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Avaliação – Renault Kardian Premiere Edition (Aut) 2025

Primeiro veículo a exibir a nova identidade de marca da Renault fora da Europa

Fotos: Marcus Lauria

Lançado em fevereiro desse ano, o mais novo produto da Renault, o crossover do segmento B (ou SUV compacto) Kardian, enfim chega para a nossa avaliação de uma semana. De acordo com a marca, o modelo avaliado é o primeiro veículo do International Game Plan 2027, o plano estratégico da Renault para os mercados internacionais. Apresentado em outubro passado, pelo CEO Fabrice Cambolive o Kardian é também o primeiro veículo produzido no país que traz a nova identidade da marca com o logo “Nouvel R” e a nova assinatura luminosa.

O SUV foi lançado com três versões: Evolution (R$ 112.790), Techno (R$ 122.990) e Première Edition (R$ 132.790), essa última avaliada pelo site. No início, ainda em pré-venda, o Kardian foi oferecido aos clientes por um RPass de R$ 1.000, que deu acesso a reserva do modelo, esse valor pago foi descontado no preço final do carro, portanto na efetivação do pedido, o cliente só pagou a diferença entre esse sinal e o preço do carro. Outros benefícios do RPass para os 100 primeiros compradores são o convite para o evento exclusivo de lançamento e um kit merchandising especial do Kardian entre outras vantagens.

O lançamento do Novo Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da marca. Este modelo inédito é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a ultrapassar fronteiras, representando a nova estratégia da marca fora da Europa. Graças a uma presença industrial histórica em várias regiões do mundo, a Renault vai iniciar a produção do Novo Kardian na planta de Curitiba (Brasil). Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca (SOMACA), no Marrocos.

Por fora, à primeira vista, recebem destaque os aros de rodas diamantados de alumínio de 17 polegadas. Bicolores, elas misturam o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas, criando um contraste de luminosidade. O desenho da carroceria do Kardian mistura linhas esculpidas e formas mais arredondadas, respeitando as referências da nova identidade visual da marca Renault. Suas proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 metros oferecem ao modelo uma silhueta compacta. Os traços característicos dos SUVs são imediatamente identificados nas barras de teto, no capô horizontal ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados.

Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo as linhas, enquanto que os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo. Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil. Ainda na traseira, o Kardian exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da marca, com as lanternas em formato de C. Associadas ao design do porta-malas e a antena tubarão, estas lanternas destacam o espírito SUV e a modernidade do Kardian.

Baseada no formato de losango, a grade frontal do Kardian exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás. O logo “Nouvel’R” da marca Renault, presente pela primeira vez em um modelo do mercado internacional, recebe destaque no centro desta moldura, como se fosse uma pedra preciosa incrustrada.

Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito esculpido e moderno. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir e conferem um visual único ao Kardian. A cor totalmente branca dos faróis de LED oferece melhor visibilidade e mais segurança nos trajetos.

O Kardian é equipado com barras de teto inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.

O SUV compacto da Renault é comercializado em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie (cor do modelo avaliado), cuja a aparência é equilibrada pelo teto preto em dois tons. As barras de teto e os protetores de cárter dianteiro e traseiro em tom de cinza prateado dão ainda mais destaque ao laranja da carroceria e a cor preta do teto, para um visual bem atual.

Por dentro, o console mais alto do Kardian confere um visual de SUV à cabine do modelo. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio. No total, o Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil.

Com uma distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes de trás. O volume do porta-malas é de 358 dm3 VDA (410 litros). Todos os ocupantes, sem exceção ficam bem posicionados no carro e com folga, o conforto é um dos pontos positivos do Kardian. O Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames. Outro importante elemento do design interno do modelo é o freio de estacionamento elétrico.

O novo modelo da Renault também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design mais moderno. A interface apresenta todas as informações sobre a condução, permitindo uma navegação fluida entre as diferentes visualizações. A central multimídia oferece oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno do carro. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia, deixando o ambiente bem agradável. Para quem tem filha pequena que nem eu, isso torna-se uma diversão para os pequenos.

Outro diferencial tecnológico do Kardian é a tela multimídia de 8 polegadas, com design flutuante e bordas finas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela. Esta central multimídia oferece uma resposta rápida aos comandos do usuário. Esta tela também oferece acesso às regulagens do sistema MULTI-SENSE. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense.

Ainda no interior do Kardian os bancos são forrados com um tecido em dégradé de laranja. No painel, os pespontos na cor laranja e a faixa decorativa remetem a este universo de cores vibrantes por meio do uso do couro sintético, mesmo material encontrado nos adornos aplicados nas portas frontais. Os exclusivos bancos têm como destaque a ornamentação feita por meio de linhas esculpidas, que remetem ao losango da marca em 3D.

Cheio de tecnologia, o Kardian vem com Alerta de ponto cego e câmera multivisão – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.

Também chega com câmera multivisão. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira. O Cruise control adaptativo (ACC) que é um aliado de peso para os condutores nos trajetos mais longos, aumentando o conforto e a segurança. Depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador.  Quando não há um veículo à frente, o cruise control adaptativo funciona como um cruise control normal. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.

Também o alerta de distância segura, que tem a função adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona entre 30 e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado. Que faz parceria com o alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência, que em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do alerta sonoro, um alerta visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo.

O Kardian conta com um conjunto completo de dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), como o assistente de partida em rampa que é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%. Este sistema impede que o veículo retroceda, acionando os freios automaticamente quando o condutor tirar o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida. O limitador de velocidade e o cruise control proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.

Para proteger todos à bordo, estão lá os seis airbags, sendo dois frontais (condutor e passageiro), laterais e do tipo cortina. Na frente, a estrutura da carroceria é reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral. Além disso, em situações críticas de condução, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.

O Kardian é comercializado no Brasil com um motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que entrega 125 cv (92 kW) para um torque de 220 Nm. Ele está associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC de 6 marchas. Além da economia de combustível, com gasolina, graças ao sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece excelente reatividade. O torque de 220 Nm garante uma condução eficiente e economia de energia.

Realmente durante o teste de uma semana o Kardian se saiu muito bem no quesito desempenho, o motor tem fôlego de sobra para empurrar seu peso total. Tanto nas arrancadas, como nas retomadas o SUV da Renault mostrou que não fica para trás em nenhuma dessas situações. O câmbio tem trocas suaves e só peca mesmo nas retomadas, que são levemente bruscas. Sobre o consumo, o veículo nos foi entregue abastecido com etanol, o que fez sua média não ser muito boa, rodando sempre com ar-condicionado ligado e em trajetos urbanos, nossa média foi de 6,3 Km/l, chagando a 5,4 em certos momentos. Acredito que se estivesse com gasolina o consumo seria muito melhor.

Este sistema de câmbio com dupla embreagem EDC  agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante. Além disso, este câmbio conta com a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva nos países da América Latina já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio teve sua estreia mundial e já foi lançado nos mercados da América Latina.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            125

Torque (kgf.m)         22,4

Câmbio          dupla embreagem man.sequ.com modo auto de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.595

Largura (mm)           1.773

Comprimento (mm)             4.119

Tanque (L)    50

Entre-eixos (mm)     2.604

Porta-Malas (L)        410

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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