Avaliação – Volkswagen Tiguan Allspace 2.0 TSI R-Line 2024
Em versão única R-Line, modelo traz conjunto de iluminação IQ.Light Matrix
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
O Volkswagen Tiguan é o tipo de SUV que quem dirige se apaixona, além de ser bonito por fora e bem acabado por dentro, o modelo da marca Alemã é muito melhor que muitos vendidos no nosso mercado em vários aspectos. Espaçoso e imponente o consumidor Brasileiro ainda não prestou atenção nas qualidades que esse SUV oferece. Apesar de ter sofrido a perda de alguns acessórios e potência no motor, o Tiguan é uma boa opção para quem quer algo diferenciado para carregar a família e viajar com conforto.
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Vendido em versão única no Brasil, a R-Line, o SUV de sete lugares, precursor da ofensiva SUVW da Volkswagen chega com novidades na linha 2024. Em 15 anos de história no País, o Tiguan soma mais de 60 mil unidades vendidas até hoje. Em 2023, a sua jornada é retomada com mudanças importantes para atualização do modelo.
Essa geração foi lançada em 2016. Enquanto que nos Estados Unidos, o modelo chegou em meados de 2017, produzido no México, e passou por um facelift em 2022. Depois de ter interrompido a importação por três anos, foi esse modelo que a Volkswagen decidiu trazer de volta para o Brasil. Dessa forma, mesmo que o Tiguan de terceira geração esteja à venda no mercado europeu, o atual Tiguan deve se manter nas concessionárias brasileiras até o final de 2025, quando a fábrica de Puebla, no México, será convertida para a produção de modelos elétricos.
Do lado de fora, a dianteira recebe linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50.
Desde o seu lançamento em 2018 no Brasil, o Tiguan Allspace se tornou referência em segurança para os ocupantes, oferecendo o que existe de mais moderno e tecnológico quando se fala de segurança veicular – isso graças à plataforma MQB e às funções de segurança ativa de série. Para 2023, a tranquilidade para quem viaja a bordo do SUV é ainda maior.
De série, o carro já conta com itens que são conhecidos de toda a linha Volkswagen: controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
Mas a grande novidade é o Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no Tiguan Allspace. A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.
Ainda na lista de segurança ativa, o SUV está equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda conta com sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo. A união da robustez estrutural e dinâmica da plataforma MQB com o pacote de sistemas de segurança ativo e passivo faz do Novo Tiguan Allspace o modelo mais seguro da categoria.
Para quem não sabe, R-Line é a nomenclatura tradicional da VW para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia. E o primeiro ingrediente desta receita de sucesso está embaixo do capô: o Tiguan Allspace recebe o já conhecido motor EA888, na configuração 2.0l, de 186 cv e 30 kgfm de torque. Os quatro cilindros estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades. Trata-se do mesmo bloco 2.0 turbo que anima o Jetta GLI, mas com uma configuração mais branda, que direciona o Tiguan para um uso mais familiar.
O propulsor dá conta do recado na hora de acelerar e está pronto para uma ultrapassagem mais abusada ou mesmo com muita disposição em subidas mais íngremes. As acelerações são libeares e as trocas de marchas são bem silenciosas e quase imperceptíveis. O Conjunto motor/câmbio são uns dos atrativos do Tiguan em relação aos concorrentes. A VW sabe fazer carros que dão prazer ao dirigir.
Já a avaliação de consumo do InMetro, para o sistema de etiquetagem veicular, o Tiguan 300TSI fez a média de 9,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com gasolina, com notas C na categoria e D no geral. Porém ao contrário do que diz o InMetro, nosso consumo foi de 4,9 Km/l na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado. Os percursos que fiz foram curtos, por isso o valor baixo, mas acredito que se andasse mais com o carro em percursos mais longos essa média iria melhorar muito.
Os itens de conforto, tecnologia e segurança tomam conta da cabine. Os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. E ainda recebem o emblema “R” no encosto. O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete, completando os materiais premium do habitáculo.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro, além do bom espaço para as pernas. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.
Para encontrar a configuração perfeita para a sua garagem, o SUVW contará com teto solar panorâmico como opcional e cinco cores na paleta: a sólida Branco Puro; as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic. A versão única R-Line tem preço sugerido de R$ 284.590,00. Esse valor se reflete diretamente nos emplacamentos, em média de 300 por mês.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Gasolina
Potência (cv) 186
Torque (kgf.m) 30
Câmbio automática com modo manual de 8 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.686
Largura (mm) 1.859
Comprimento (mm) 4.726
Peso (Kg) 1.796
Tanque (L) 60
Entre-eixos (mm) 2.789
Porta-Malas (L) 216
Ocupantes 7
*Dados do fabricante