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Avaliação – Volkswagen Polo 1.0 Rock in Rio 2025

O hatch compacto que te leva ao ritmo do festival, mas será que a melodia compensa o preço?

Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria

A Volkswagen, em parceria com o icônico festival Rock in Rio, lança o Polo Rock in Rio 2024, uma edição especial limitada a 4.000 unidades que busca capturar o espírito do evento e atrair os fãs de música e carros. Com detalhes exclusivos e um pacote de equipamentos aprimorado, o modelo promete uma experiência diferenciada. Mas será que essa homenagem ao festival realmente vale o “ingresso”?

Antecipo que gostei muito de testar o Polo, mesmo sendo uma versão baseada no Polo Track, criada para substituir o Volkswagen Gol. Às vezes, a gente esquece como é bom dirigir um Volkswagen. Abaixando o banco ao máximo, consegui encontrar uma posição de dirigir bem esportiva: câmbio bem elevado, mais próximo do peito, pernas retas, esticadas, olhos na altura do painel. Nenhuma outra montadora “do povo” oferece carros com essa posição maravilhosa de dirigir.

Convido o leitor a continuar a leitura deste artigo para conhecer os detalhes desta versão limitada do Volkswagen Polo.

Design e Interior: Uma pitada de Rock ‘n’ Roll

O Polo Rock in Rio se destaca por elementos visuais que remetem ao festival, como emblemas e logotipos espalhados pela carroceria e interior. A cabine, apesar de simples, ganha um toque de personalidade com detalhes em preto brilhante e costuras contrastantes nos bancos, além do logo do festival nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. O espaço interno é bom para um compacto, acomodando quatro adultos com conforto razoável. Impressionei-me com o espaço no banco de trás: nele há espaço de sobra para as pernas. O porta-malas de 300 litros também é um ponto positivo, oferecendo praticidade para o dia a dia.

Motor e Câmbio: Simplicidade e Eficiência

Sob o capô, o Polo Rock in Rio mantém o motor 1.0 aspirado de três cilindros, que entrega 84 cv e 10,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. O conjunto privilegia a economia de combustível, com médias que, segundo a montadora, podem superar os 13 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Utilizei etanol durante o teste e a média de consumo com o ar ligado o tempo todo e trânsito pesado ficaram na casa dos 10,5km/l. Média surpreendente para o etanol!

No entanto, o desempenho é apenas adequado, com acelerações e retomadas que exigem paciência, especialmente com o carro carregado ou em subidas. Destaco que não é um carro legal para a estrada.

Desempenho e Consumo: Foco na Economia

O Polo Rock in Rio não é um carro para quem busca emoções fortes ao volante. Suas respostas são suaves e progressivas, ideais para o trânsito urbano. A suspensão absorve bem as irregularidades do piso, mas em alguns casos dá uma batida seca sinalizando que foi feita para rodar em asfalto bom e oferecer boa performance em curvas, e não enfrentar asfalto esburacado e remendado. A direção elétrica é leve e precisa, facilitando as manobras em espaços apertados.

Tecnologia e Segurança: Conectado e Protegido

A grande estrela do Polo Rock in Rio é a central multimídia Volkswagen Play de 10 polegadas, que oferece conectividade, entretenimento e praticidade ao motorista e passageiros. Com tela sensível ao toque, conexão Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o sistema permite espelhar o smartphone e acessar aplicativos, músicas e mapas com facilidade. Em termos de segurança, o modelo conta com quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro.

Comparativo com a Concorrência: O palco está cheio

No concorrido segmento de hatches compactos, o Polo Rock in Rio enfrenta rivais de peso, como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Peugeot 208, Fiat Argo e Citroën C3 Live Pack. Em termos de desempenho, o motor 1.0 do Polo fica atrás de alguns rivais, como o Onix e o HB20, que oferecem opções turbo mais potentes.

O Argo também se destaca pelo bom desempenho do motor 1.0 Firefly. No quesito equipamentos, a central multimídia Volkswagen Play é um diferencial do Polo Rock in Rio. No entanto, modelos como o Onix e o HB20 também oferecem boas centrais multimídia, e o Peugeot 208 se destaca pelo painel digital i-Cockpit 3D. O Citroën C3 Live Pack aposta em um visual aventureiro e suspensão elevada, mirando em um público que busca um carro com apelo off-road.

No Palco Principal: Os Pontos Altos

Central multimídia Volkswagen Play de 10 polegadas. Rápida, responsiva, muito completa.

Visual exclusivo com elementos que remetem ao festival Rock in Rio

Excelente no consumo de combustível

Dirigibilidade agradável no uso urbano

Câmbio macio e preciso, “padrão VW”

Porta-malas espaçoso para a categoria

No Camarim: Os Pontos a Melhorar

Desempenho apenas adequado para o uso urbano. Evitar rodovias, principalmente com o carro cheio.

Preço pode ser elevado em comparação com a concorrência (R$93 mil). Fica devendo rodas de liga leve e, o principal, um sensor de ré. É fato que hoje em dia as pessoas não sabem mais dirigir carro sem sensor de ré.

Conclusão: O Rock ‘n’ Roll tem seu preço

O Polo Rock in Rio 2024 é uma opção interessante para quem busca um hatch compacto com visual exclusivo, central multimídia de última geração e bom consumo de combustível.  Se você é fã do festival Rock in Rio e prioriza conectividade e economia, o Polo Rock in Rio pode ser uma boa escolha, principalmente se você é fã da posição de dirigir que somente um Volkswagen é capaz de oferecer.

Mas, se busca um carro com desempenho mais empolgante, design mais moderno ou lista de equipamentos mais completa, vale a pena avaliar outras opções no mercado antes de “comprar o ingresso” para este festival sobre rodas.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            84       77

Torque (kgf.m)         10,3    9,6

Velocidade Máxima (km/h)           169     166

Tempo 0-100 (s)      13,4

Consumo cidade (km/l)      9,4      13,7

Consumo estrada (km/l)    10,8    15,2

Câmbio          manual de 5 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.471

Largura (mm)           1.751

Comprimento (mm)             4.079

Peso (Kg)      1.054

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.566

Porta-Malas (L)        300

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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