Avaliação – Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT (Aut) 2025
Sedã traz retoques no visual, mais segurança e novidades tecnológicas.

Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Eu sei, você que está lendo esse texto prefere um SUV a um sedã, acertei? Acredito que a maioria das pessoas pensa assim. Mas não se engane, às vezes, ou em sua maioria, os sedans são mais confortáveis e espaçosos que muito SUV por ai. E é o caso deste Nissan Sentra Exclusive que testei por uma semana.
CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/aUruZ6T4w8c?si=zkFwr9eEo3x-fSLC
A marca segue a sua filosofia Nissan Emotional Geometry Design, que é inspirada no equilíbrio entre design agressivo e elegante, na sua concepção, coisas do marketing. A linha 2025 do Sentra chega ao mercado brasileiro com novo design na dianteira e mais equipamentos de série para as suas versões. O sedã também ganhou reforço na segurança e no conforto com a inclusão de mais itens e equipamentos, principalmente na versão Advance, de entrada, tornando o modelo mais competitivo.
O preço sugerido do novo sedã japonês começa em R$ 164.290 (Advance), R$ 185.690 no 2.0 Exclusive CVT e vai até R$ 187.390 (Exclusive com interior premium) – a versão topo de linha não sofreu alterações nos valores apesar das novidades. O sedã japonês recebeu alguns equipamentos inéditos entre os modelos com três volumes do segmento, como Monitoramento de Ponto Cego (BSI), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP) e Faróis Automáticos Inteligentes (HBA).
Ainda fazem parte do pacote sistema de travamento e automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente, nova chave I-Key, entre outros. Uma inédita opção de cor, Cinza Atlântico metálica, também está disponível na linha 2025, tanto cobrindo toda a carroceria ou na diferenciada Bi-Tone com teto Preto Premium. No que diz respeito ao design, o Nissan Sentra 2025 destaca o novo estilo da área frontal. A grade “V-motion” ganhou nova interpretação e traz acabamento cromado brilhante, deixando o sedã ainda mais imponente e dinâmico. A entrada de ar frontal dessa área agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Os faróis são de LED com luzes de condução diurna (DTRL). Ainda em relação ao design, toda a linha ganha o novo logotipo da Nissan na frente e na tampa traseira.
De acordo com a marca, suas linhas servem também para reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia imaginaram uma grade com dimensão reduzida, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô. A versão avaliada ainda possui teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.
Mais largo que seus concorrentes, o modelo tem interior espaçoso e oferece conforto acima do nível do segmento. Assim, o motorista fica em uma área confortável, de onde comanda o sedã, que tem direção elétrica com volante em forma de “D”, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC) – disponível para a versão Exclusive.
O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive (pacote Premium), como na versão avaliada pelo site. Aliás, eles trazem, na dianteira e na traseira, o conforto da tecnologia “Gravidade Zero” (Zero Gravity®) da Nissan, que é inspirada em avançados estudos de ergonomia da NASA para ajudar a aliviar a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.
Colorido e de 7 polegadas, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta. O painel é bem completo e de fácil leitura, como deve ser em um sedã desse porte.
Para acomodação de objetos do dia a dia, o Sentra conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com impressionantes 7,7 litros de capacidade, realmente é muito grande. Como os usuários estão usando cada vez mais equipamentos móveis, no interior há três entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas tipo “C”, de carga mais rápida) e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.
O porta-malas comporta 466 litros e a boca do compartimento mais perto do solo facilitam a acomodação de malas grades e também das mais pesadas. Além disso, o encosto rebatível do banco traseiro ajuda a dar mais flexibilidade para transportar itens maiores. Além de acomodar muito bem cinco passageiros adultos, o porta-malas da conta do recado quando precisa de espaço para todos à bordo.
Outra novidade da linha 2025 é a inclusão da inédita cor Cinza Atlântico metálica, que se soma à paleta do sedã composta pela Preto Premium (sólida), Branco Diamond (perolizada) e a metálica Cinza Grafite. O Novo Sentra Exclusive ainda pode ser encontrado em duas opções de Bi-Tone: Branco Diamond e a nova Cinza Atlântico, ambas com teto Preto Premium.
O Sentra 2025 traz recursos tecnológicos de conforto e segurança que são parte integrante do Nissan Safety Shield. Para monitoramento constante, vem equipado com um robusto pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Piloto Automático Inteligente (ICC) e Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), sendo esses últimos dois disponíveis na versão Exclusive.
Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta. Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.
Outros diferenciais são: a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem. O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas de trás. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o Sentra 2025, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.
Sob o capô está o motor de 3ª geração da família MR20DD que é silencioso e conta com sistema de injeção direta. Movido exclusivamente a gasolina, desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm. Pode não parecer, mas o propulsor da conta do recado. Mesmo sem o auxílio do turbo as retomadas e ultrapassagens são feitas sem nenhum problema, mesmo em subidas mais longas. Ao apertar a tecla “S” o motor muda de comportamento na hora, fica mais agressivo e mais forte, dando ainda mais confiança ao motorista.
O acabamento interno do propulsor é espelhado – para reduzir atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque –, por meio de uma tecnologia de aço spray utilizada no automobilismo e, também, no superesportivo Nissan GT-R. Além disso, a Nissan utiliza no motor o “Ciclo de Atkinson”, que permite que a válvula de admissão fique aberta por mais tempo durante a compressão. Dessa forma o motor trabalha com menor esforço, ajudando a reduzir o consumo e aumentar a eficiência.
O motor tem também um eixo de balanceamento para reduzir vibração e ruídos. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor.
Em conjunto está o ótimo câmbio CVT Xtronic de oitava geração, que simula oito marchas, inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens. O powertrain do Sentra tem quatro programas de modo de condução Normal (melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição), Sport (mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas), Manual (para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante) e ECO (ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%).
Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade. O que realmente foi comprovado durante o teste, com um amortecimento justo em buracos nas ruas, e um excelente comportamento em curvas, mesmo em velocidade um pouco acima do normal. Enfim, um sedã com ótimo acabamento interno, espaço de sobra para cinco ocupantes, ótima dirigibilidade e um motor que dá até uma certa satisfação ao acelerar. Eu aconselho fazer um test-drive no Sentra antes de fechar um SUV ou mesmo um modelo concorrente.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Gasolina
Potência (cv) 151
Torque (kgf.m) 20
Consumo cidade (km/l) 11
Consumo estrada (km/l) 13,9
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.455
Largura (mm) 1.815
Comprimento (mm) 4.640
Peso (Kg) 1.394
Tanque (L) 47
Entre-eixos (mm) 2.710
Porta-Malas (L) 466
Ocupantes 5
*Dados do fabricante