Avaliação – Nissan Versa Exclusive 2023
Belo, bem equipado e com preço competitivo, Versa dá trabalho para a concorrência no segmento dos compactos “premium”
Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria
Meus fiéis leitores sabem que já testei o Nissan Versa Sense 2022 e que gostei muito o carro. Lendo a matéria desse Versa Sense 2022 dá para sentir boa parte da minha empolgação ao volante do modelo. O visual do carro me agradou muito, assim como o powertrain (motor e câmbio manual). A suspensão é muito bem acertada e o espaço interno é nota 10. O porta-malas é bem grande, são 482 litros para colocar tudo o que a família quiser levar na viagem. Ou seja, ao lançar o novo Versa a Nissan chegou “pesadona” para brigar com a concorrência, indiscutivelmente.
Agora imaginem esse mesmo carro ainda mais equipado, com bancos em couro, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado na traseira, sistema de câmeras 360, radar anticolisão frontal, faróis em led e, para encerrar, um câmbio CVT bem programado, capaz de auxiliar na economia sem deixar o carro chocho quando a ideia é andar forte? Se te interessou, me acompanhe por favor.
Montado sob a plataforma Global V da Renault, a Nissan encara o Versa como um sedan global, tendo por essa razão comercializado o modelo em aproximadamente 170 países. Lançado no Brasil em 2007, o Nissan Versa começou a ser vendido no país com o nome de Tiida. Na época, era importado do México.
Em 2011, a Nissan lançou no Brasil a 2a geração do Versa, que conviveu com o Tiida (ou Versa de 1a geração) até 2013. Hoje o Nissan Versa está na sua 3a geração, que mantém a plataforma (ou seja, espaço interno e bom porta-malas garantidos) e agrega mais equipamentos e um visual totalmente novo, aprimorado. Interessante notar que o Versa de 2a geração conviveu com o Versa de 3ª geração por algum tempo, batizado de V-Drive.
As novas linhas ficaram mais sinuosas e deixaram o modelo com cara mais jovem, mas sem renunciar ao visual tradicional que caracteriza um sedan. O polêmico estilo antigo foi substituído por um visual moderno. Na dianteira, as linhas estão alongadas, com faróis afilados e uma bela grade cromada. Já nas laterais destacam-se os apliques na coluna C, gerando o efeito de “teto flutuante”.
Desta vez a versão liberada pela Nissan para teste foi a topo de linha “Exclusive“. As rodas são aro 17, diamantadas e com detalhes em preto. Os pneus vêm na medida 205/50. O perfil desse pneu é bem baixo… De um lado, isso significa beleza estética e estabilidade aprimorada. Do outro lado, se o dono não tiver cuidado, as rodas rapidamente ficarão arranhadas e empenadas, enquanto os pneus ficarão com bolhas em função dos buracos. Em função do bom trabalho realizado pela engenharia da Nissan, as rodas maiores com pneus de perfil baixo não comprometem o conforto ao rodar. Na traseira chamam a atenção as novas lanternas, com design bem superior às anteriores. Pena que as lâmpadas são halógenas… Na versão topo de linha do Versa, pelo menos, a Nissan poderia ter brindado o modelo com lanternas em led.
Há também um defletor de ar na parte inferior do para-choque agregando valor ao visual. Destaca-se que não foi só o design externo que mudou (para melhor).O interior do carro também passou por profundas mudanças. A diferença em relação à geração anterior é muito perceptível. O painel, por exemplo, foi totalmente redesenhado e confeccionado com materiais de melhor qualidade, sendo apresentado em dois tons com uma texturização ao centro. Na parte do painel virada para o motorista há uma faixa em cor clara feita em material macio, imitando couro. O interior do carro, no geral, passa sensação de qualidade.
Por falar na região central do painel, há um sistema multimídia com display touchscreen colorido de 7”, entrada auxiliar, bluetooth e conectores USB (um dianteiro + tomada 12v e dois traseiros). A multimidia é equipada com o Nissan Connect, que oferece Apple CarPlay e Android Auto via cabo, além de internet wi-fi para os ocupantes. É uma pena ter que usar cabo para usar o Apple Carplay e Android Auto. Como essas funções exigem muito do cabo, qualquer mal contato faz o Apple Carplay ou Android Auto parar de funcionar. Para fugir desse inconveniente, é necessário usar um cabo de qualidade.
O multimídia também oferece um sistema de navegação proprietário, independente. Tem gente que gosta de poder navegar sem o auxílio do celular. Adianto que não faço parte dessa turma, sou daqueles que dirige o tempo todo com o Android Auto ativado, controlando tudo em matéria de navegação e entretenimento. É através da multimidia que o motorista comanda o sistema de câmeras 360º do Versa. Comecei o teste acreditando que o sistema era um plus totalmente dispensável. Durante o teste, entretanto, mudei um pouco de ideia em relação ao sistema. Ele te transmite sim mais segurança na hora de manobrar. Através dele é possível confirmar quer não há nada impedindo a manobra. Vejam bem, eu disse “confirmar que não há nada impedindo a manobra”. A verdade é que nada substitui os retrovisores, continuam sendo importantíssimos em qualquer manobra.
A versão Exclusive traz 6 auto falantes (dois tweeters instalados na coluna A, na altura do painel e woofers nas 4 portas). É um sistema simples, mas com boa qualidade sonora para a categoria.Abaixo do multimídia ficam os comandos do ar-condicionado digital, com função AUTO e zona única de controle de temperatura. O painel de instrumentos também ganhou um visual novo, bem mais atual, contendo uma tela multifuncional de 7” polegadas e 12 funções (conta-giros digital, bússola, informação de GPS, multimidia, econômetro, etc). A tela é colorida, mas na maior parte do tempo mostra caracteres em cor cinza claro, bem sóbria e chique. Essa interessante tela multifuncional é fácil de ser operada e está disponível a partir da versão Advance.
Nas portas os materiais também melhoraram consideravelmente. As maçanetas internas são cromadas desde a versão Sense, algo que não é comum para a categoria. O local onde apoia-se o braço é macio, agradável ao tato. Tem gente na internet comentando que gostaria de ver o mesmo couro claro que cobre parte do painel na porta, como se vê no maior concorrente do Versa (o Honda City). Eu prefiro não ter couro claro na porta, pois suja rápido. Os bancos estão com um desenho novo, arrojado, com forração em couro em dois tons e uma espuma de boa densidade. O banco do motorista, já na versão Sense, é equipado com a tecnologia Zero Gravity da Nissan (Gravidade Zero, numa tradução livre), que ajuda a reduzir a sensação de peso e acomoda o corpo do motorista de modo competente, com muito conforto.
É preciso reconhecer que o interior do novo Versa ficou muito bonito e moderno, repleto de bons materiais, tudo agradável ao olhar. As novidades da 3a geração do Versa não pararam por aí…É interessante notar que, desde a versão mais básica (a Sense), o Nissan Versa já traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), ar-condicionado, comandos de áudio e telefone no volante, chave presencial (I-key), botão de partida (itens raros em modelos da categoria), controle de tração e estabilidade, ABS (com controle eletrônico de frenagem – EBD e assistência de frenagem – BA), auxiliar de partida em rampa (HSA), sensor de estacionamento traseiro. A versão Exclusive adiciona ainda mais dispositivos de segurança ao modelo, a saber: detector de objetos em movimento (MOD), monitoramento de ponto cego (BSW), alerta de tráfego cruzado (CTA), alerta de colisão frontal (FCW) e assistente inteligente de frenagem (FEB).
O alerta de colisão frontal foi acionado poucas vezes durante o teste. Normalmente os carros que têm esse recurso costumam alertar sobre possíveis colisões com uma certa frequência, mesmo quando não há risco eminente de colisão. São muitas sensíveis, a meu ver, ao ponto de tornarem-se inconvenientes. Gostei da calibragem do sistema do Versa. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambores na traseira. Para um carro dessa categoria, é uma solução ok.
O espaço interno do modelo continua acima da média, principalmente no banco traseiro. Uma pessoa com 1,80 consegue facilmente cruzar a perna ao sentar-se no banco traseiro, mesmo o banco dianteiro estando regulado para uma pessoa de estatura similar. O porta-malas, com 482l, oferece muito espaço, apesar das dobradiças estilo “pescoço de ganso” roubarem um pouco desse espaço.
O motor do Versa é o mesmo utilizado por outro modelo da Nissan, o SUV Kicks (código HR16DE 1,6L). Trata-se de um motor 1.6 flex atmosférico de 4 cilindros, bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas, duplo comando com acionamento por corrente (nada de correia dentada!), variação de fase na admissão e escapamento. No etanol entrega 113cv a 5.600RPM, podendo o torque máximo (15,3Kgfm) ser alcançado a 4.000RPM. Na gasolina os números são ligeiramente menores: 110cv, 15,2Kgfm de torque. Trata-se de um motor bem elástico, que permite retomadas de velocidade com suavidade e segurança.
O câmbio XTRONIC CVT é capaz de simular 6 marchas e vem com uma ótima programação. Esqueçam a sensação “enceradeira” dos antigos CVT… O câmbio do Versa casa em com o motor e contribui para o rodar suave do carro. Há um botão SPORT que faz subir o giro do motor, mas não curti muito essa função. O desempenho não muda muito e o barulho dentro da cabine aumenta consideravelmente. O isolamento acústico não é ruim, mas nos faz lembrar que estamos ao volante de um carro compacto. Com esse conjunto motor e câmbio, e considerando o peso do carro (1138kg), é possível afirmar que o desempenho do sedan é muito bom. O carro faz 0-100km/h em 10.7s, e alcança uma velocidade máxima de 180km/h.
Em termos de consumo, os números homologados do Versa são igualmente bons: 8,1km/l no etanol e 11.5km/l na gasolina (cidade) e 10.2km/l no etanol e 14.7km/l na gasolina (rodovia). Vale lembrar que estamos falando de médias de consumo. Vai ter sempre gente comentando que com ele o carro não alcança essas médias, como também vai ter gente falando que consegue extrair do carro médias melhores. Comigo, por exemplo, o consumo ficou em 9,6km/l no uso urbano. Imagino que o tanque de 41L do Versa estava abastecido com uma mistura etanol/gasolina. O problema é que, como não fui eu que abasteci, não sei em qual proporção. Vai ter gente afirmando que o tanque do Versa é pequeno, poderia ser maior (41L)… Na minha visão, como o carro é econômico, essa capacidade é suficiente, garantindo uma boa autonomia para o carro.
Os bons números de desempenho e consumo reduzem o peso das críticas que o modelo receberá por não ter motor turbo (nem como opcional), nem injeção direta de combustível, similar ao que é oferecido pela concorrência. A meu ver, a vantagem de ter um motor sem essas modernidades aparece na hora da manutenção, que certamente será mais em conta (e menos frequente).
A suspensão do Versa é bem equilibrada, oferecendo ótima estabilidade e conforto. Em termos de construção a Nissan segue uma solução bastante tradicional, adequada para a proposta do veículo: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Vale ressaltar que a versão 2023 do Nissan Versa recebeu novo ajuste de suspensão, bem como reforços estruturais que aumentaram a rigidez do modelo. Como dirigi o modelo 2022, posso afirmar que tais modificações são perceptíveis e contribuíram para uma maior sensação de qualidade e conforto ao rodar.
Agora vamos aos valores: a versão Exclusive automática testada custa aproximadamente R$122 mil. Com a cor opcional azul cobalto (muito bonita, por sinal, atrai olhares na rua) o preço sobre para R$124 mil. Considerando que o Versa é um carro compacto, não é barato. É necessário reconhecer, entretanto, que dentro da realidade do mercado automotivo brasileiro, o modelo oferece uma boa relação custo-benefício. É fato que a Nissan logrou entregar para o mercado um Versa aprimorado, melhor em todos os aspectos se comparado à geração anterior.
Em um mundo dominado pelos SUVs, os sedans precisam se preparar para a guerra se quiserem conquistar a garagem dos consumidores. Não é à toa que muitas marcas vêm desistindo de comercializar sedans, principalmente aqueles de valor mais elevado. Analisando a concorrência, posso elencar como principais concorrentes do Versa modelos como Toyota Yaris Sedan, Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Honda City, com destaque para este último, que parece ter projetado para brigar com o Versa. Como foi lançado após essa geração do Versa, consegue números ligeiramente melhores em praticamente todos os quesitos: desempenho, consumo, qualidade interna dos materiais… E o City tem o desejado piloto automático adaptativo, equipamento ausente no Versa. Se os dois estiverem no mesmo preço, talvez o City seja uma melhor compra, mesmo sendo mais feio do que o Versa. Pois é, quem diria, Versa virou sinônimo de carro bonito.
Jogando contra o Versa ainda temos a notícia de que em 2024 ele receberá um “face lift”. Busquei o novo modelo na internet e percebi que trata-se realmente de um “face-lift”, pois apenas o desenho da frente do carro muda ligeiramente. As laterais, o interior e traseira permanecem praticamente os mesmos. Desnecessário dizer que o powertrain também permanece o mesmo. Seria legal se, em 2024, a Nissan importasse do México a versão SR do Versa, com apelo mais esportivo. É pouco provável que a montadora traga essa versão para o Brasil, mas vamos ver, quem sabe né. Pois é, a vida do Nissan Versa não será fácil por aqui… O fato é que, com visual atraente e bem equipado desde a versão mais básica, o Versa apresenta bons atributos para disputar o seu espaço no competitivo mercado nacional de sedans compactos.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 114 114
Torque (kgf.m) 15,5 15,5
Velocidade Máxima (km/h) 180 180
Tempo 0-100 (s) 10,7 N/D
Consumo cidade (km/l) 8 11,7
Consumo estrada (km/l) 10 13,9
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.475
Largura (mm) 1.740
Comprimento (mm) 4.495
Peso (Kg) 1.131
Tanque (L) 41
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 482
Ocupantes 5
*Dados do fabricante