Avaliação – Toyota Corolla 2.0 XRS Multi-Drive S Flex 2019
Fonte: http://autosgiros.com.br/ – Fotos: Daniel Jacques
Uma das novidades da linha 2018 do Toyota Corolla foi a volta da versão esportiva XRS. Ela já existiu na 10ª geração do modelo, que deu lugar à 11ª em 2015. Pra começar, na linha 2018 a versão XRS é mecanicamente idêntica à XEi. Da mesma forma, a configuração esportiva traz todas as características visuais da outra, com alguns acréscimos pontuais. Nem por isso a “nova” configuração deixa de ser um carro bastante interessante, inclusive em seus itens exclusivos.
A linha 2018 do Toyota Corolla adota a nova linguagem global da marca japonesa. A versão XRS traz, na dianteira, faróis de LED com nivelamento automático. Ele também traz lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED, luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina. Assim como as laterais e a traseira, outro diferencial da dianteira são as saias esportivas na parte inferior.
Na traseira, o que primeiro chama a atenção é o aerofólio com luz de freio em LED. Ela traz também uma linha cromada que “invade” as lanternas (agora em LED). Esse “feixe” atravessa as lanternas e segue nas laterais, se transformando em uma linha de cintura alta que acompanha as maçanetas até o alto da roda dianteira. Ainda nas laterais, além das saias, o acabamento em preto brilhante nas rodas de 17 polegadas realçam o perfil diferenciado desta versão.
O Toyota Corolla XRS traz, como um grande diferencial dentro da linha 2018 do modelo, o acabamento interno exclusivo em couro preto. Além disso, a direção é elétrica e a coluna de direção tem regulagem de altura e profundidade.
O volante multifuncional traz controles de áudio e telefone, paddle-shifts e uma alavanca para operação do controle de velocidade de cruzeiro. No centro do painel, uma tela de TFT de 4,2” colorida exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.
O console central conta com sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque. O sistema de áudio é compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM. Ele conta ainda com sistema de navegação GPS. TV digital e câmera de ré; Bluetooth; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.
Sobre o interior, importante destacar o aumento do espaço interno. Em parte, isto é graças ao leve aumento da distância entre-eixos, que também dá um visual mais alongado ao sedan. Também por isso, o porta-malas de 470 litros também é bastante interessante.
O Toyota Corolla XRS também possui sistema de destravamento das portas por sensores na chave. Ele conta com sistema Push Start, que dispensa o uso da chave para dar a partida, e com espelho retrovisor interno eletrocrômico. O pacote inclui também chave inteligente e acionamento do motor por botão, entre outros itens de série.
A motorização 2.0 de 154 cavalos de potência a 5.800 rpm com etanol. O torque máximo é de 20,7 kgfm a 4.800 giros com o mesmo combustível. Para ajudar a tirar o máximo deste propulsor, a transmissão automática CVT – chamada pela Toyota de Multi-Drive – conta com botão Sport e opção de trocas manuais. Elas podem ser feitas tanto na alavanca de câmbio quanto nos paddle-shifts atrás do volante.
Segundo dados da montadora, o Toyota Corolla 2.0 2018 (nas versões XEi, XRS e Altis) acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 199 km/h.
Assim como a linha 2018 do Toyota Corolla, a versão XRS mostra por que o modelo é líder absoluto entre os sedans médios no Brasil e o carro mais vendido do mundo. Não precisa nem dizer que é um ótimo carro, que entrega tudo o que se espera dele. O câmbio Multi-Drive (CVT) tem ótimas respostas, assim como a frenagem.
Dois detalhes que faltavam ao Corolla até então finalmente chegaram na linha 2018, que eram os controles de tração e estabilidade. Eles garantem ainda mais suavidade ao dirigir, mesmo em altas velocidades.
O consumo ficou pouco próximo do anunciado pela Toyota. Em cerca de 300 km de circuito misto (cidade e estrada), a média ficou em 9.9 km/l com o uso do modo Sport em alguns trechos. Na cidade, registramos 9.1 km/l, e, na estrada, 11.7 km/l.
Considerando a linha 2018 do Toyota Corolla, a versão XRS tem preço anunciado de R$ 110.390, e é R$ 5.540 reais mais cara que a XEi, (R$ 104.850) na qual é baseado. Por essa diferença, além do acabamento interno preto, o XRS traz um visual modificado, se não muito, em diversos detalhes.
Se o consumidor busca um Toyota Corolla, com seu perfil mais clássico (apesar do visual mais esportivo de toda a linha em relação à 2017), o XEi pode ser interessante. Contudo, se o que se busca é também um visual mais esportivo e exclusivo a diferença de valores não deve pesar tanto assim. A outra opção seria o topo de linha Altis, com mais itens de série, mas com preço R$ 117.900. Ponto para o XRS.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 154 143
Torque (kgf.m) 20,7 19,4
Velocidade Máxima (km/h) N/D N/D
Tempo 0-100 (s) N/D N/D
Consumo cidade (km/l) 7,2 10,6
Consumo estrada (km/l) 8,8 12,6
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.485
Largura (mm) 1.775
Comprimento (mm) 4.620
Peso (Kg) 1.345
Tanque (L) 60
Entre-eixos (mm) 2.700
Porta-Malas (L) 470
Ocupantes 5
*Dados do fabricante