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Avaliação – Volkswagen T-Cross 1.0 200 TSI Comfortline (Aut) 2025

Modelo passa a disponibilizar de série, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED e VW Play com tela semi flutuante

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Entre tantos SUVs compactos no mercado, são poucos o que realmente dão prazer em dirigir, a maioria é a mesmice de sempre. Claro SUVs não são veículos para exagerar na dose ao pisar no acelerador, mas sim, tem que ter uma condução prazerosa, afinal foram feitos para carregar a família em viagens ou em trajetos mais curtos pela cidade. E nesse caso, posso afirmar que após a experiência de uma semana que o renovado Volkswagen T-Cross faz parte desses que tenho em minha lista particular de serem bons de direção.

CONFIRA O VÍDEOCLIPE: https://youtu.be/6xtKvIPVmDM?si=yACFPv-wEUJ3BCN0

O T-Cross 2025 chegou cheio de novidades e melhorou bastante em vários aspectos em relação ao modelo lançado em 2019. O T-Cross líder de vendas em seu segmento foi o primeiro SUV compacto da marca Volkswagen produzido no Brasil (acumula pouco mais do que 31,5 mil emplacamentos de janeiro a junho deste ano). Para isso, recebeu um leve facelift de meia vida na parte externa e interna.

A versão 2025 produzida em São José dos Pinhais, no Paraná, sobre a plataforma MQB, e com os já conhecidos motores TSI, começou a ser comercializado em junho deste ano. E trata-se do primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028. O Volkswagen T‑Cross é um produto global, mas segue altamente adaptado à cada região em que é comercializado, segundo afirma a marca alemã.

O novo visual para o mercado local chama a atenção a partir do novo conjunto de iluminação, o verdadeiro protagonista por aqui. De agora em diante, todas as versões do SUV saem de fábrica com faróis 100% LED (Full LED), com assinatura diurna (DRL) e noturna (luz de posição), pisca, função farol baixo e farol alto, todas executadas com tecnologia LED. Na parte traseira, as lanternas são 100% em LED, interligadas por outra iluminação de posição. Ainda sobre o conjunto óptico, lanterna de neblina do lado esquerdo e iluminação de marcha a ré em ambos os lados chegam em LED.

Na dianteira, o T‑Cross tem identidade visual renovada por conta dos novos para-choques, este com mais ‘bodycolor’, e grade. Na lateral, as rodas que calçam o T‑Cross têm desenho inédito, desenvolvido especialmente para nossa região. Por fim, na parte traseira, o para-choque tem visual mais robusto, com profundidade, e o detalhe em formato de ‘A’ traz a sensação que o modelo está mais alto. As lanternas VW LED estão mais elaboradas, feitas com materiais diferentes e têm os seus elementos conectados, sendo a principal assinatura de estilo do SUV.

Para o interior do veículo, o time de Color & Trim da Volkswagen do Brasil fez um estudo extenso para a escolha e aplicação de novos acabamentos e superfícies. Os painéis ganharam mais detalhes, com revestimentos “soft-touch” e costura pespontada. O formato do painel também está mais escultural e elaborado.

A aplicação de tecido na ilha central da porta, região conectada à porção inferior do painel, amplia a sensação de conforto. Os detalhes pespontados sobre este tecido valorizam a escultura da peça – estes elementos contemplam as versões Comfortline e Highline. Além disso, o apoia braço também é revestido em vinil. Os bancos foram reformulados e passam a ter figurinos inéditos, sempre com a inscrição “T‑Cross” na parte superior. O porta-malas tem capacidade de 373 litros/420 litros, conforme medição VDA.

 

“Ainda no painel, o VW Play, sistema multimídia com tela de 10,1” e APP-Connect (Apple Carplay e Android Auto) e conexão com a internet via Smartphone, é o centro das atenções. Ele está aplicado em um formato inédito, agora semi flutuante, e disponível de série para todas as versões. Acionada a partir do VW Play, a seleção do perfil de condução está disponível para as versões Comfortline e Highline.

