CarrosNotícias

Boas notícias para os veículos elétricos

Foto: Divulgação

Podemos dizer que a primeira semana de Junho de 2013, foi de boas notícias para a mobilidade elétrica.  A começar pelo anúncio das vendas nos Estados Unidos. Os licenciamentos de carros elétricos plug-in em Maio de 2013, cresceram incríveis 129,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A liderança ficou com o Leaf da Nissan que faturou 2.138 carros, mas viu a aproximação do Tesla S, cujas vendas foram de 2.000 unidades, seguido pelo Chevrolet Volt com 1.607 emplacamentos.

Já os híbridos em Maio, registraram o significativo crescimento de 31,2% sobre o mesmo mês de 2012. Neste segmento, a liderança é absoluta da Toyota com 67,9% de market share. A competição entre os veículos híbridos aumentará significativamente, em função de novos lançamentos e das rigorosas regras impondo economia de combustível e redução de emissões nos países europeus, alguns asiáticos, Estados Unidos, Canadá na América do Norte, entre outros.

Tivemos também a notícia de que a Toyota, apesar do foco em carros híbridos, lançará nos próximos dois anos um modelo elétrico para o mercado europeu. Para a Toyota ter tomado tal decisão, é porque percebeu que o mercado demandará este tipo de veículo. Uma outra boa notícia, veio da França que investiu para instalar mais dois mil postos de abastecimento para VEs. A meta é chegar ao final deste ano com 8 mil postos de carga. Além disso, o país europeu continua garantindo até 7.000 euros de bônus na compra de VEs.

Portugal evidenciou que a sua frota de bicicletas elétricas (que inclusive equipa os correios de Lisboa) evitará as emissões de até 50 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Nesta mesma direção, Bordeaux, na França, criou linha de bicicletas elétricas, motivo pelo qual, atualmente, 10% dos deslocamentos na cidade é feito sobre duas rodas eletrificadas.

O Brasil não poderia ficar de fora, e contribuiu com duas boas notícias. Uma será a votação por parte da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) do projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis movidos, exclusivamente, com energia elétrica (a votação ocorrerá na quarta-feira, 12/05)

A outra foi o anúncio de que Recife terá ônibus híbridos, que vai transportar os passageiros durante a Copa das Confederações, na capital pernambucana. O primeiro veículos com tecnologia 100% nacional (Eletra) a circular em Pernambuco, será apresentado ao público ainda está semana. Essas foram as principais notícias, porém houveram muitas outras que você poderá conferir no site www.verdesobrerodas.com.br.

*Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Fonte: verdesobrerodas.com.br

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo