Avaliação – Peugeot 208 1.0 T200 Style (Aut) 2024
Com seu motor turbo de até 130 cv da Stellantis, o hatch francês se destaca em performance e dirigibilidade
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Com certeza esse carro que testei foi a novidade mais esperada para os entusiastas da Peugeot no Brasil. Enfim, a marca anunciou em setembro do ano passado o lançamento do 208 com motor turbo (o mesmo da linha Stellantis), “upgarde” que deixou o belo modelo da marca francesa muito mais esperto e ágil, além da ótima dirigibilidade já conhecida do 208. A nova geração chegou por aqui em 2020 e causou um alvoroço entre os entusiastas da marca, mas na época só tinha a opção do motor 1.6 16V da antiga PSA, o EC5, deixando a desejar em performance. Agora com a versão turbinada o cenário muda da “água para o vinho”, como diz o ditado. Mas será que o 208 apimentado é isso tudo mesmo? Continue lendo o texto que te conto tudo a seguir.
CONFIRA O CLIPE: https://youtu.be/3sTBl6Rq3nI?si=2-xFUa6L8JsBvfw7
Por fora, além do design atraente, surge um badge com a inscrição Turbo 200 na traseira, localizado à direita da tampa do porta-malas. O que logo chama a atenção de quem sabe do que se trata. O hot hatch francês com o motor 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis (esse propulsor já é encontrado em carros da Fiat como Pulse, Fastback e, mais recentemente, Strada) tem 200 Nm de torque disponíveis a 1.750 rpm – o pico de força surge em rotação mais baixa do que o registrado nos concorrentes.
Esse motor já tem a tecnologia MultiAir na admissão, variando tanto o tempo quanto o tanto que as válvulas abrem. No escape, o comando é variável convencional. Ou seja, diversão pura para quem gosta de acelerar. Já dotado de injeção direta de combustível, ele permanece entregando até 130 cv de potência a 5.750 rpm com etanol e 125 cv na mesma rotação com gasolina. O torque, de 20,4 kgfm com pico a partir de 1.750 rpm, é igual para ambos os combustíveis.
Segundo a marca, o 208 é o modelo mais leve a receber este motor turbo, o que contribui para o baixo consumo – seja com etanol, seja com gasolina. O resultado foi aperfeiçoado em mais de 1 milhão de quilômetros, distância percorrida pelos protótipos na fase de testes. O trabalho permitiu tirar o máximo do motor produzido em Betim (MG) pela expertise do grupo Stellantis. Porém em nosso teste, isso não foi comprovado, rodando somente em percurso urbano, sempre com o ar-condicionado ligado e em alguns momentos pegando uma Serra e ruas sem trânsito a nossa média com gasolina foi de 7,2 Km/l. Não testamos com etanol.
Pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio da Peugeot é equipado com o câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 7 velocidades, que traz um software exclusivo para aumentar sua eficiência energética. O resultado aparece nos números de desempenho, superiores aos de seus concorrentes. Essa solução tecnológica permite ainda a redução de 2% na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), de acordo com as metas estabelecidas pelo programa Rota 2030. O Peugeot turbinado, porém, não tem borboletas para o acionamento do câmbio em modo manual atrás do volante.
A programação do câmbio – que é fornecido pela Aisin – oferece o modo Sport, além de permitir trocas manuais por meio da alavanca. Em um instante, roda-se com total suavidade e conforto. No outro, a sensação é de estar em um autêntico esportivo compacto. Cabe ao motorista escolher, e poder de escolha é o que não falta na Peugeot.
A suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as versões turbinadas. O comportamento dinâmico ficou ainda mais equilibrado, com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto desse leão, há novas pinças de freio mais eficientes. O 208 Turbo chega disponível em três versões: Allure, Style e Griffe. Todos com bons pacotes de itens de série e preços extremamente competitivos, recebem o modo Drive Sport.
A primeira versão Allure Turbo (R$ 99.990), conta com todos os itens da versão Active 1.6, como central multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond.
O modelo ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional Excellence. O pacote também adiciona o Peugeot Entry n’ Go (ADML) entre os itens do veículo. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.
Já a série especial Style (que nós avaliamos por uma semana), chega com pacote completo da versão Allure + Pack Excellence, o modelo conta ainda com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil. A versão também possui detalhes únicos como os bancos Style em tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira Peugeot, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados.
O pacote tecnológico da versão Style inclui ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista. A mágica acontece por meio da interação de duas telas e foi desenvolvida para oferecer conforto visual em qualquer condição de luminosidade.
O interior escurecido conta com costuras na cor azul, combinadas a proposta tecnológica e moderna do 208 Style Turbo. É o típico ambiente que fica bem na foto, principalmente se o passageiro recolher o forro do teto panorâmico para aumentar a entrada de luz na cabine. E não é preciso se preocupar com a bateria do smartphone após as selfies, basta utilizar o carregador por indução para fazer a recarga sem precisar de fios.
Falando em espaço para os passageiros, o 208 Style não é o carro ideal para carregar cinco adultos, no máximo quatro e ainda assim um pouco apertados. Se o motorista for grande então, desista, no máximo três conseguem andar confortáveis no hatch. A cabine dos “Série 2” da marca já são conhecidas por esse “problema”. Enquanto que o o porta-malas de apenas 265 litros é um problema para quem gosta de levar muitas malas.
Um dos diferenciais tecnológicos presente no modelo é o Visiopark 180°. Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra.
A sensação de bem-estar a bordo é garantida também pelo ar-condicionado de maior capacidade, algo possível pela adoção de um compressor mais potente. A força do motor turbo permite o upgrade sem comprometer o consumo e o desempenho. Tudo isso é embalado por um desenho que supera as expectativas tanto em forma como em função e que garantiu ao 208 o primeiro lugar no tradicional concurso internacional Car Design Awards.
Para quem optar pela versão topo de linha Griffe (R$ 114.990) vai receber ainda no pacote de itens de série a adição de 6 airbags, sensor de chuva e luminosidade, visiopark 180°, i-Cockpit 3D, ponteira cromada e Peugeot Driver Assist, que consiste em auxílios a condução com: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa.
Para os que dão prioridade para se divertir ao volante, sem pensar em muito espaço para levar os amigos ou família para passear e não carrega muita bagagem, o 208 Style é a versão ideal para quem curte um carrinho ideal para o dia a dia e que também serve para aproveitar uma boa estrada. O preço da versão avaliada parte de R$ 109.990 que combinando um belo pacote de equipamentos com um visual externo esportivo.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 130 125
Torque (kgf.m) 20,4 20,4
Velocidade Máxima (km/h) 200 200
Tempo 0-100 (s) 9
Consumo cidade (km/l) 8,8 12,5
Consumo estrada (km/l) 10 14,1
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.453
Largura (mm) 1.745
Comprimento (mm) 4.055
Peso (Kg) 1.139
Tanque (L) 47
Entre-eixos (mm) 2.538
Porta-Malas (L) 311
Ocupantes 5
*Dados do fabricante