Avaliação – Nissan Versa 1.6 Advance CVT 2024
Alerta de colisão frontal e assistente de frenagem passam a ser itens de série para toda a linha

Por Marcus Lauria (texto e fotos)
“Um Tapinha Não Dói”, já dizia a letra do funk carioca “Tapinha”, lançada pelos cantores brasileiros MC Naldinho e MC Beth em 2001, talvez você que esteja lendo esse texto não conheça a música, mas por incrível que pareça fez muito sucesso nos dois primeiros anos de lançamento. Apesar da música ter um outro contexto, estou usando essa frase como exemplo para os moldes usados em automóveis, quando chega o face-lift de meia idade (“tapinha”) antes da mudança mais radical para uma nova geração. O que é o caso do Nissan Versa Advance 2024 que avaliei por uma semana, que sofreu pequenas mudanças para continuar sua trajetória normal de evolução contínua.
Após as explicações, vamos ao que interessa, o que realmente mudou no carro por fora e por dentro. Desde que sua nova geração chegou ao Brasil, em outubro de 2000 importada do México o modelo se renovou completamente e ficou bem mais atraente, chamando muita atenção no segmento, inclusive levando novos consumidores à conhecer melhor a marca. Desde que essa geração chegou ao País, venho elogiando sempre e indicando para amigos conhecerem o carro, não estou aqui puxando o saco da marca, apenas descrevendo a realidade do mercado. Tudo nele melhorou, apesar de ainda não ter o tão desejado motor turbo, detalhe que nem faz tanta falta no sedã no final das contas.
CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/gplWO_EZOfo?si=TzflARhPgcIQBj_O
Entre os principais destaques do Novo Nissan Versa estão o design atual, conforto superior ao oferecido na categoria e mais segurança e tecnologia. Atualmente oferecido em três versões Sense, Advance (versão avaliada) e Exclusive. Segundo a marca, o sedã compacto foi refinado tendo como base três pilares: Nissan Emotional Geometry Design, Premium Excitement e Nissan Intelligent Mobility.
Por fora, o sedã sofreu algumas mudanças pontuais que deixou o modelo com um design mais agressivo, como a nova leitura da equipe de design para a conhecida frente ‘V-motion’, além do para-choque redesenhado. O sedã também estreia o novo logotipo da Nissan na frente e na traseira, rodas de liga leve aro 16 diamantadas com fundo em “black piano”. No restante da carroceria, tudo permanece igual.
Entre as novidades tecnológicas para a linha 2024 está a inclusão do Alerta de Colisão Frontal e do Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB) como item de série para toda a linha. São importantes equipamentos que fazem parte do Nissan Intelligent Safety Shield, o escudo de segurança da marca japonesa que ajuda a proteger motorista e passageiros e que é parte da visão de mobilidade da marca, a Nissan Intelligent Mobility (NIM).
Na área de segurança o Versa chega com Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Colisão Frontal (FCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros), Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert), Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), Monitoramento de Ponto Cego (BSW), Visão 360º Inteligente (AVM) e Detector de Objetos em Movimento (MOD).
A versão intermediária Advance que foi avaliada ganhou mais equipamentos do Nissan Intelligent Mobility, como a Visão 360º Inteligente com Detector de Objetos em Movimento (AVM + MOD). E, agora, no interior há 4 entradas USB, sendo 3 tipo C (uma no console dianteiro, uma dentro do novo apoio de braços e outra atrás dessa peça) e 1 tipo A (console dianteiro).
Outra novidade para a Advance é a incorporação do carregador de celular por indução com luz indicadora no painel, antes só disponível na versão Exclusive. Assim, há 5 pontos no carro para carregar celulares.
O Novo Nissan Versa é equipado em todas as versões, por exemplo, com bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico. Por dentro o conforto se destaca tanto para o motorista quanto para os passageiros, que tem espaço de sobra para as pernas e cabeça.
Com entre-eixos de 2.620 mm e entre-eixos de 1.520 mm (frente) 1.530 mm (traseira), o Novo Nissan Versa tem uma das cabines mais espaçosas e confortáveis – e com dimensões acima da média – do segmento. O espaço para joelhos e distância para ombros entram nessa fórmula de conforto. Acessar o habitáculo não é problema porque o amplo vão de abertura das portas facilita a entrada e a saída do veículo.
O motorista tem ainda um novo ajuste de altura do banco, que deixa a posição mais elevada em relação ao modelo anterior. O porta-malas oferece uma das maiores capacidades do segmento, com fácil acesso devido à altura menor em relação ao solo. A tampa pode ser destravada de três formas: pela chave, pela alavanca interna e apertando o botão do porta-malas. O sedã ainda tem 18 porta-objetos para acomodar pequenos objetos de uso do dia a dia e, assim, atender quem vai nos assentos dianteiros e traseiro.
Outro item que reforça o conforto de estar em um Novo Nissan Versa é o excelente nível de isolamento acústico, obtido com vidros dianteiros espessos, materiais isolantes nas colunas A e no painel, vedação da lateral da carroceria, contorno de todas as portas e isolamento do capô.
O conjunto motriz do Novo Nissan Versa é formado pelo motor 1.6 16V Flex e pela transmissão Xtronic CVT. O propulsor entrega 113 cavalos de potência e torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol. Trabalhando em baixas rotações, o câmbio CVT ajuda a reduzir o consumo, além de gerar menores níveis de ruídos e garantir uma excelente dirigibilidade ao carro. Porém na prática foi diferente, rodando o teste todo com etanol e com o ar ligado o tempo todo e sempre no trânsito pesado do Rio de Janeiro fiz uma média de 5,5 Km/l com etanol, porém com gasolina esse número deve mudar e subir para uns 12 Km/l de acordo com outras versões que avaliei com gasolina.
O novo Versa oferece uma ótima posição de dirigir, banco confortável e um volante de tamanho ideal para usar no dia a dia. Após se acostumar com o carro o sedã é só alegria para quem dirige e para os passageiros, muito silêncio à bordo e uma dirigibilidade bem segura.
A caixa da transmissão tem ainda o modo “Sport”, que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é pressionado. É o ideal para situações que necessitam de respostas ainda mais rápidas do motor. Além disso, conta com a função “D-Step”, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação. As trocas são suaves e quase imperceptíveis, dando mais comodidade ao dirigir.
Com a adição da nova cor Cinza Lunar, o Novo Nissan Versa 2024 passa a contar com 2 opões sólidas (Preto Premium e Branco Aspen), 5 metálicas (a nova, Vermelho Scarlet, Azul Cobalto, Cinza Grafite e Prata Classic) e 1 perolizada (Branco Diamond).
O proprietário do novo Nissan Versa conta com uma ampla gama de acessórios originais. Entre as diversas opções, o sedã pode ter protetor de cárter, frisos de portas, carregador sem fio para celulares, alarme volumétrico, travas antifurto para rodas e estepe, rebatimento do espelho retrovisor do passageiro, entre outros. O preço parte de R$ 114.290.
Não compre carro usado ou seminovo sem consultá-lo na “Olho No Carro”. Através deste link você obtém 10% de desconto com nosso cupom CARPOINT https://www.olhonocarro.com.br/?coupon=CARPOINT%20
*FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 114 114
Torque (kgf.m) 15,5 15,5
Velocidade Máxima (km/h) 180 180
Tempo 0-100 (s) 10,7
Consumo cidade (km/l) 8 11,7
Consumo estrada (km/l) 10 13,9
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.465
Largura (mm) 1.740
Comprimento (mm) 4.495
Peso (Kg) 1.122
Tanque (L) 41
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 482
Ocupantes 5
*Dados do fabricante