Avaliação – Nissan March 1.6 16V SL “Colors Multi” Flex 2016
Fotos: Marcus Lauria
A Nissan resolveu dar um banho de loja no compacto Marcha. Prova disso, é a chegada do pacote “Colors”, que foi revelado durante a 8ª Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, que aconteceu em São Paulo (SP), no ano passado. A novidade chega ao Brasil após fazer sucesso em mercados como Estados Unidos e Europa, nos quais a Nissan oferece essa possibilidade para modelos como o ousado crossover Juke, hatch Note e o próprio March vendido na Alemanha, Inglaterra e no Canadá.
O Nissan March “Colors” é fabricado no Complexo Industrial de Resende (RJ) e chegou com mudanças internas e externas, que de uma certa forma, devem ajudar nas vendas do modelo. O pacote “Colors” é oferecido para as versões 1.0 SV (R$ 43.290) e 1.6 SL (R$ 51.790). No caso do modelo avaliado, ficamos duas semanas com o 1.6 SL vermelho, com detalhes na cor branca. Esse pacote é indicado para pessoas mais jovens, com destaque para os detalhes em cores que contrastarão com a da carroceria.
O March “Colors”, tem quatro combinações de cores: branco com detalhes em vermelho; vermelho com branco; preto com branco e branco com azul. As cores diferenciadas serão aplicadas em partes como aerofólio, maçanetas das portas e capas dos retrovisores, além dos tapetes em carpete e frisos das portas, dois itens que são vendidos normalmente como acessórios.
O pacote “Colors” traz também a central multimídia Multi-App de fábrica. Ainda na linha March, as versões 1.0 S e 1.6 S podem ser equipadas com o pacote “Pack Plus”, que adiciona ao modelo retrovisores na cor da carroceria e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque” para o motorista. Outro diferencial é a câmera de ré.
A central multimídia Multi-App, reúne o melhor do tablet no painel dos veículos em uma tela de 6,2 polegadas. Além de funções como rádio, Cd e DVD, a novidade conta com diversos aplicativos de fábrica, que dispensam o espelhamento do telefone celular. Operando de forma independente, não necessita do “espelhamento” de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado.
O Nissan Multi-App traz de fábrica 13 aplicativos, sendo a maior parte deles os mais utilizados atualmente: Waze, Google Chrome, Google Search, Google Maps, YouTube, Spotify, Deezer, Weather Channel, Trip Advisor, Tunein Radio, Foursquare, Skype e Onde Parar (os que mostram imagensfuncionam apenas com o freio de estacionamento acionado).
Outro diferencial da novidade é a possibilidade de baixar mais aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que conta com espaço para 2 Gb (8Gb built-in). Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizar o sistema ao seu gosto. Quase todos os aplicativos disponíveis para Android na loja Google Play podem ser transferidos.
Com ele é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte); fazer buscas por comando de voz; conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos.
O Nissan March conta com uma lista de equipamentos desde a primeira opção da linha, com itens como direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, trava nas portas, retrovisores externos na cor da carroceria, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), conta-giros, tampa de combustível com abertura interna, câmera de ré e conexão com mídias sociais, também presentes no pacote “Colors” (apenas motor 1.6 16V) , entre outros.
O March tem mais de 30 mil unidades vendidas desde o início da sua fabricação no Brasil, no fim do primeiro semestre de 2014 – e mais de 100 mil desde o lançamento do modelo, em 2011. A marca destaca os preços das revisões até 60 mil km, que somam R$ 1.954 reais. Os valores são fechados e fazem parte do “Compromisso Nissan”, que inclui ainda três anos de garantia de fábrica e dois anos do “Nissan Way Assistance”, serviço 24 horas com direito a serviços de assistência em caso de pane, colisão, furto ou pneu furado. O serviço também oferece carro reserva por quatro dias gratuitamente, conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer. Atualmente, das 1 mil unidades, faltam cerca de 150 para todas serem arrematadas.
Sob o capô do modelo avaliado, está o esperto 1.6 16V, de 111 cavalos, que devido a sua ótima relação peso-potência, que não passa de 8,8 kg/cv, deixa o compacto bem arisco nas retas e nas curvas, que conta com uma excelente suspensão, transmitindo segurança ao motorista e passageiros. As manobras são facilitadas pela direção elétrica, e o menor diâmetro de giro do segmento, de somente 4,5 m, que deixa o motorista à vontade para usar e abusar do vai e vem do volante.
CONTINUA NA PÁGINA 2