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Avaliação – Volkswagen Taos 1.4 250 TSI Highline (Aut) 2022

Faróis full-LED, painel totalmente digital, VW Play de 10,1", rodas de 18’’ e ar-condicionado de duas zonas são itens de série em todas as versões

Fotos: Marcus Lauria

Após avaliar por um curto período a versão de entrada Confortline do Taos, eis que surge a chance de testar por mais tempo a Highline, topo de linha do SUV médio da Volkswagen. No entanto a versão avaliada é a Edição de Lançamento, sem nome definido, com itens exclusivos como teto, coluna A e espelhos retrovisores externos pintados de preto, rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas, interior exclusivo, sistema de som premium Beats e teto-solar panorâmico, sempre na cor Bege Mohave.

Segundo a marca, todas as 300 unidades da Edição de Lançamento destinadas à fase de pré-venda no site da VW e-store foram vendidas. O valor na época (maio de 2021) partia de R$ 150 mil. Atualmente a versão Highline parte de R$ 204.900 com opcional do teto solar por R$ 6.350,00. Já a versão Comfortline parte de R$ 175.700,00.

Feito sob a moderna plataforma MQB o Taos é fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina. Com linhas características da marca, o SUV da Volkswagen possui distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos. Destaque para a ‘coluna A’ com um desenho extremamente ‘rápido’ e a linha de cintura elevada.

Na dianteira destacam-se os faróis full-LED com um desenho extremamente refinado e com sistema IQ. Light. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal e se fundem com o novo logo da marca. Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID. na Europa. Para finalizar o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de “X” fecham o visual com harmonia.

Visto pela traseira, o para-choque está em com as linhas de todo o carro. As lanternas têm traços retos que acompanham perfeitamente o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 250 Nm. Acompanham a lateral as belas rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões.

Por dentro o destaque fica por conta do espaço, o maior da categoria. O SUV da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, sendo 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.

Ainda por dentro destaque para o acabamento acima da média. Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal. Estão lá os bancos revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design – presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou aqui no Brasil com o Nivus – e a “Ilha digital”, que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma incrível tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela gigante de 10,1″ polegadas.

Nomeado como Ambient Light, o interior do Taos traz sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos, garantindo uma perfeita harmonia e maior sensação de conforto na cabine.

Enquanto que o porta-malas possui 498 litros, sendo o maior quando comparado com os seus concorrentes diretos. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.

Passando para a tecnoligia oferecida no Taos, são muitas as opções tanto com foco em segurança quanto em comodidade. Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no Taos traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.

Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.

Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.

Não importa a versão, o cluster sempre será 100% digital, na versão avaliada Highline traz de série o Active Info Display e sua de 10,25 polegadas e inteiramente configurável e sensível ao toque (na Comfortline a tela é de 8 polegadas). O VW Play traz novos aplicativos exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps. São eles: PlayKids, Skeelo, Get In, MobiMax e Spotify. Todos os aplicativos presentes na VW Play Apps podem ser armazenados nos 10 GB de memória da própria central de infotainment, liberando, desta maneira, espaço no celular dos usuários do veículo.

E para empurrar seus 1.420 kg está disponível sob o capô o já conhecido e destemido motor 250 TSI Total Flex, que já equipa T‑Cross, Jetta e a linha GTS. Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, este propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. Números expressivos dentro do segmento de SUVs médios no país.

Em conjunto está a bem escalonada transmissão automática de seis marchas com engates rápidos, suaves e precisos, proporcionando muito conforto durante a condução no dia a dia, e também o baixo peso para um carro do seu porte. Existem ainda os shift paddles (de série em todas as versões), possibilitando uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro ‘personalidades’ do carro: ECO, Normal, Sport e Individual.

Pensando no conforto dos ocupantes e na segurança ao dirigir, o Taos tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Esse conceito confere ao Taos excelente dirigibilidade, com comportamento neutro.

O Taos Highline vem completo de fábrica, entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central de infotainment VW Play, ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, Ambient Light, painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução. Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a versão Highline.

Já as cores para a Comfortline estão à disposição as cores Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium. Já a Highline ganha mais duas tonalidades incríveis e exclusivas: Azul Atlantic e Mohave Bege. Entre as opções de SUVs do mercado, o Taos é uma ótima pedida, visto que vem bem completo e tem uma ótima dirigibilidade.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.4

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            150     150

Torque (kgf.m)         25,5    25,5

Velocidade Máxima (km/h)           194     198

Tempo 0-100 (s)      9,3

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.635

Largura (mm)           1.841

Comprimento (mm)             4.465

Peso (Kg)      1.420

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.690

Porta-Malas (L)        498

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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