CarrosNotícias

Buenos Aires: Chevrolet mostra Cobalt Concept e Colorado Rally

Fotos: Divulgação

A General Motors apresentou hoje (16), na coletiva de imprensa do Salão do Automóvel de Buenos Aires, duas novidades que devem chegar ao Brasil em pouco tempo. O primeiro foi o sedan Cobalt Concept e a picape média Colorado Rally. Os conceitos foram desenvolvidos pelo Centro Tecnológico da General Motors na América do Sul, e segundo a marca norte-americana serem modelos versáteis e econômicos.

O sedan Cobalt Concept terá uma grande oferta de motores quatro cilindros, com cilindradas variadas, que começam no pequeno 1.3 e vai até o potente 1.8 litro, ambas com transmissões manual e automática, movidos a etanol (flexfuel), gasolina ou diesel, conforme a necessidade de cada mercado. “É um carro que traz uma série de diferenciais que certamente atrairão uma faixa abrangente de consumidores“, afirmou em nota o presidente da General Motors América do Sul, Jaime Ardila. O modelo tem um desenho alinhado com o restante da gama da marca, com traços que lembram o “nosso” Agile. Destaque para a enorme grade dianteira, com a gravatinha dourada ao centro, o parabrisa mais inclinado, parachoque com barra cromada, faróis de dupla parábola e de neblina compostos por LEDs.

Visto de traseira, chamam a atenção as lanternas de LEDs e o teto de vidro, que permite a entrada de luz natural e ainda conta com uma iluminação feita por duas fileiras de LEDs azuis, para aumentar a sensação de espaço interno. A linhas retas da carroceria combinam com algumas partes mais curvas, que lembram o atual Cruze e o novo Malibu. Por dentro, o Cobalt se assemelha aos modelos de entrada da marca, com acabamento em dois tons de cinza e um revestimento que imita madeira em partes do painel e na parte central do volante. Além disso, o novo sedan da marca oferece GPS navegação integrado ao painel e duas telas de sete polegadas para os assentos traseiros posicionadas nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. “Todo o interior foi pensado para trazer o máximo de conforto e refinamento. Deixamos isso muito claro utilizando couro em abundância no revestimento de portas, painéis e bancos, assim como o filme de madeira, que trouxe um ar de requinte ao sedan“, acrescenta o diretor de Design da General Motors América do Sul, Carlos Barba, sobre o protótipo.

Por outro lado, a Chevrolet mostra a sua nova picape conceito, a Colorado Rally, que na verdade é o segundo conceito da picape Chevrolet Colorado e a próxima geração global de picapes médias da marca. O modelo vai substituir a Colorado no mercado norte-americano e provavelmente a cansada S10 aqui no Brasil. A primeira versão tinha sido apresentado durante o Salão de Bangkok, em março passado.

Para melhorar o desempenho nos piores terrenos, a Chevrolet mexeu na suspensão, os amortecedores são de alta performance, têm curso de 140 mm e um reservatório remoto de fluido. O conceito recebeu um sistema que permite um aumento de cinco centímetros no curso da suspensão e, conseqüentemente, na altura do veículo em relação ao solo. A picape ganhou guinchos para reboque integrados aos parachoques na dianteira e na traseira. A força do motor do guincho é de 5,5 cavalos, com capacidade de tração de 4 toneladas, e cabos de aço reforçados, com 2,3 metros de comprimento.

Para reduzir o peso, as janelas foram feitas em acrílico, que ajuda na segurança contra impactos laterais e  possuem entradas para circulação de ar. O modelo também é caracterizado com os tradicionais santantonio, suporte de estepe na caçamba e uma caixa de ferramentas especialmente desenvolvida para a picape “A Colorado Rally demonstra mais uma vez que o DNA da competição está no sangue da Chevrolet. Um conceito com estas características reafirma nosso comprometimento com o futuro da marca e ainda é parte da celebração do centenário da Chevrolet no mundo“, afirma Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.

O visual aventureiro tem como destaque detalhes como estribos laterais estilizados e bocal de combustível exposto em alumínio. O diferencial fica por conta da tampa traseira vazada, para melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso do veículo. Os faróis e lanternas, como é possível notar nas fotos de divulgação, são de LEDs e luzes de longo alcance no teto e faróis auxiliares no parachoques dianteiro. Por dentro, o painel possui a sua parte superior revestida em couro texturizado e foi completamente adaptado para os instrumentos de competição. No console é possível avistar os relógios de pressão e temperatura e comandos para ajustar a pressão dos pneus, a dureza dos amortecedores, acionar os extintores e também dois acionadores para bombas de combustível suplementares. A picape oferece PS e Hydration Pack -caixas isoladas termicamente que contêm uma solução isotônica, para hidratação dos ocupantes, que passa por uma pequena tubulação ligada aos assentos.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo