AvaliaçõesFordTestes

Avaliação – Ford Ka Sedan Titanium 1.5 Flex Aut. 2019

Fotos Marcus Lauria

O Ford Ka sedan é um carro que realmente surpreende logo no primeiro contato, não só pelo visual atualizado e pelas suas linhas fluídas, mas também pela ótima dirigibilidade e conjunto mecânico. O único porém fica por conta do consumo, que em nosso teste, feito somente na cidade e sempre com o ar-condicionado ligado, não passou dos 7,6 Km/l, mas acredito que na estrada em velocidade constante o consumo deve ficar bem melhor, por isso não leve muito em consideração essa parte do teste.

A linha 2019 chega depois da exibição antecipada da versão aventureira FreeStyle no começo do ano. O sedan traz algumas novidades no estilo, desempenho, segurança, conforto e conectividade, ampliando a oferta de versões e equipamentos. As mudanças também chegam para consolidar o modelo como vice-líder de vendas no Brasil.

O modelo avaliado também oferece uma Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Com mudanças pontuais na carroceria, o Ka sedan 2019 ganhou nova grade, para-choques com grafismo em “C” e outros aprimoramentos que aumentaram a sua eficiência aerodinâmica. A linha oferece sete opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador e branco Ártico, a metálica prata Dublin e as perolizadas cinza Moscou, cinza Copenhagen, preto Bristol e marrom Trancoso, esta última exclusiva do FreeStyle.

Além disso a carroceria recebeu reforços estruturais que aumentam a rigidez torsional e a segurança, a suspensão traz uma nova calibração e a cabine oferece o melhor nível de silêncio da categoria, com a adoção de um pacote que inclui para-brisa acústico.

Por dentro o modelo também exibe um acabamento mais caprichado, com novos materiais de revestimento, texturas e cores. A central multimídia SYNC 3 oferece uma tela flutuante capacitiva de 6,5 polegadas, sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, favorece a visibilidade e o manuseio. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permite o espelhamento do Waze e o acesso a vários aplicativos com comandos de voz e uso intuitivo. Ela é acompanhada de duas entradas USB de carga rápida no console. O interior exibe materiais de boa qualidade e suaves ao toque, além de espaço de sobra para quem vai na frente e atrás, mostrando que cabem tranquilamente 5 passageiros sem aperto. Seu porta-malas é amplo e cabem 445 litros.

Nós testamos a versão mais completa Titanium que além da nova transmissão automática de seis velocidades, oferecida pela primeira vez na linha, possui com conversor de torque integrado. Ela conta com recursos avançados, incluindo a opção de trocas manuais na alavanca. O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, também inédito no modelo, tem 136 cv, torque de 158 Nm e entrega 89% da força máxima a apenas 1.500 rpm. O propulsor mostra seu fôlego logo na primeira arrancada, o que torna a direção de um certo modo até divertida. As trocas de marcha são sauves e não dão trancos, como um bom câmbio automático deve ser.

Dirigindo com ele na cidade, o Ka sedan se sai muito bem, a suspensão apesar de firme, não transmite para a cabine as irregularidades do piso e nas curvas o sedan se sai muito bem, mantendo sempre a trajetória com segurança. No geral, o modelo é muito estável e muito bom de guiar, a posição de dirigir é quase perfeita e o banco do motorista é bem macio.

O Ka Sedan Titanium 1.5, completo, com transmissão automática, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power e outros itens custa R$70.990. A linha oferece ainda mais de 50 acessórios originais para os consumidores que queiram personalizar seu modelo. De acordo com a marca, o Ford Ka 2019 tem as três primeiras revisões anuais durante o período de garantia com um valor fixo de e R$1.276 para os modelos 1.5. O cliente também tem a opção de contratar um dos planos Ford Protect, com três, quatro ou cinco revisões, que nestes últimos casos ampliam a garantia original em mais um ou dois anos, respectivamente. Todos podem ter o valor incluído no financiamento.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            136     128

Torque (kgf.m)         16,1    15,6

Tempo 0-100 (s)      10,6   

Consumo cidade (km/l)      7,6      10,9

Consumo estrada (km/l)    10,1    14

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm)   1.525

Largura (mm)           1.774

Comprimento (mm)             4.275

Peso (Kg)      1.135

Tanque (L)    51

Entre-eixos (mm)     2.490

Porta-Malas (L)        445

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo