CarrosNotícias

Campeões em visibilidade são revelados pelo CESVI

Fotos: Divulgação

Poder observar o máximo possível o que acontece ao seu redor é de fundamental importância para os motoristas. Afinal, uma boa visibilidade da via, dos pedestres e do trânsito em geral ajuda na prevenção de acidentes, tornando a condução mais segura.

Por conta disso, os carros devem ser projetados para proporcionar ao motorista tanto a visibilidade frontal quanto a lateral e traseira – sendo as duas últimas auxiliadas pelos retrovisores, itens essenciais e obrigatórios em veículos vendidos no Brasil.

Porém, há particularidades de cada veículo que podem influenciar nessa visibilidade. Essas características podem propiciar uma área de maior visão, diminuindo os chamados pontos cegos, que são locais que bloqueiam a visibilidade do condutor. Carro com mais pontos de bloqueio significa carro menos seguro.

E para auxiliar o consumidor a escolher veículos mais seguros o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) criou o Índice de Visibilidade, que analisa a visão lateral, traseira, dianteira e dá uma nota entre 0 a 5 estrelas para os veículos com menor área de pontos cegos. Quanto maior a nota, melhor a visibilidade.

Para elaborar o índice, os veículos são posicionados em uma área demarcada no chão, onde são posicionados objetos-padrão para cada tipo de área. As medições das áreas frontais são realizadas com um obstáculo de aproximadamente 110 centímetros de altura, que simula postes e tem altura aproximada de uma motocicleta. Já para a análise da visibilidade traseira do veículo, é utilizado um obstáculo de 60 centímetros de altura – correspondente à altura dos ombros de uma criança de 3 anos. Isso é muito importante, já que há muitos casos de atropelamentos de crianças (às vezes pelos próprios pais, na garagem de casa) por conta de uma visão traseira deficiente.

Esses obstáculos são utilizados para varrer a diagonal dianteira, lateral e traseira do veículo, identificando os pontos cegos do modelo. Essas áreas são calculadas e inseridas em fórmulas.

matemáticas para compor o índice. Quanto maior a área na qual é possível visualizar todos os obstáculos, melhor é a classificação do veículo no Índice de Visibilidade do CESVI.

De acordo com Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL, “o Índice de Visibilidade tem como principal objetivo subsidiar os consumidores com embasamento técnico, sendo mais um parâmetro para auxiliá-lo na escolha de veículos mais seguros”, conclui o executivo.

Campeões de visibilidade:

Confira abaixo os veículos mais bem avaliados pelo CESVI BRASIL

S7 QUATTRO               AUDI                            5

RANGE ROVER           LAND ROVER             5

C4 LOUNGE                 CITROËN                     4,5

XK R-S                        JAGUAR                      4,5

GOLF                           VOLKSWAGEN            4,5

A3                               AUDI                            4

C4 HATCH                    CITROËN                     4

C4 PICASSO                CITROËN                     4

FOCUS                        FORD                          4

CIVIC                           HONDA                        4

FIT                               HONDA                        4

208                              PEUGEOT                    4

Fonte: Assessoria de Imprensa – CESVI BRASIL

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo