos esforços exigidos pelas aterrissagens. No entanto, as concessões não se limitam apenas à sua utilização em estrada. Devido às suas características especiais, o veículo recebeu também a autorização da “Federal Aviation Administration” para ter até 50 quilos mais que o limite da categoria em que se enquadra essa aeronave mais leve. A Terrafugia assegura que o primeiro exemplar do Transition será entregue no final do próximo ano.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo