AvaliaçõesNotíciasTestesVW

Avaliação – Volvo C40 Recharge Pure Electric BEV 78 kWh 2022

Interior sem couro, teto de vidro e sistema multimídia do Google fazem deste crossover

Fotos Marcus Lauria

Depois de ter uma excelente experiência com o teste do Volvo XC40 100% elétrico eis que surge a chance de conhecer melhor o novíssimo C40 Recharge Pure Electric. O SUV Coupé da marca sueca chega com um design inovador, muita tecnologia e também é o primeiro veículo da Volvo que nasceu para ser unicamente elétrico.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/B32m2yj6i-k

O destaque desse modelo é o design, repleto de personalidade, que segundo a marca teve como inspiração a arquitetura escandinava com influência da luz e da natureza. Tudo começa nas linhas laterais, com design feito para preservar o traço marcante e o espaço interno. O perfil lateral estreito cruzado traz uma nova silhueta à gama de automóveis da Volvo.

Chamam a atenção os spoilers traseiros bem evidentes e que proporcionam maior aerodinâmica e autonomia através da menor resistência ao ar. O teto preto também é um elemento de design com a assinatura contrastante. Completando o visual, as grandes rodas de liga leve aro 20 de cinco raios com corte de diamante com superfícies contrastantes de alumínio polido bruto e pintura preta brilhante com pneus 235/50 R19 na Frente e Pneus 255/45 R19 atrás.

Se por fora o C40 é ousado, por dentro o luxo e os materiais de qualidade se destacam. O acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. Retro iluminada e tridimensional cria uma experiência sensorial única para os ocupantes. E está em perfeita harmonia com a exclusiva cor Fjord Blue, que adiciona um design distinto ao interior e teve sua inspiração nas geleiras escandinavas.

Outro destaque do SUV é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.

Os novos acabamentos internos sem couro são desenvolvidos com muita qualidade, isso é possível perceber com o toque e ao sentar nos bancos. O uso diário prova que o acabamento e o conforto são prioridade para quem compra um C40, os bancos são confortáveis e te “abraçam” o tempo todo, revelando uma segurança em todos os sentidos, seja em curvas ou em retas.

A Volvo Cars está assumindo uma posição ética a favor do bem-estar animal com a meta de fazer todos os seus futuros carros totalmente elétricos sem couro, usando, em vez disso, materiais de alta qualidade feitos de fontes sustentáveis. Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados. O novo revestimento Microtech é um plástico tricotado, um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.

Ainda no interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares. Isso facilita muito a vida do usuário do carro, que tem tudo à mão e com os porta-objetos disponíveis fica bem mais fácil não deixar nada cair pelo interior do SUV.

Empurrado por dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), geram suficientes 408 cv de potência e 660 Nm de torque. Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de cerca de 440km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Potência e disposição não faltam para esse propulsor elétrico.

O C40 Recharge foi pensado para otimizar a aerodinâmica, aumentando a autonomia e permitindo uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h. A sensação é de estar acelerando um verdadeiro esportivo, só que muito mais voltado para um modelo confortável. É só pisar no acelerador que o torque imediato te empurra com muita força para trás, para quem não está acostumado com esse tipo de veículo é melhor não abusar muito no início até ir acostumando com o carro. Ultrapassagens e subidas mais íngremes são superadas com tranquilidade, o propulsor dá conta do recado sem pestanejar.

Outro “aperitivo” desse Volvo está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

O C40 Recharge é equipado com o sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente. Está totalmente integrado com os autos falantes Premium da Harman Kardon, com uma qualidade sonora incrível em todo o interior.

Sem o motor à combustão na parte dianteira, o espaço livre proporcionou a criação de um bagageiro frontal, além do porta-malas traseiro de 413 litros, suficiente para carregar a bagagem de até 4 ocupantes, tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

Uma curiosidade e que chama bastante atenção é na hora de ligar o veículo, o C40 não tem botão de partida. O carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

O Volvo C40 Recharge oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Também pensando em segurança, o C40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, a marca oferece o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h e auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, entre outros.

O C40 Recharge conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além do pacote de internet disponível na central multimídia. o valor é de R$ 419.950,00. Além de 100% elétrico, o Volco C40 mantém a tradição no que se refere a segurança, o modelo conquistou o cobiçado prêmio Top Safety Pick+ (TSP+) 2022 do Instituto de Segurança Rodoviária (IIHS). O certificado máximo é dado apenas aos veículos que fornecem o mais alto nível de segurança.

*FICHA TÉCNICA:

Combustível Eletricidade

Valor do seguro       A partir de R$17.638

Valor do IPVA          A partir de R$16.798

Garantia        3 anos

Geração        1

Toque 67, 3 Kgfm

Velocidade máxima (km/h)           180 km/h

Tempo 0-100 (s)      4,7 segundos

Duração da bateria 100%  Cerca de 444 km

Capacidade de bateria       78 kWh

Tipo de Carroceria / Configuração:         SUV

Num. de Portas:       5

Distância entre Eixos:        270.2 cm

Comprimento:          444 cm

Largura:         187.3 cm

Altura:            159.6 cm

Bitola dianteira:       160.1 cm

Bitola traseira:          162.6 cm

Altura livre:   17.7 cm / 6.97 inches

Peso rebocável:       1800 Kg

Num. de Lugares:   5

Freios dianteiros:    Discos Ventilados (- mm)

Freios traseiras:       Discos Ventilados (- mm)

Pneus da Frente:    235/50 R19

Pneus de Trás:        255/45 R19

Largura Jantes Frente:      7.5″

Largura Jantes Trás:          7.5″

Diâmetro de giro:     11.4 m / 37.4 feet

Peso:  2185 kg

Relação Peso/Potência:    5.4 kg/hp

Volume do Porta-malas:    419-1205 L

Suspensão da Frente:       Independent McPherson. Coil Springs. Anti-roll bar.

Suspensão de Trás:           Multilink. Coil Springs. Anti-roll bar.

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo