AvaliaçõesNotíciasTestesToyota
Tendência

Avaliação – Toyota SW4 2.8 TDI SRX 7L 4WD 2022

Versão SRX também recebe aprimoramentos em segurança e nível de equipamentos

Fotos Marcus Lauria

Um SUV de verdade, não esses que só gostam de passear em shopping. Assim se encaixa no segmento a Toyota SW4 SRX avaliada por uma semana. A linha 2022 foi apresentada esse ao público e continua sendo líder em seu segmento. A principal atualização do ano/modelo está na chegada da versão Diamond no topo da gama, que traz mudanças importantes em design e nível de equipamentos, porém essa versão devo testar em breve e não foi a oferecida para avaliação no momento.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/x9AnZgv-YBU

O novo desenho frontal da SW4 transmite esportividade e personalidade ao SUV, com mudanças na linha dos sistemas de luzes, da grade frontal e para-choques. Destaca-se ainda sua moldura dianteira, com novos faróis full-LED e sistema “follow me home“, com regulagem automática de altura.

A lateral é ressaltada pelas rodas de liga leve de design exclusivo e pneus 265/60 R18”, além de retrovisores externos em preto na base e no topo na cor do carro, eles trazem função desembaçadora. Na parte traseira, luzes em LED criam uma aparência imponente, com difusor – também de contornos exclusivos. No amplo porta-malas, a Toyota incluiu sistema elétrico de abertura e fechamento com sensor “kick sensor“, que é acionado por movimentos dos pés na parte inferior do veículo, o que facilita muito na hora das compras.

A nova SW4 mantém estilo atual, característico do SUV, e traz renovação para o interior, com iluminação ambiente por LED nos apoios para os pés, console central, painel e portas. As poltronas, de larga amplitude, apresentam uma nova combinação de cores, dominada pelos estofados perfurados em cor bege. O volante “soft touch” é revestido de couro natural, que traz função de ajuste de altura e profundidade além de ter uma ótima empunhadura para dirigir. Também foram introduzidos um carregador sem fio para smartphones e duas portas USB no console para utilização dos passageiros dos bancos traseiros. A SW4 oferece muito conforto á bordo para todos os ocupantes, mesmo os que sentam na última fileira improvisada para os 7 passageiro, os bancos de couro são macios e aconchegantes, como um SUV merece.

Entre as novidades na versão SRX 2022, o SUV traz de série controle de ar-condicionado de duas zonas digital e automático, novo sistema de câmera e visão 360°, alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e alerta de ponto cego (BSM). Enquanto o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense também adicionará as duas novas funções de detecção de pedestres e ciclistas em seu sistema de pré-colisão frontal, seguindo o padrão da versão Diamond. É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista e não para substituí-lo.

Os modelos da linha 2022 do SW4 seguem equipados com motor diesel que obteve, como na Hilux, o aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V, e passou a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm. O propulsor mantém o SUV o tempo todo em acelerações constantes e lineares, deixando o motorista bem seguro para efetuar ultrapassagens tanto em retas como em subidas mais íngremes. O Torque é o tempo todo colocado a prova devido ao seu peso de 2.130 kg.

Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.

O SW4 possui diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência. A suspensão é bem acertada e deixa o motorista bem à vontade para efetuar manobras mais abusivas, como uma troca repentina de faixa na estrada ou mesmo nas ruas da cidade. Mesmo com seu porta grande e robusto a SW4 é bem fácil de conduzir.

Como todos os veículos da marca Toyota no Brasil, toda a linha SW4 2022 tem garantia de 5 anos ou 150.000 km (o que ocorrer primeiro). Os clientes brasileiros contam com o apoio do Serviço de Pós-Venda Toyota, que tem como principal objetivo proporcionar a melhor experiência de compra, propriedade e recompra de um modelo Toyota.

O Toyota SW4 possui 7 airbags em todas as suas versões: frontal x2, lateral x2, cortina x2 e joelho para o motorista. Somam-se aos sistemas de segurança do modelo o controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC), controle de tração ativo (A-TRC), assistência de descida (DAC), assistência de partidas (HAC), controle de oscilação de reboque (TSC), ABS com freio eletrônico – distribuição de força (EBD), assistência à frenagem de emergência (BA), luzes de freio de emergência (EBS) e âncoras ISOFIX (x2) com amarração superior (x2). Todas as versões têm cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro. Confira os preços sugeridos ao público da linha 2022 do SW4: SW4 Diamond – R$ 406.790; SW4 SRX 7L – R$ 389.790 e SW4 SRX 5L – R$ 383.290.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.8

Combustível             Diesel

Potência (cv)            204

Torque (kgf.m)         50,9

Consumo cidade (km/l)      9,7

Consumo estrada (km/l)    10,9

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           4×4

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.835

Largura (mm)           1.855

Comprimento (mm)             4.795

Peso (Kg)      2.130

Tanque (L)    80

Entre-eixos (mm)     2.745

Ocupantes    7

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo