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Avaliação – Peugeot 2008 1.0 T200 GT (Aut) 2025

Lançamento traz à gama o retorno da emblemática nomenclatura GT

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Ele chama a atenção por onde passa é bom de dirigir e confortável para até quatro passageiros, além de ter um porta-malas generoso (347 litros) e muita tecnóloga a bordo. Eu estou falando do novo Peugeot 2008 na versão mais completa GT que eu pude avaliar por uma semana.

CONFIRA O CLIPE: https://youtu.be/mJWMHcSd7gs?si=3cOlC7l2V8_iNPlo

Avaliei por mais de uns 200 km na cidade, sempre com etanol no tanque o novo crossover/SUV da marca francesa, que agora usa um motor turbo da Stellantis. Apesar da má fama da marca no Brasil nos últimos tempos, a marca francesa tem passado por bons momentos e isso vem mudado de uns tempos para cá, desde que o Grupo Stellantis assumiu o comando das marcas Peugeot e Citroën. E isso é um bom sinal para ambas as partes e torço para que tudo dê certo para as marcas.

Portanto, não fiquem mais com aquela incerteza de ter ou não ter um modelo de ambas as marcas. Além dos produtos, que em minha opinião, sempre foram de qualidade (eu já tive três Peugeots), o pós-venda nas concessionárias vem melhorando a cada ano, sei disso, pois acompanho a evolução da marca desde sua entrada aqui no Brasil. A estratégia da marca tem dado certo e o consumidor está apostando nessas mudanças comprando os modelos das montadoras.

Agora vamos ao que interessa, falar do novo Peugeot 2008, o design chama a atenção logo de cara. O modelo tem um perfil tecnológico e é o principal lançamento da Marca na América do Sul. Com a chegada da nova gama do 2008 traz consigo novas versões como a GT, versão avaliada pelo site.

A nova linha 2008 representa a estreia no país da mais atual identidade da marca no Mundo. As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a enorme grade frontal que apresenta o novo logotipo Peugeot – que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão – e se estende até os faróis que entregam o efeito felino tão característico da Peugeot.

A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o elegante lettering Peugeot. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Na lateral o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17”, dotadas de um chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro. As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama. Para as versões GT, adicionam-se o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.

A nomenclatura 2008 está estampada na porção traseira do veículo, em nova grafia. O porta-malas dispõe de 374 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos. Todas as versões do Novo 2008 recebem a badge Turbo 200 na traseira do veículo, à direita, em referência a motorização.

O i-Cockpit é um conceito inédito em automóveis e patenteado pela Marca, que entrega ergonomia a partir de soluções inteligentes e funcionais, a fim de acomodar o condutor de maneira muito confortável, com o máximo de comandos estrategicamente posicionados para garantir um fácil acesso. O i-Cockpit já soma mais de 10 milhões de unidades vendidas ao longo da última década.

Para quem ainda não conhece, ele tem base nos seguintes conceitos: Volante Sport Drive: compacto, de dimensões reduzidas e base achatada; Painel de instrumentos elevado: evita desviar significativamente a visão da estrada; Tela touch de fácil alcance e na linha de visão do motorista; Série de teclas de “alternância”: permite acesso direto às principais funções do veículo.

O volante Sport Drive é uma das principais características. Compacto, com regulagem de altura e profundidade, ele traz revestimento em couro, apresenta o novo logotipo da Marca ao centro e aloja os comandos do sistema multimídia (fontes de áudio e telefone), bem como os controles de volume e voz. Nas versões GT, recebe costura exclusiva na cor verde, além do novo emblema GT em sua base. Eu particularmente não gosto muito desse volante pequeno, acho que limita muito o manejo da direção, e além disso, não é tão prático como falam. Acho que um volante um pouco maior seria perfeito para esse e outros modelos da marca, mas apesar de tudo, é muito bonito.

O painel de instrumentos digital 3D e tecnologia holográfica está estrategicamente posicionado ao nível dos olhos, por cima do volante, tem um novo design de telas de 10” e alta definição e, ainda, é totalmente personalizável, permitindo a organização e disposição das informações de acordo com as preferências do condutor. O problema é só quando a luz bate diretamente no painel, que faz com que a leitura dele fique um pouco prejudicada, fora isso, tem ótima visualização.

No centro do painel está o inédito sistema de entretenimento, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. Com respostas semelhantes às de um smartphone, essa multimídia totalmente nova garante uma experiência de uso intuitiva. O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A. Vale dizer que entre as novidades para o Novo 2008 está o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.

Assim como no exterior, o interior do 2008 apresenta muitas novidades, além de ser totalmente novo. Para começar, o interior é escurecido, além da aplicação de detalhes cromados em alguns pontos, como maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel. O painel recebe revestimento Carbon em todas as versões, enquanto o acabamento e o estilo dos bancos variam de acordo com a configuração, podendo mesclar tecido e couro, revestimento 100% em couro, ou Alcântara (caso do modelo avaliado). Há, ainda, elementos exclusivos para as versões GT, como pedais esportivos e soleira Peugeot em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta.

A lista de itens de conforto e comodidade é extensa, e o melhor: está disponível de série. Entre eles, vale destacar: Ar-condicionado automático digital; Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); Sensor de chuva; Freio de estacionamento eletrônico; Banco do motorista com regulagem de altura; Retrovisores externos com comandos elétricos (+ rebatimento eletrônico a partir da versão Allure); Luzes indicadoras de direção nos retrovisores Câmera e sensor de estacionamento traseiro (versão Active); Visio Park 360° (versões Allure e GT): sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira. Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo; Carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT).

As versões GT contam com teto solar panorâmico, diferencial que além de agregar valor no aspecto estético, ainda amplia a sensação de liberdade, conferindo aos ocupantes uma experiência muito mais imersiva com o ambiente externo. Todas as versões são equipadas com o moderno e tecnológico Motor Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve. O consumo com etanol durante todo o teste foi de 5,5 Km/l, sempre na cidade e com o ar-condicionado ligado. Acredito que com gasolina essa média deve ser bem melhor, chegando na casa dos 10 Km/l.

O propulsor traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão. As acelerações são bem fortes, e as arrancadas se destacam com esse propulsor, principalmente em saídas de semáforos. Ultrapassar na rua ou na estrada vira brincadeira para quem dirige. Mesmo cheio o motor dá conta do recado e não decepciona em qualquer situação. Um motor da linha Abarth com 185 cv e 270 Nm de torque seria uma boa pedida para esse 2008.

O bom desempenho também, do trabalho deste propulsor associado ao câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento: Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto; Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts); Modo Sport – garante uma tocada mais “esportiva e dinâmica”, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor.

São diversos os equipamentos que proporcionam uma condução mais fácil e muito mais segura. E o mais interessante é que não há opcionais: o pacote é bem completo de série. Entre os itens disponíveis para toda a gama estão, por exemplo, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis aribags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.

E não para por aí: a oferta do Peugeot Driver Assist torna ainda mais amplo o pacote de série das versões GT, garantindo um importante adicional de dispositivos de auxílio ao motorista – o que impacta diretamente num nível mais alto de segurança para pedestres, ciclistas e motoristas de outros veículos. O Peugeot Driver Assist inclui: Alerta de Ponto Cego – disponível para as versões Allure e GT; Alerta de Colisão; Frenagem de Emergência Automática; Auxílio de Farol Alto; Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade; Detector de Fadiga; Piloto Automático Inteligente (ACC) – exclusividade da versão elétrica; Alerta e Correção de Permanência em Faixa.

Produzido na fábrica de Palomar, na Argentina, o 2008 está disponível em cinco cores para a carroceria: Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica) – esta última, exclusiva para a versão GT.

O Novo 2008 reforça os serviços disponíveis, como: os três anos de garantia com disponibilidade de veículo reserva, três revisões pelo preço de uma (R$732) e serviços de atendimento premium, assistência completa e gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana, reboque gratuito, socorro mecânico, hospedagem, serviço de despachante, entre outros. Agora com desenho igual ao 2008 europeu, o SUV desembarca no mercado brasileiro em três versões: Active, com preço de R$ 124.990, Allure, a R$ 149.990, e GT, a R$ 169.990.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            130     125

Torque (kgf.m)         20,4    20,4

Velocidade Máxima (km/h)           200     200

Tempo 0-100 (s)      9

Consumo cidade (km/l)      8,8      12,5

Consumo estrada (km/l)    10       14,1

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.548

Largura (mm)           1.776

Comprimento (mm)             4.309

Peso (Kg)      1.272

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.612

Porta-Malas (L)        374

Ocupantes    5

*Dados do fabrciante

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