CarrosNotícias
Tendência

BMW i4 e iX são antecipados para Europa e confirmados para o mercado brasileiro

O Puro Prazer de Dirigir elétrico carimba o passaporte para o Brasil com tecnologias e conectividade inéditas, design BMW, recarga rápida, autonomias que permitem longas viagens, sustentabilidade e foram desenvolvidos como veículos totalmente elétricos desde o conceito inicial de forma a ter a mesma a melhor experiencia de direção. O BMW Group apresenta mundialmente os modelos BMW i4 e iX. Ambos terão o lançamento europeu adiantado para novembro. A chegada ao Brasil está confirmada e acontece em breve. Vale a pena esperar, uma vez que tanto o Gran Coupé de quatro portas quanto o SAV apresentam dirigibilidade esportiva e tecnologias únicas, típicas de um BWW.

BMW i4
Pioneiro, o BMW i4 M50 é o primeiro modelo totalmente elétrico feito pela BMW M GmbH, um Gran Coupé pensado desde o início para entregar Puro Prazer de Dirigir com ainda mais adrenalina. Desde o projeto inicial, este modelo foi concebido para elevar o nível do prazer de dirigir um veículo elétrico.

Esportivo, o BMW i4 M50 esbanja muita força: são 544 cv de potência e 795 Nm de torque, tudo despejado nas quatro rodas graças aos motores frontal e traseiro. A transmissão de torque fica, em sua maior parte, concentrada na traseira, uma maneira de reforçar a tradição da BMW. A aceleração extrema provida pelos motores elétricos permite ir de zero a 100 km/h em mínimos 3,9 segundos. A autonomia chega a 510 km (ciclo WLTP, ciclo harmonizado internacional para medição de autonomia), com consumo entre 19 e 24 kWh/100 km.

Durante a apresentação mundial, também foi revelado o BMW i4 eDrive40, que tem 340 cv de potência e 420 Nm de torque instantâneo, números que garantem aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos – a tração é traseira. O alcance máximo é de impressionantes 590 km (ciclo WLTP, ciclo harmonizado internacional para medição de autonomia). Por sua vez, o consumo de energia é baixíssimo: são entre 16 e 20 kWh/100 km, uma prova de que é possível unir desempenho e economia.

O perfil esportivo é garantido pelas proporções típicas de um coupé. O capô é longo, a altura é reduzida e o porta-malas é curto, mas nem por isso menos espaçoso: são 470 litros de volume. O espaço interno para cinco pessoas é beneficiado pelas medidas amplas, auxiliadas pelo entre-eixos de 2,85 metros.

As baterias ficam entre os eixos do BMW i4, uma solução que assegura o menor centro de gravidade possível, nada menos do que 3,7 centímetros mais baixo do que o BMW Série 3. A quinta geração do conjunto de potência eDrive permitiu uma série de evoluções. A recarga é a mais rápida possível graças à possibilidade de se carregar as baterias em estações ultra rápidas de recarga com capacidade de admissão de energia de até 200 kW – o máximo disponível. Nesse modo, é possível recarregar as baterias de 10% a 80% em apenas 31 minutos.

Falando nelas, os materiais e design das baterias permitem reciclagem de até 90%. Tudo foi pensado para ser o mais ecológico possível. Como exemplo, as baterias têm 10% a menos de cobalto. Até os materiais necessários para a fabricação delas são adquiridos de maneira transparente e monitorada pela empresa, caso do lítio comprado na Austrália.

BMW iX
O BMW iX é o SAV (Sport Activity Vehicle) elétrico que une a funcionalidade do BMW X5, o dinamismo do BMW X6 e a aparência expressiva do BMW X7. O utilitário foi criado para ser um companheiro tecnológico para longas viagens. A construção foi feita para ser ultra leve e resistente. Aços de ultra alta resistência se somam ao alumínio e aos polímeros reforçados com fibra de carbono, uma tecnologia advinda do BMW Série 7.

O BMW iX dispõe de duas versões de tração integral. O BMW iX xDrive 50 gera 523 cv e 765 Nm, índices expressivos que se traduzem em aceleração de zero a 100 km/h em 4,6 s, com consumo entre 19,8 e 23 kWh/100 km. O alcance da versão é de 630 km (ciclo WLTP, ciclo harmonizado internacional para medição de autonomia). Já O BMW iX xDrive 40 tem potência equivalente a 326 cv e torque máximo de 630 Nm, o que basta para ir de zero a 100 km/h em 6,1 segundos. O consumo de energia fica entre 19,4 e 22,5 kWh/100 km. A autonomia máxima chega a 425 km (ciclo WLTP, ciclo harmonizado internacional para medição de autonomia). Ainda há uma opção ainda mais forte a caminho, o BMW iX M60, cuja potência ultrapassa 600 cv.

A tecnologia está em outro patamar em relação aos rivais. Com espaço amplo para cinco pessoas, o interior é dominado pelo painel curvo que integra o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central de 14,9″. Em nome da tradição, o painel fica ligeiramente voltado para o motorista.

O sistema operacional iDrive 8 faz sua estreia no iX e do i4. Personalizáveis de acordo com o seu gosto, as telas do ID8 têm alta resolução e dispõem a quantidade certa de informações, exibidas de maneira atraente e intuitiva. Em nome da facilidade de uso, o número de botões do painel foi reduzido à metade, mas sem abdicar dos práticos comandos manuais. O objetivo é oferecer uma operação mais descomplicada possível.

Em nome da personalização total, você agora pode dar um nome para o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligente Personal Assistant), que pode aprender novas funções e formas de expressão ao longo do contínuo desenvolvimento do BMW iDrive. Esses novos recursos são regularmente atualizados por meio de upgrades remotos.

O SAV é o primeiro veículo premium equipado mundialmente com 5G, algo que se soma a outros recursos de ponta. A navegação usa realidade aumentada para reforçar graficamente as imagens exibidas pelas câmeras do modelo, exemplos de uma saída que você precisa pegar ou uma conversão de esquina.

Até mesmo o interior pode ser monitorado. Uma câmera interna permite capturar momentos com a família e amigos, como também serve como uma segurança extra ao monitorar qualquer tentativa de invasão ou roubo do veículo. Outra tecnologia inédita é a possibilidade de gravar os últimos 200 metros exigidos para uma manobra. Com a ajuda de sensores e câmeras por todos os lados, o BMW iX consegue repetir o percurso e estacionar quase que sozinho. Ou seja, o SAV garante Puro Prazer ao Dirigir até na hora de estacionar.

Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo