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Avaliação – Volvo EX30 BEV 69kWh Recharge Ultra 2024

SUV elétrico junta tecnologia e minimalismo que o torna agradável de dirigir

Por Guilherme Sousa (texto e fotos)

Em meio a uma invasão de carros elétricos, existem variadas opções para todos os gostos e bolsos, e o leque vai aumentar nos próximos meses e anos. Quem chega, tem uma série de atributos e especificações para satisfazer a clientela brasileira, cada vez mais exigente. Agora, imagina juntar mobilidade elétrica, requinte, segurança e sustentabilidade num só automóvel. É o que a Volvo Car traz em seus modelos, visando um futuro totalmente zero emissões e honrando uma tradição de quase cem anos em trazer inovações na indústria automobilística.

Durante um final de semana de outubro de 2024, Ver-o-Carro (site parceiro do CPN) teve o prazer de avaliar o Volvo EX30 Ultra, versão topo de linha do pequeno SUV elétrico, a primeira experiência da página com uma marca premium. Um carro surpreendente em tudo! Seu visual minimalista atraiu olhares e curiosos por onde passou, graças a uma dianteira limpa, faróis full-LED em forma de martelo de Thor, lanternas traseiras divididas e grandes rodas de liga leve aro 20, como maiores destaques. Sua carroceria é toda feita de aço e alumínio reciclados, o que é bom do ponto de vista ambiental.

Minimalismo, acabamento sustentável e amplo espaço também são vistos em seu interior. A maioria esmagadora das funções estão concentradas na central multimídia de 12,3″, que roda sistema operacional nativo do Google e possui internet 5G. Botões? Quase nenhum. Apenas os dos vidros elétricos no apoio de braço central, que também acomoda um porta-copos retrátil e regulável para até duas garrafas. Cinco ocupantes viajam tranquilamente no salão, dispensando o uso de couro e privilegia materiais renováveis incluindo linho, lã e jeans. Seu sistema de som assinado pela Harman Kardon, embora seja resumido a um soundbar na base do para-brisa, tem ótima fidelidade e potência sonora: na peça, são nove altofalantes, mais subwoofer, entregando 1.040 watts.

Outro ponto de destaque fica por conta da chave do Volvo EX30, que foge do padrão. Utiliza um cartão NFC, necessitando apenas de aproximação na coluna B do motorista para abrir e fechar as portas, e acomodação ao lado do carregador wireless para celular, abaixo da multimídia, para ligar o carro (seu desligamento é feito no ato de fechamento das portas). Já o porta-luvas do elétrico fica localizado também sob a multimídia, bastando apenas um toque na tela para abri-lo.

Em matéria de desempenho, o EX30 dispõe de apenas um motor elétrico, posicionado no eixo traseiro (daí sua tração ser também traseira). De acordo com a marca, entrega 272 cavalos de potência e 35 kgfm, capaz de ir da inércia a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. No nosso teste, mostrou toda a sua força e capacidade que lhe compete, tendo rápidas respostas ao acelerador e nas frenagens, o que lhe é satisfatório. E cadê o painel de instrumentos? A Volvo tratou de pô-lo junto a multimídia, mas desviar a atenção ao trânsito por um bom tempo pode lhe render um puxão de orelha do sensor infravermelho localizado sobre o volante, tendo um aviso replicado na tela. (Bem que a Volvo podia meter um head-up display para compensar.)

Sua bateria de 69 kWh feita em NMC (níquel, manganês e cobalto) garante autonomia de 338 km, segundo o Inmetro. Entretanto, a autonomia real no nosso teste orbitou na casa dos 400 km, isto com a bateria 100% carregada, suficiente para um convívio de final de semana. Sentindo que não ia aguentar nossa jornada, foi preciso recarregar numa vaga de estacionamento de um shopping center em Ananindeua, região metropolitana de Belém, destinada para carros elétricos. Chegando com 36% de carga, saiu com 66%, após pouco mais de três horas de estadia, utilizando um carregador wallbox de 7,4 kW, produzido pela Intelbras, igualmente suficiente para concluir a avaliação num percentual e autonomia razoáveis.

Como todo Volvo que se preze, segurança é seu ponto forte. Por isto, a unidade testada do EX30 Ultra já vem importada da China equipada com seis airbags e um vasto pacote ADAS, de auxílio a condução, enfatizando aqui sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis, detector facial de fadiga do motorista, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com correção no volante, câmera 360° e monitoramento de pressão dos pneus. Vários sensores localizados ao redor do SUV elétrico garantem um rodar seguro e sem sustos.

CONCLUSÃO

Custando R$ 293.950, o Volvo EX30 Ultra sai APROVADO neste breve contato de pouco mais de 48 horas. Modernidade de projeto, graças a plataforma SEA advinda da Geely, visual arrojado, magnético e arrebatador e excelente nível de equipamentos de série e de segurança dão a tônica no menor dos SUVs da marca sueca. Não à toa, é o carro premium mais barato do país, e que tem tudo para consolidar sua posição de vanguarda dentro da casa.

Deixo os meus agradecimentos a concessionária Volvo Belém, na pessoa do diretor comercial do Motor Group Brasil na região de Belém, Wander Moreira, pela deferência feita em conceder o veículo para teste, e aos consultores de vendas Laila Kádia e Thiego Moraes, pelo suporte dado. Desejo à todos boas vendas, e que esta avaliação seja um balizador na hora de o cliente escolher e comprar o modelo.

REVISÕES*

30.000 km: incluso no Plano de Manutenção do Veículo.

60.000 km: R$ 799

90.000 km: R$ 699

120.000 km: R$ 699

150.000 km: R$ 699

Total: R$ 2.896

*Preço fixo sugerido pela montadora, com intervalos de dois anos ou 30.000 km para cada revisão, o que ocorrer primeiro.

 

FICHA TÉCNICA:

Motor: elétrico síncrono de ímãs permanentes

Potência: 272 cv

Torque: 35 kgfm

Câmbio: automático single speed

Combustível: eletricidade

Autonomia: 338 km

Consumo: 17,8 kWh/100 km

0-100 km/h: 5,3 s

Velocidade máxima: 180 km/h

Tração: Traseira

Direção: Elétrica

Suspensão dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal

Suspensão traseira: Independente, multilink com mola helicoidal

Comprimento: 4,23 m

Largura da carroceria: 1,83 m

Altura do veículo: 1,55 m

Distância entre eixos: 2,65 m

Volume do porta-malas: 318 litros

Rodas: 8” x 20” – liga-leve

Pneus: 245/40 R20

Peso do veículo (em ordem de marcha): 1.850 kg

Capacidade de carga: 390 kg 

*Dados do fabricante

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