O propulsor 1.0 turbinado rende 128 cv de potência a 5.500 rpm com etanol e 116 cv de potência a 5.500 rpm. Já o torque máximo é de 20,4 kgfm (e/g) de 2.000 a 3.500 rpm. A transmissão é a automática de seis velocidades. O consumo médio do motor 200 TSI com etanol na cidade é de 8,1 km/l e na estrada fica em 8,8 km/l. Com gasolina, a média urbana é de 11,9 km/l e a rodoviária é de 14,1 km/l. A excelente dirigibilidade virou marca registrada dos veículos Volkswagen. O modelo sai da inércia e chega aos 100 km/h em 8,6 segundos (na configuração 250 TSI) e em 10,0 segundos (nas 200 e Comfortline).

Como disse e afirmei no início do texto, o T‑Cross 2025 tem uma ótima dirigibilidade, a posição de dirigir é excelente, o volante tem o tamanho ideal e o banco é muito confortável. Apesar da posição alta o SUV da VW faz jus à sua fama de ser bom de curva, a suspensão trabalha bem silenciosa e não dá trancos fortes, mesmo em buracos maiores e o motor faz sua aparte dando a disposição necessária para empurrar seus 1.250 kg sem pestanejar. Enfim, é um carro para quem gosta de dirigir.

Em termos de segurança, o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre estreia em todas as versões, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão topo de linha Highline oferece como opcional pacote “ADAS”, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist). 200, Comfortline e Highline são equipadas com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina).

Ainda fazem parte da lista de equipamentos fixação de assento de criança com sistema ISOFIX®, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em subidas, função frenagem de manobra entre outros.

Pirelli Seal Inside é uma solução de mobilidade estendida, que traz segurança e conforto aos usuários. O pneu equipado com esta tecnologia pode continuar rodando com segurança mesmo furado, sem que aconteça perda de pressão, tornando a condução mais segura. O composto de vedação instalado na parte de dentro do pneu sela o objeto perfurante e evita que o ar escape, mesmo se o objeto é retirado, pois o composto preenche a perfuração. O objeto deve ter até quatro milímetros de diâmetro. É uma tecnologia auto-vedante que faz com que os furos nem sejam percebidos, minimizando transtornos em ter que realizar uma troca do pneu, em dias de chuva, em lugares ermos e perigosos ou mesmo na rodovia durante uma viagem.

Para incrementar a versão de entrada 200 TSI, os clientes podem optar pelo pacote Interactive, que contempla câmera de ré traseira, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down do lado direito, rodas de liga leve de 17” e sensor de estacionamento dianteiro.

O modelo também possui o melhor seguro da categoria, com parceria com Porto Seguro e uma lista de acessórios originais com mais de 90 itens. Por fim, a Volkswagen oferece revisão de série sem custo para todas as versões, incluindo peças e mão-de-obra. De acordo com o site da VW, a versão avaliada Comfortline parte de R$ 164.690 (cores metálicas por R$ 1.750) com os opcionais Pacote Design view (Aplique do painel escurecido e revestimentos dos bancos parcialmente em couro) por R$ 3.060 e Pacote Sky View II (Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Luzes de leitura na frente (2), Sensor de chuva e Teto solar panorâmico) por R$ 7.550, podendo chegar a R$ 177.050. O T‑Cross 2025 estreia a cor Cinza Ascot para a versão Highline, sendo exclusiva para o pacote Dark (veja a seguir). Além disso, estão disponíveis outras seis opções: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway.

*FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Gasolina       Álcool

Potência (cv)            128     116

Torque (kgf.m)         20,4    20,4

Velocidade Máxima (km/h)           193

Tempo 0-100 (s)      10,2

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.558

Largura (mm)           1.760

Comprimento (mm)             4.199

Peso (Kg)      1.250

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.651

Porta-Malas (L)        420

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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