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Avaliação – Peugeot 308 Griffe 1.6 THP Aut. 2016

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Fotos: Marcus Lauria

Na Europa ele mudou completamente. Outra plataforma, visual mais alemão, estilo mais hatch e menos minivan, frente com a nova identidade visual da marca. Já por aqui, como importar o 308 europeu ficaria muito caro e produzi-lo aqui (ou na Argentina) seria economicamente inviável, a Peugeot levou o 308 à clínica de cirurgia plástica, colocou uma boa grana na mesa do cirurgião e, logo após o procedimento, o resultado está nas fotos.

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De tudo o que mudou no 308 europeu, o nosso 308 recebeu apenas as mudanças na dianteira: novos faróis, nova grade e novo desenho do para-choque. Nas laterais e na traseira, nada de novo, tudo como era antes, e isso não é tão ruim assim. De fato, o estilo monovolume/minivan do 308 garante bom espaço interno para os ocupantes, especialmente para a cabeça, e nesse ponto ele pode levar vantagem sobre os concorrentes.

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E já que falamos de espaço interno, a vida no interior do 308 é muito boa, com bancos bem anatômicos e confortáveis, revestidos em couro nessa versão Griffe. Os arremates são bons, as peças transmitem sensação de qualidade, enquanto os passageiros ainda desfrutam do teto de vidro que, embora seja fixo, é bem agradável à noite ou em dias não muito quentes. Ocupantes de estatura razoável se abrigam bem no carro e as malas possuem um compartimento de 430 litros para elas, algo realmente incomum em um hatch.

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Ainda do lado de dentro reside uma das maiores novidades da linha 2016, que é a central multimídia totalmente renovada, agora sensível ao toque e posicionada abaixo das saídas de ar. A central anterior ficava na altura dos olhos, mas tinha utilização confusa por não contar com touchscreen. Já a central nova, além de ser mais intuitiva, traz também funcionalidades para interação com o celular: Apple CarPlay e Mirror Link. O ponto negativo fica pelos comandos de som (e cruise control) amontoados em um paddle atrás do volante, difíceis de operar e decorar suas funções.

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Manobrar o 308 é tarefa tranquila, graças aos bons retrovisores, grande área envidraçada e posição elevada de dirigir. Há também câmera de ré e sensores de estacionamento na dianteira/traseira, que facilitam para colocar o hatch em vagas apertadas. E suas dimensões não são das menores: 4,29 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,61 m entre os eixos. Sua direção eletro-hidráulica é suave em manobras e possui o peso correto em velocidade.

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O 308 com facelift estreou também o motor THP 1.6 turbo flex, com 166/173 cv @ 6.000 rpm (G/E) de potência e 24 kgfm @ 1.400 rpm de torque. Quando comparado ao THP que bebe apenas gasolina, este propulsor entrega 8 cv a mais de potência quando abastecido com etanol. Além disso, sua transmissão automática sequencial de seis velocidades ganhou uma nova calibração e função ECO, que permitem até 7% de economia de combustível segundo a Peugeot.

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Na prática, o Peugeot 308 ficou mais suave em todas as suas reações: o acelerador está menos sensível, a suspensão mais complacente e até mesmo o pedal do freio se tornou mais progressivo. Isso se traduz em um rodar bem suave no ciclo urbano, especialmente com a transmissão em modo ECO subindo as marchas sempre em giros baixos, favorecida pelo bom torque em baixa do motor THP. Seu consumo médio com gasolina foi de 8,5 km/l, com ar ligado em todo o percurso.

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Já em uso rodoviário, o motor turbo mostra que tem força de sobra para carregar os 1.392 kg do Peugeot 308. As acelerações ocorrem com boa desenvoltura, as retomadas são bem rápidas, especialmente com o modo “S” acionado no câmbio e, para aqueles que gostam de estar no comando da situação, o modo sequencial da transmissão EAT6 é bem permissivo. O ajuste mais suave de suspensão não alterou a ótima estabilidade do 308, e o carro continua com a mesma boa dinâmica de sempre, que não se intimida nem diante de rivais com suspensão traseira multilink (o Pug usa eixo de torção). Seus freios são ótimos e a tendência no limite é dianteira. Seu consumo médio com gasolina foi de bons 14,5 km/l, com ar ligado.

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No geral, o Peugeot 308 sabe agradar e cativar em todos os aspectos, ainda que o projeto antigo possa incomodar os mais exigentes. Pelo preço de R$ 85.490 que a Peugeot cobra por esse modelo, pode-se encontrar concorrentes mais modernos como VW Golf e Ford Focus, ou concorrentes datados como Chevrolet Cruze e Fiat Bravo, mas nenhum deles é tão convincente na relação desempenho x equipamentos x preço quanto o Peugeot 308 Griffe THP.

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