AntigosNotícias

Box 54 inaugura mostra de carros clássicos

Fotos: Divulgação

Conhecer os detalhes, as histórias e os carros mais importantes da indústria automobilística. Essa experiência é uma das novidades da Box 54, o maior complexo de carros antigos do Brasil, que inaugura uma mostra permanente com clássicos da indústria automobilística, em sua sede, a 54 km de São Paulo, na cidade de Araçariguama, interior do Estado de São Paulo.

O acervo é aberto para visitação e a empresa esperar receber aficionados, pesquisadores, empresários do setor, estudantes e curiosos, em geral. O ingresso promocional custa R$ 20 e dá direito a visitar todo o complexo e conhecer, de perto, 57 veículos, entre carros, motos e caminhonetes, que abrangem diferentes décadas, de 1911 a 1971. A curadoria é do empresário e colecionador Marcos Cardoso. Ele levou 48 anos para montar o acervo, garimpando as joias automobilísticas em leilões, restaurando carros antigos, pesquisando no Brasil e no exterior.

O carro mais antigo da mostra é o Ford T 1911. O Ford T já foi eleito o “Carro do Século XX” por especialistas de todo o mundo. Num tempo em que carro era considerado uma “carruagem sem cavalos”, artigo de luxo para poucos, foi a Ford quem ensinou o mundo a fabricar e a andar de automóvel.  Primeiro automóvel a ser produzido em série por Henry Ford, o Ford T é lembrado por trazer inúmeras inovações no painel, direção, estofado, câmbio, peso, acelerador e motor. Ele revolucionou o meio de transporte pessoal.

Dentre as curiosidades: o Ford T só tem freios nas rodas traseiras, pois, na época, os engenheiros acreditavam que freios nas rodas dianteiras fariam o carro capotar.  Feito todo em madeira legítima e com chapas de aço, muito resistente, com bancos estofados de couro, motor com 2.900 cm3 de cilindrada e uma potência de 17 cavalos, esse senhor de 104 anos pode chegar a 75 km/h. Modelo para passear sem pressa e reaprender a dirigir e que certamente vai atrair a atenção dos visitantes.

Outros destaques da exposição são: o Buick de 1923, com inovações tecnológicas surpreendentes para a época, como, por exemplo, comando de válvulas superiores (o que, em outras marcas, aconteceu apenas no final dos anos 40); um Dodge, de 1942, usado como ambulância da Segunda Guerra Mundial e as luxuosas limousines. Entre as motos, destaque para a icônica Harley-Davison, de 1947, uma DKW, de 1935, e uma Jawa de 250 cc, fabricada durante a década de 1960.

A exposição está em sintonia com a proposta da Box 54, que é oferecer experiências únicas aos apaixonados por clássicos. “Desde a inauguração da Box 54, no final de 2014, a empresa se tornou ponto de encontro de colecionadores, restauradores, empresários do setor e amantes do antigomobilismo. Resolvemos oferecer um novo serviço para os apaixonados por esse universo. Eles terão a possibilidade conhecer inúmeros carros históricos de praticamente todas as décadas do século XX. É um ‘museu’ vivo da história do automóvel”, explica Marcos Cardoso, sócio-fundador da Box 54 e colecionador.

Serviço:

Box 54

www.box54.com.br

Estrada Gregório Spina, 341 – Galpão O –  Distrito Industrial

CEP:  18147000 – Araçariguama – SP

Tel. 11 4204-1280

Horário de funcionamento da exposição: de segunda a sexta, das 10h às 16h; sábado, das 9h às 16h. Fecha aos domingos. Não é necessário fazer reserva.

Valor: R$ 20. Idosos têm direito à meia entrada e crianças até seis anos não pagam.

CC: Visa, MasterCard e Diners.

CD: Cielo

Estacionamento gratuito.

Fonte: SG Comunicação & Imagem

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo