Avaliação – Nissan Versa 1.6 SR CVT 2025
Alerta de colisão frontal e assistente de frenagem passam a ser itens de série para toda a linha
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Um sedã que merece mais atenção no mercado e que é esquecido na hora da escolha da compra é o novo Nissan Versa. Aconselho aos que estão buscando esse tipo de veículo dar uma atenção maior para esse modelo da marca japonesa. Com design renovado e com linhas atraentes o Versa é uma ótima opção para quem procura um sedã espaçoso, bem acabado e com um ótimo porta-malas. Mesmo não tendo um motor turbo, o Versa desenvolve bem sua potência no dia a dia e se sai bem na estrada, além de ser muito confortável.
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E para reforçar as vendas e evidenciar o Nissan Versa no mercado, a marca resolveu lançar mais uma versão, desta vez com apelo esportivo, a SR. Atualmente a maioria das montadoras nacionais tem um modelo com “inspiração” esportiva, onde só o visual é destaque, sem mudanças mecânicas. É o chamado “esportivado”, como a mídia especializada vem denominando esses modelos. E claro, a Nissan não podia ficar de fora. Fiquei uma semana com o Versa SR e vou te contar o que achei dele.
O Nissan Versa tem mais de 30 anos e quatro gerações, uma história que marcou a linha dos sedans da marca japonesa. O modelo recebeu seu nome para representar as 5 primeiras letras da palavra ‘Versátil’. A Nissan concebe a versatilidade como a capacidade de adaptação às necessidades funcionais e emocionais dos condutores, uma característica do Versa, segundo afirma a própria marca. No mercado brasileiro, o Versa foi lançado em 2012, logo após o lançamento de sua segunda geração, mas é a geração atual que vem chamando a atenção nas ruas.
A marca japonesa está reforçando o posicionamento do seu carro, atuando cada vez com mais foco nas necessidades dos seus diferentes públicos e, por isso mesmo, consolida sua participação no segmento de sedãs compactos e agrega um novo integrante a sua linha: a versão SR. Com essa quarta opção na linha, a marca passa a oferecer ainda mais aos consumidores que procuram um veículo moderno, com design atual e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.
Além dos itens já conhecidos do modelo, como espaço interno, amplo porta-malas (de 466 litros) e a lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense, o Versa SR traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes. Essa versão traz, externamente, emblemas SR na grade frontal e traseira, retrovisores externos com indicador de direção pretos, grade frontal também na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas.
Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pela costura dupla em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium. Alumínio é usado no console central, volante, painel frontal e portas, que ainda têm cromados nas maçanetas internas. Além disso, há detalhes com aparência de fibra de carbono nas portas e no painel de instrumentos.
No início, ao entrar no carro, fiquei com dificuldade de encontrar a posição certa de dirigir, apesar de ter vários ajustes disponíveis, entre volante e banco. Após achar a posição certa fica fácil guiar o Versa. O banco é confortável, o volante é na medida certa e todos os comandos do painel estão à mão. A tela central fica em uma ótima posição e todos os comandos são de fácil leitura e acesso. Enfim, um sedã bem “gostoso” de dirigir em qualquer situação.
Somados aos itens exclusivos, a nova versão traz também todo o recheio de equipamentos que faz parte da linha Versa. O Versa SR vem de série com seis airbags; chave inteligente i-Key com função de abertura e fechamento de portas; sistema de áudio com quatro alto-falantes, Bluetooth, reconhecimento voz e tela sensível ao toque de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay; controlador automático de velocidade; carregador de celular sem fio; bancos com tecnologia Gravidade Zero (Zero Gravity); entradas de USB e USB Tipo C.
Também tem Visão 360° (AVM) com Detector de Objetos em Movimento (MOD); Alerta de Colisão Frontal (FCW); Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros); Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert); Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento e abertura automática das portas por aproximação; painel de instrumentos Advance Drive Assist Display com tela colorida de 7 polegadas (TFT) com indicador de temperatura externa; vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, entre outros.
A linha do modelo ainda conta com outros itens de auxílio à condução, além dos já citados anteriormente, como Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) e Monitoramento de Ponto Cego (BSW).
As vendas do modelo têm crescido ano a ano desde o lançamento da geração atual, no final de 2020. No ano passado, por exemplo, o crescimento foi de 57% sobre todo o ano de 2022 – 138% quando comparados os ano-fiscais 2023 e 2022.
O Versa 2025 chega às concessionárias com preços competitivos de R$ 110.590 (Sense) a R$ 132.990 (Exclusive). A novidade SR, que amplia a gama do Versa e surge posicionada entre as versões Advance e a Exclusive, tem preço sugerido de R$ 123.990. Em relação á motorização, o Nissan Versa SR 2025 vem equipado com um propulsor de 1.6 litros e uma cilindrada de 1598 cm³.
Além disso, possui quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Em termos de desempenho, a potência máxima é de 113 cv a 5.600 rpm, enquanto o torque máximo atinge 15,3 kgf.m a 4.000 rpm. Complementando esse conjunto mecânico, a transmissão é CVT com 5 velocidades.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,7 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Além disso, o sedã da Nissan conta com transmissão automática CVT de seis velocidades e tração dianteira. O conjunto motor e câmbio dão conta do recado e não titubeia na hora de acelerar, as reduções de marcha são percebidas logo que se faz uma ultrapassagem e ouve-se um barulho bem forte do motor ao fazer essa manobra.
A suspensão é bem acertada e deixa o sedã da marca japonesa à vontade para enfrentar curvas mais acentuadas. Mesmo com os buracos das ruas em nosso asfalto lunar, o Versa absorve bem e não passa para dentro da cabine tudo que aparece pelo caminho, só em buracos maiores que se percebe que passamos por ele.
O sedã da Nissan apresenta as seguintes médias de consumo de combustível em todas as versões: Cidade – 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina; Estrada – 10,2 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina. Os principais concorrentes do sedã da Nissan são o VW Virtus, o Toyota Yaris Sedã e o Chevrolet Onix Plus.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 114 114
Torque (kgf.m) 15,5 15,5
Velocidade Máxima (km/h) 180 180
Tempo 0-100 (s) 10,7
Consumo cidade (km/l) 8 11,7
Consumo estrada (km/l) 10 13,9
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.465
Largura (mm) 1.740
Comprimento (mm) 4.495
Peso (Kg) 1.122
Tanque (L) 41
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 482
Ocupantes 5
*Dados do fabricante