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Avaliação – Toyota Corolla 2.0 XRS Multi-Drive S Flex 2019

Fotos: Derek Simoto

Quem se depara com a versão esportiva XRS do Corolla 2019, não imagina que estamos falando do mesmo carro que, há pouco tempo, era chamado de “vovorola”. Equipado com aerofólios, spoilers e vários adereços visuais, a versão com apelo esportivo voltou a ser comercializada em 2018, depois de ficar alguns anos fora do mercado nacional. A maior expectativa fica sob o capô, mas a Toyota decidiu manter o conjunto 2.0 aspirado de 154cv, deixando o carro com um desempenho apenas satisfatório e uma vontade de “quero mais” no ar.

Com preço de R$ 111,990, não faltam concorrentes para dificultar a escolha do Corolla. Chevrolet Cruze, Citroén C4 Lounge, Ford Focus Titanium, Honda Civic, e Volkswagen Jetta são alguns exemplos de sedãs que podem bagunçar o meio de campo, principalmente quando falamos de apelo esportivo sob o capô. Mas vale lembrar que o Corolla segue como líder disparado de vendas no segmento, um dos mais competitivos do mercado brasileiro.

No visual, as lanternas de Led em conjunto com novo sistema óptico – inaugurado na linha 2018 – trazem um visual moderno para o Sedã. Quem nunca viu a linha, se surpreende com os traços e cara esportiva do Toyota, que também vem equipado com rodas de 17 polegadas diamantadas, e ponteira de escapamento cromada.

O interior também não é diferente. O material do painel é macio e sensível ao toque e o acabamento frontal é feito todo em couro. A sensação é um interior confortável e aconchegante. Quem ainda está presente por lá é o polêmico relógio ao lado da central multimídia, que divide opiniões entre os proprietários. No centro do quadro de instrumentos, a tela TFT de 4 polegadas exibe de forma bem orgânica os dados, ainda bem básicos, do carro como: consumo médio, velocidade, viagem (Trip A e B) e indicador de consumo. 

O Ar condicionado oferecido na versão esportiva é digital de apenas uma zona e também não oferece uma saída para os integrantes do banco traseiro. O sistema do freio de estacionamento é tradicional, enquanto alguns concorrentes já trazem o sistema eletrônico. A central multimídia tem tela de 7 polegadas com GPS integrado, mas é não é muito intuitiva e tem baixa sensibilidade ao toque.

No quesito segurança, o Corolla XRS se mostra um dos mais seguros da categoria. Passou a ser equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração, 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista) e freios a disco nas 4 rodas.

Ao volante o Corolla agrada a todos os gostos. A calibração um pouco mais pesada da direção elétrica deixa o carro bem firme dando uma sensação mais esportiva e gostosa de dirigir em curvas e estradas. O câmbio CVT, que simula até 7 marchas, é muito bem acertado com o motor 2.0 de 154cv (etanol), o mesmo utilizado na versão XEi. O ótimo isolamento acústico da cabine também inibe o som desagradável do funcionamento dos CVTs. As borboletas atrás do volante respondem rapidamente a troca e simulações das marchas.

De maneira geral, o Toyota XRS entrega um visual bem esportivo com uma performance de um bom carro sedã. A versão XRS é bem parecida com a anterior XEi, custando R$10 mil a mais para entregar apenas “apelos visuais”, o que não pode agradar o comprador que busca uma verdadeira versão esportiva. Em compensação, o Toyota vem com ótima segurança, acabamento, conforto e uma direção gostosa, afinal estamos falando do líder do segmento.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            154     143

Torque (kgf.m)         20,7    19,4

Consumo cidade (km/l)      7,2      10,6

Consumo estrada (km/l)    8,8      12,6

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm)   1.485

Largura (mm)           1.775

Comprimento (mm)             4.620

Peso (Kg)      1.345

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.700

Porta-Malas (L)        470

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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