AvaliaçõesTestesVW

Avaliação – Volkswagen Touareg 3.6 V6 FSI 4WD 2017

Fotos: Marcus Lauria

Antes que se diga qualquer coisa sobre o VW Touareg, saiba que ele utiliza a mesma plataforma PL52 do Porsche Cayenne (e do Audi Q7). Sua motorização e visual são diferentes, sua mecânica tem DNA da VW e seu interior conta com um pouco menos de requinte, mas esse carro não deve quase nada ao Porsche, bem como a qualquer outro SUV dessa categoria à venda no Brasil.

Essa versão que testamos é a versão “de entrada” do Touareg. As aspas se devem ao fato de ser apenas a versão mais barata, embora R$ 327.793 não seja um valor barato nem aqui e nem na China. Completo como o carro que testamos, com teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, som Dynaudio e câmeras ao redor do carro, o Touareg custa R$ 380.461, quase o preço da versão V8 básica, que custa R$ 391.014. São valores superlativos para um carro superlativo.

Entre os equipamentos de série, o carro vem recheado com central multimídia com tela de 8 polegadas e DVD, ar-condicionado de 4 zonas, bancos em couro com regulagem elétrica na dianteira e uma série de outros mimos. O som da Dynaudio (opcional) é realmente sensacional. Há espaço interno e conforto para todos os 5 ocupantes, enquanto no porta-malas viajam 520 litros.

A posição de dirigir é elevada, mas a quantidade de ajustes do banco e da coluna de direção agradam a qualquer tipo de motorista. Mesmo com dimensões avantajadas, o carro não tem um diâmetro de giro dos menores (11,9 m), mas o sistema de câmeras 360 graus (opcional) ajuda bastante na tarefa de colocar o SUV de 4,79 m de comprimento e 1,94 m de largura até mesmo nas piores vagas. Outro detalhe que ajuda é a leveza de sua direção elétrica.

É incrível como o Touareg isola os ocupantes do que acontece no mundo exterior. Tanto a absorção de ruídos quanto a absorção de impactos do carro estão em alto nível, e o SUV roda pela cidade sem qualquer perturbação por parte de buracos e até mesmo lombadas. Suas suspensões são do tipo duplo braço (independentes) nas quatro rodas, enquanto a carga dos amortecedores está na medida certa. Nem mesmo os enormes pneus 265/50 R19 interferem na sensação de conforto. E o desempenho do conjunto motor/câmbio é bom na cidade, garantindo agilidade ao SUV em qualquer momento.

Antes de falar da dinâmica exemplar do carro, dedicarei um parágrafo ao excelente motor 3.6 V6 a gasolina aspirado com injeção direta, 24 válvulas, DOHC que rende 280 cv de potência @ 6.200 rpm e um torque de 37 kgfm @ 2.900 rpm. O câmbio automático de 8 velocidades administra a força com maestria e a tração integral 4Motion gerencia a forma como os pneus transferem tudo isso para o asfalto. Seu desempenho é ótimo, nem parece se tratar de um carro com 2.032 kg de massa. Em nosso teste, o Touareg V6 acelerou de 0-100 km/h em 9,1 s (dia chuvoso), abaixo dos 7,8 s divulgados pela VW, mas ainda assim é um bom número. E apesar de contar com a alcunha Bluemotion, o consumo do carro é alto: 6,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

Mas é na estrada que o Touareg seduz completamente. Sua dinâmica é irrepreensível, o carro aponta corretamente nas curvas, rola pouco e adere com uma capacidade incrível, praticamente ignorando as leis da física. É um carro alto, mas se não fosse pelos outros carros parecendo bem menores, não daria para perceber esse detalhe. E também é um carro pesado, mas faz curvas melhor do que muito hatch, e freia com uma competência invejável. As acelerações e retomadas são suficientes para garantir um bom desempenho, e o ronco do V6 aspirado em altos giros é apaixonante.

E para quem quiser rodar de forma suave, o Touareg também agrada, garantindo altos níveis de conforto e ruído quase zero de vento e motor em velocidade de cruzeiro. Este é definitivamente um SUV de respeito, que custa caro e é bem pouco visto em nossas ruas, mas satisfaz tanto quanto chama atenção por onde passa. Racionalmente, é difícil gastar quase R$ 400.000 em um VW mas, definitivamente, é um dos melhores VW de todos os tempos.

CONFIRA NOSSO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=BgdQNkJ6rR4

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo