AvaliaçõesNissanNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Nissan Versa 1.6 SR CVT 2025

Alerta de colisão frontal e assistente de frenagem passam a ser itens de série para toda a linha

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Um sedã que merece mais atenção no mercado e que é esquecido na hora da escolha da compra é o novo Nissan Versa. Aconselho aos que estão buscando esse tipo de veículo dar uma atenção maior para esse modelo da marca japonesa. Com design renovado e com linhas atraentes o Versa é uma ótima opção para quem procura um sedã espaçoso, bem acabado e com um ótimo porta-malas. Mesmo não tendo um motor turbo, o Versa desenvolve bem sua potência no dia a dia e se sai bem na estrada, além de ser muito confortável.

CONFIRA O CLIPE: https://youtu.be/3t9BW5t3R4g?si=eE3zQHabcR0iFX6l

E para reforçar as vendas e evidenciar o Nissan Versa no mercado, a marca resolveu lançar mais uma versão, desta vez com apelo esportivo, a SR. Atualmente a maioria das montadoras nacionais tem um modelo com “inspiração” esportiva, onde só o visual é destaque, sem mudanças mecânicas. É o chamado “esportivado”, como a mídia especializada vem denominando esses modelos. E claro, a Nissan não podia ficar de fora. Fiquei uma semana com o Versa SR e vou te contar o que achei dele.

O Nissan Versa tem mais de 30 anos e quatro gerações, uma história que marcou a linha dos sedans da marca japonesa. O modelo recebeu seu nome para representar as 5 primeiras letras da palavra ‘Versátil’. A Nissan concebe a versatilidade como a capacidade de adaptação às necessidades funcionais e emocionais dos condutores, uma característica do Versa, segundo afirma a própria marca. No mercado brasileiro, o Versa foi lançado em 2012, logo após o lançamento de sua segunda geração, mas é a geração atual que vem chamando a atenção nas ruas.

A marca japonesa está reforçando o posicionamento do seu carro, atuando cada vez com mais foco nas necessidades dos seus diferentes públicos e, por isso mesmo, consolida sua participação no segmento de sedãs compactos e agrega um novo integrante a sua linha: a versão SR. Com essa quarta opção na linha, a marca passa a oferecer ainda mais aos consumidores que procuram um veículo moderno, com design atual e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.

Além dos itens já conhecidos do modelo, como espaço interno, amplo porta-malas (de 466 litros) e a lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense, o Versa SR traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes. Essa versão traz, externamente, emblemas SR na grade frontal e traseira, retrovisores externos com indicador de direção pretos, grade frontal também na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas.

Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pela costura dupla em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium. Alumínio é usado no console central, volante, painel frontal e portas, que ainda têm cromados nas maçanetas internas. Além disso, há detalhes com aparência de fibra de carbono nas portas e no painel de instrumentos.

No início, ao entrar no carro, fiquei com dificuldade de encontrar a posição certa de dirigir, apesar de ter vários ajustes disponíveis, entre volante e banco. Após achar a posição certa fica fácil guiar o Versa. O banco é confortável, o volante é na medida certa e todos os comandos do painel estão à mão. A tela central fica em uma ótima posição e todos os comandos são de fácil leitura e acesso. Enfim, um sedã bem “gostoso” de dirigir em qualquer situação.

Somados aos itens exclusivos, a nova versão traz também todo o recheio de equipamentos que faz parte da linha Versa. O Versa SR vem de série com seis airbags; chave inteligente i-Key com função de abertura e fechamento de portas; sistema de áudio com quatro alto-falantes, Bluetooth, reconhecimento voz e tela sensível ao toque de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay; controlador automático de velocidade; carregador de celular sem fio; bancos com tecnologia Gravidade Zero (Zero Gravity); entradas de USB e USB Tipo C.

Também tem Visão 360° (AVM) com Detector de Objetos em Movimento (MOD); Alerta de Colisão Frontal (FCW); Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros); Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert); Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento e abertura automática das portas por aproximação; painel de instrumentos Advance Drive Assist Display com tela colorida de 7 polegadas (TFT) com indicador de temperatura externa; vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, entre outros.

A linha do modelo ainda conta com outros itens de auxílio à condução, além dos já citados anteriormente, como Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) e Monitoramento de Ponto Cego (BSW).

As vendas do modelo têm crescido ano a ano desde o lançamento da geração atual, no final de 2020. No ano passado, por exemplo, o crescimento foi de 57% sobre todo o ano de 2022 – 138% quando comparados os ano-fiscais 2023 e 2022.

O Versa 2025 chega às concessionárias com preços competitivos de R$ 110.590 (Sense) a R$ 132.990 (Exclusive). A novidade SR, que amplia a gama do Versa e surge posicionada entre as versões Advance e a Exclusive, tem preço sugerido de R$ 123.990. Em relação á motorização, o Nissan Versa SR 2025 vem equipado com um propulsor de 1.6 litros e uma cilindrada de 1598 cm³.

Além disso, possui quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Em termos de desempenho, a potência máxima é de 113 cv a 5.600 rpm, enquanto o torque máximo atinge 15,3 kgf.m a 4.000 rpm. Complementando esse conjunto mecânico, a transmissão é CVT com 5 velocidades.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,7 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Além disso, o sedã da Nissan conta com transmissão automática CVT de seis velocidades e tração dianteira. O conjunto motor e câmbio dão conta do recado e não titubeia na hora de acelerar, as reduções de marcha são percebidas logo que se faz uma ultrapassagem e ouve-se um barulho bem forte do motor ao fazer essa manobra.

A suspensão é bem acertada e deixa o sedã da marca japonesa à vontade para enfrentar curvas mais acentuadas. Mesmo com os buracos das ruas em nosso asfalto lunar, o Versa absorve bem e não passa para dentro da cabine tudo que aparece pelo caminho, só em buracos maiores que se percebe que passamos por ele.

O sedã da Nissan apresenta as seguintes médias de consumo de combustível em todas as versões: Cidade – 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina; Estrada – 10,2 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina. Os principais concorrentes do sedã da Nissan são o VW Virtus, o Toyota Yaris Sedã e o Chevrolet Onix Plus.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.6

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            114     114

Torque (kgf.m)         15,5    15,5

Velocidade Máxima (km/h)           180     180

Tempo 0-100 (s)      10,7

Consumo cidade (km/l)      8          11,7

Consumo estrada (km/l)    10       13,9

Câmbio          CVT

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.465

Largura (mm)           1.740

Comprimento (mm)             4.495

Peso (Kg)      1.122

Tanque (L)    41

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        482

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo