NotíciasReportagens

Brasil ainda não tem carro elétrico à venda

Foto: Divulgação / Mini E

Muitas das montadoras de veículos automotores que operam no Brasil (em torno de 40), têm carros elétricos em seu portfólio de produtos, mas ainda não oferecem tais produtos aos consumidores brasileiros.

Esse é o caso, por exemplo, das japonesas Nissan que tem o modelo Leaf e a Mitsubishi com o MiEV, ambos são vendidos no Japão e em vários outros países.

Atualmente, há no mundo em torno de dezoito modelos de carros elétricos. Os mais vendidos, são: Smart ForTwo, Nissan Leaf, Renault Fluence Z.E., Renault Twizy, Ford Focus Electric, Mitsubishi i-MiEV, THINK City, Tesla Model S, Bolloré Bluecar, Coda Sedan, Mini E, BYD e6.

Daí, o consumidor brasileiro que desejar comprar um carro elétrico, terá que importá-lo. No caso, os valores serão proibitivos, pois como o veículo elétrico não está regulamentado no Brasil, ele paga os mesmos impostos dos demais carros importados com motor de combustão interna (isso não acontece nos países que comercializam o VEs) que pode chegar a 120% acima do valor do bem. Além disso, não temos infraestrutura de serviços, logo carrega-lo e fazer a manutenção técnica seria desafiador e oneroso.

No entanto, há pelo menos três razões para o brasileiro ficar otimista com relação ao carro elétrico:

1 – Os deputados Ângelo Agnolin (PDT-TO), Irajá Abreu (PSD-TO) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC) têm projetos (em tramitação) propondo incentivos a produção, isenção de impostos para VEs e apoio a matriz energética do país;

2 – Os veículos híbridos estão chegando aos poucos. Atualmente, há no marcado nacional dois modelos: O Toyota Prius que está sendo vendido por, aproximadamente, R$122.000,00 e o Ford Fusion por algo em torno de R$134.000,00;

3 – Há no Brasil 70 carros elétricos emplacados. Quase todos (68) sendo testados por empresas, a exemplo do Mitsubishi MiVE com a Light, no Rio de Janeiro, que testa a implementação do Smart Grid. Um outro exemplo é o caso do Nissan Leaf São Paulo, onde testa uma pequena frota de taxi.

Há, ainda, o projeto da Fiat com a Itaipu Binacional que tem em torno de 65 veículos (automóvel, ônibus e caminhão) em teste com os parceiros do projeto. A CPFL Energia de São Paulo, trabalha com o projeto do carro elétrico Aires.

É isso aí, mas se você deseja andar de carro elétrico, aproveite as férias no exterior, pois por lá eles podem ser alugados facilmente e por valor atrativo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo