A General Motors apresentou hoje (16), na coletiva de imprensa do Salão do Automóvel de Buenos Aires, duas novidades que devem chegar ao Brasil em pouco tempo. O primeiro foi o sedan Cobalt Concept e a picape média Colorado Rally. Os conceitos foram desenvolvidos pelo Centro Tecnológico da General Motors na América do Sul, e segundo a marca norte-americana serem modelos versáteis e econômicos.
O sedan Cobalt Concept terá uma grande oferta de motores quatro cilindros, com cilindradas variadas, que começam no pequeno 1.3 e vai até o potente 1.8 litro, ambas com transmissões manual e automática, movidos a etanol (flexfuel), gasolina ou diesel, conforme a necessidade de cada mercado. “É um carro que traz uma série de diferenciais que certamente atrairão uma faixa abrangente de consumidores“, afirmou em nota o presidente da General Motors América do Sul, Jaime Ardila. O modelo tem um desenho alinhado com o restante da gama da marca, com traços que lembram o “nosso” Agile. Destaque para a enorme grade dianteira, com a gravatinha dourada ao centro, o parabrisa mais inclinado, parachoque com barra cromada, faróis de dupla parábola e de neblina compostos por LEDs.
Visto de traseira, chamam a atenção as lanternas de LEDs e o teto de vidro, que permite a entrada de luz natural e ainda conta com uma iluminação feita por duas fileiras de LEDs azuis, para aumentar a sensação de espaço interno. A linhas retas da carroceria combinam com algumas partes mais curvas, que lembram o atual Cruze e o novo Malibu. Por dentro, o Cobalt se assemelha aos modelos de entrada da marca, com acabamento em dois tons de cinza e um revestimento que imita madeira em partes do painel e na parte central do volante. Além disso, o novo sedan da marca oferece GPS navegação integrado ao painel e duas telas de sete polegadas para os assentos traseiros posicionadas nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. “Todo o interior foi pensado para trazer o máximo de conforto e refinamento. Deixamos isso muito claro utilizando couro em abundância no revestimento de portas, painéis e bancos, assim como o filme de madeira, que trouxe um ar de requinte ao sedan“, acrescenta o diretor de Design da General Motors América do Sul, Carlos Barba, sobre o protótipo.
Por outro lado, a Chevrolet mostra a sua nova picape conceito, a Colorado Rally, que na verdade é o segundo conceito da picape Chevrolet Colorado e a próxima geração global de picapes médias da marca. O modelo vai substituir a Colorado no mercado norte-americano e provavelmente a cansada S10 aqui no Brasil. A primeira versão tinha sido apresentado durante o Salão de Bangkok, em março passado.
Para melhorar o desempenho nos piores terrenos, a Chevrolet mexeu na suspensão, os amortecedores são de alta performance, têm curso de 140 mm e um reservatório remoto de fluido. O conceito recebeu um sistema que permite um aumento de cinco centímetros no curso da suspensão e, conseqüentemente, na altura do veículo em relação ao solo. A picape ganhou guinchos para reboque integrados aos parachoques na dianteira e na traseira. A força do motor do guincho é de 5,5 cavalos, com capacidade de tração de 4 toneladas, e cabos de aço reforçados, com 2,3 metros de comprimento.
Para reduzir o peso, as janelas foram feitas em acrílico, que ajuda na segurança contra impactos laterais e possuem entradas para circulação de ar. O modelo também é caracterizado com os tradicionais santantonio, suporte de estepe na caçamba e uma caixa de ferramentas especialmente desenvolvida para a picape “A Colorado Rally demonstra mais uma vez que o DNA da competição está no sangue da Chevrolet. Um conceito com estas características reafirma nosso comprometimento com o futuro da marca e ainda é parte da celebração do centenário da Chevrolet no mundo“, afirma Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.
O visual aventureiro tem como destaque detalhes como estribos laterais estilizados e bocal de combustível exposto em alumínio. O diferencial fica por conta da tampa traseira vazada, para melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso do veículo. Os faróis e lanternas, como é possível notar nas fotos de divulgação, são de LEDs e luzes de longo alcance no teto e faróis auxiliares no parachoques dianteiro. Por dentro, o painel possui a sua parte superior revestida em couro texturizado e foi completamente adaptado para os instrumentos de competição. No console é possível avistar os relógios de pressão e temperatura e comandos para ajustar a pressão dos pneus, a dureza dos amortecedores, acionar os extintores e também dois acionadores para bombas de combustível suplementares. A picape oferece PS e Hydration Pack -caixas isoladas termicamente que contêm uma solução isotônica, para hidratação dos ocupantes, que passa por uma pequena tubulação ligada aos assentos.