O novo BMW M5 de 2013, que fez a sua primeira aparição pública no Salão de Frankfurt, é baseado no sedan do Série 5, com algumas modificações externas, como spoliers, rodas e aerofólio, além do motor mais potente. Em declarações à revista BMW M, Maximillian Ahme, o responsável pelo desenvolvimento do M5 descarta a ideia da divisão M que a marca alemã utilizará a motorização que atualmente serve os SUV X5M e X6M.
“O motor do BMW M5 tem sido redesenhado quase na totalidade”, compartilhando com o dos modelos referidos apenas o ângulo de inclinação de 90 graus e o espaço entre cilindros. “A ficha técnica indica também um pico maior de rotações, agora atingindo as 7 200 rpm”, informa Ahme. Reforçando a necessidade de percorrer dois milhões de quilômetros para o desenvolvimento dos testes do novo modelo, Ahme explica: “São necessários de dois a três anos para testar o desenvolvimento de um BMW M. Em alguns casos, os veículos da geração anterior são usados na primeira fase. No entanto, na fase das afinações, são utilizados os modelos mais recentes”.