CarrosNotícias

Bardahl completa 60 anos de Brasil

Foto: Divulgação

O slogan “Tudo anda bem com Bardahl”, os produtos de qualidade e uma campanha publicitária que ficou marcada na história da propaganda brasileira, e mundial, consolidaram a marca Bardahl no Brasil. Há 60 anos, a Bardahl foi a responsável pela introdução dos aditivos de óleo, combustível e radiador no Brasil. Os produtos da marca chegaram ao país em 1954, aproveitando a instalação das primeiras montadoras de veículos no país. Os produtos Bardahl não tinham concorrentes e trouxeram uma nova tendência mundial, que era a questão do tratamento dos combustíveis, da melhora da performance dos óleos lubrificantes, e do fluido de arrefecimento com propriedades antifervura, anticongelante e anticorrosiva.

“Aos poucos, a indústria automobilística e o próprio segmento de lubrificantes e aditivos foram incorporando as ideias de Ole Bardahl (o fundador da marca, em 1939, nos EUA). É o que se vê com a indicação dos aditivos de radiador pelas montadoras, o aumento dos níveis de desempenho API, isto é, aditivação do óleo lubrificante, e com os combustíveis aditivados. Todas estas mudanças, que entendemos como evolução, só vêm atestar a funcionalidade dos aditivos”, afirma o químico Sérgio Ambrus, coordenador técnico e industrial da Bardahl Brasil, que está à frente da formulação de novos produtos automotivos, que serão lançados no início de 2015.

A marca Bardahl é conhecida pela propaganda e pelos produtos, mas a história da empresa vai muito além disso. Além de ter introduzido os aditivos no Brasil, a Bardahl lançou o primeiro lubrificante com o conceito long life no Salão do Automóvel de 1968, o Maxoil Long Life; foi a primeira empresa do segmento de lubrificantes e aditivos a envasar seus produtos em embalagens plásticas, na década de 1980; também foi a primeira empresa a lançar o aditivo para carros Flex e, na década de 1970, lançou o primeiro aditivo para o etanol.

“É uma história de pioneirismo que precisa ser celebrada, porque meu pai Antônio Leme Nunes Galvão e meus tios Evânio Galvão e Mario Galvão começaram um pequeno negócio, experimental, em 1954. A frota brasileira era muito pequena e, por força de contrato, a Bardahl Lubrificantes de São Paulo só podia revender os produtos Bardahl na cidade de São Paulo”, lembra Roberto Andrade Galvão, hoje diretor presidente da Promax, única empresa que tem a licença para fabricar e comercializar os produtos Bardahl no Brasil. Sob a sua gestão, a empresa ampliou muito o seu portifólio de produtos, principalmente no segmento industrial, modernizou e padronizou suas embalagens, passou a importar a linha industrial para a América do Sul e tornou-se distribuidora de matérias-primas de alta tecnologia da ExxonMobil, Petronas, Lubrizol e UCM.

A Promax está localizada em Cajamar, interior de São Paulo, e graças à rede de distribuidores e revendedores constituída ao longo destes 60 anos é possível encontrar os produtos Bardahl em todo o Brasil.

Fonte: Comunicação Bardahl

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo