AvaliaçõesCarrosNissanNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Nissan Kicks 1.6 Exclusive CVT com Pack Tech 2025

Excelente sistema de som, muita segurança e design que ainda agrada.

Fotos: Marcus Lauria

O Nissan Kicks é um SUV compacto que conquistou o público brasileiro com seu design moderno, bom espaço interno e baixo consumo de combustível. No mercado desde 2016, ele se posiciona como o SUV de entrada da marca japonesa, abaixo do recém-lançado Novo Sentra (na categoria de sedãs) e da picape Frontier. Para a linha 2024, o modelo está disponível em quatro versões: Active, Sense, Advance e Exclusive, sendo que o pacote tecnológico, conhecido como Pack Tech, é oferecido exclusivamente na versão topo de linha. Em um segmento altamente competitivo, o Kicks encara rivais de peso como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/bjZX9Xc4Rn0?si=mT0OOMfB82Gw6x75

Design e Interior: Beleza e bons materiais

O Kicks tem um design externo moderno e jovial, que atrai olhares por onde passa. A grade frontal “V-Motion”, característica marcante da Nissan, se une a faróis afilados de LED (na versão Exclusive), criando uma dianteira imponente. As laterais possuem vincos marcantes, conferindo um perfil dinâmico ao SUV. A traseira complementa o visual com um design limpo e lanternas que se estendem pelas laterais, inspiradas nos lendários carros esportivos da linha Z da Nissan, um toque de esportividade e herança de design que diferencia o Kicks. A versão Exclusive se diferencia ainda pelas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus na medida 205/55 R17, que agregam sofisticação e estabilidade ao conjunto.

No interior, o Kicks oferece um ambiente agradável, espaçoso e com um diferencial exclusivo no segmento: os bancos com tecnologia “Zero Gravity”. Inspirados em estudos da NASA para simular a ausência de gravidade, esses bancos são projetados para oferecer máximo conforto, distribuindo o peso do corpo de forma otimizada e reduzindo a fadiga, especialmente em viagens longas. Além do conforto, o espaço para as pernas e cabeça é generoso, tanto nos bancos dianteiros quanto traseiros.

O painel tem desenho moderno e ergonômico, e o volante multifuncional, com base achatada e revestido em couro, proporciona uma pegada excelente, transmitindo esportividade e controle. Nele, estão localizados os comandos para o sistema de áudio, controle de cruzeiro e atendimento de chamadas.

O Kicks Exclusive vem equipado com uma central multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque, painel de instrumentos parcialmente digital com tela TFT de 7 polegadas, conectividade por cabo com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e porta USB (4 no total: 3 USB-A e 1 USB-C).

Motor e Câmbio: Confiabilidade mecânica e simplicidade na manutenção

O Nissan Kicks 2024 mantém o confiável motor 1.6 litro flex de 4 cilindros, que entrega 114 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, seja com etanol ou gasolina. Este motor está sempre associado à transmissão automática do tipo CVT Xtronic, que simula seis marchas e proporciona uma condução suave e eficiente. Embora seja adequado para o uso urbano, o conjunto pode apresentar alguma limitação em rodovias, principalmente em ultrapassagens e subidas íngremes. O ruído do motor em conjunto com a transmissão CVT pode se tornar um pouco elevado em acelerações mais vigorosas, mas, no geral, o conjunto é suave e refinado no uso cotidiano.

Desempenho e Consumo: Desempenho limitado e economia

O Nissan Kicks 2024 oferece um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, um fator crucial para o consumidor brasileiro. O conjunto mecânico, formado pelo motor 1.6 e o câmbio CVT, entrega acelerações satisfatórias para o uso diário, e o Kicks se mostra ágil e fácil de manobrar no trânsito urbano. A direção com assistência elétrica é leve e precisa, e os freios, com discos ventilados na frente e tambor atrás, atuam de forma eficiente, garantindo a segurança.

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO, o Kicks 2024 apresenta médias de consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, e 11,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Durante nosso teste, em um circuito misto cidade/estrada, o Kicks obteve uma média de 10,5 km/l com gasolina, um resultado satisfatório e próximo ao divulgado pelo INMETRO, comprovando a eficiência do conjunto.

Tecnologia e Segurança: Conectado e Protegido

O Kicks Exclusive CVT 2024 é repleto de tecnologia, com destaque especial para o Pack Tech. De série, ele traz central multimídia de 8 polegadas, painel de instrumentos parcialmente digital, Apple CarPlay, Android Auto, sistema de som premium da Bose com 8 alto-falantes e ponto de acesso Wi-Fi, além de carregador para celular por indução e chave presencial (o design da chave mudou, finalmente!).

A conexão com Apple CarPlay e Android Auto é feita apenas via cabo, mas a ausência da conexão sem fio pode ser facilmente resolvida com a compra de um adaptador disponível no mercado online, por valores entre R$ 200 e R$ 500. O Pack Tech adiciona recursos importantes de segurança e um sistema de som premium que transforma o interior do Kicks em uma verdadeira sala de concertos: o Bose Personal Plus.

Este sistema conta com 8 alto-falantes de alta performance, incluindo dois alto-falantes no encosto de cabeça do motorista, criando uma experiência sonora imersiva e personalizada, exclusiva na categoria. Além do som premium, o Pack Tech inclui o sistema de câmeras 360º inteligente (Visão 360°), fundamental para manobras em vagas apertadas.

Quando o assunto é segurança, o Kicks Exclusive CVT vem de fábrica com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros. O Pack Tech complementa o pacote com alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego e alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência. O Kicks obteve nota máxima (cinco estrelas) nos testes de impacto do Latin NCAP.

Comparativo com a Concorrência: Competidor preparado

O Nissan Kicks é um competidor de peso no concorrido segmento de SUVs compactos no Brasil, mas enfrenta rivais de peso como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade. Quando comparado a esses modelos, o Kicks se destaca em áreas como economia de combustível, espaço interno, pacote tecnológico e, principalmente, no conforto proporcionado pelos bancos Zero Gravity e na experiência sonora superior oferecida pelo sistema Bose Personal Plus. Contudo, ele fica atrás de alguns concorrentes em termos de potência do motor.

Os Pontos Altos

  • Design moderno e atraente, com lanternas traseiras inspiradas nos esportivos da linha Z da Nissan.
  • Espaço interno generoso: Conforto para todos os ocupantes, e bom porta-malas de 432 litros.
  • Bancos Zero Gravity: Tecnologia exclusiva da Nissan que garante conforto superior.
  • Som Bose Personal Plus: Experiência sonora imersiva e de alta qualidade, com 8 alto-falantes e som personalizado.
  • Excelente economia de combustível: Um dos mais econômicos do segmento, comprovada em nosso teste.
  • Pacote tecnológico completo: Recursos de segurança e conveniência de última geração (com Pack Tech).
  • Ótima pegada do volante: Transmite esportividade e controle.
  • Alta nota em segurança: Cinco estrelas no Latin NCAP para proteção de adultos e crianças.

Os Pontos a Melhorar

  • Motor poderia ser mais potente: Em algumas situações, mais potência seria bem-vinda.
  • Conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto: Apesar de facilmente contornável, é esperado que um carro nessa faixa de preço ofereça de fábrica tal recurso.
  • Ruído do motor/CVT em alta rotação: Pode incomodar em acelerações mais fortes.

Conclusão: Bom carro, mas vale esperar o novo Kicks, previsto para o meio do ano

O Nissan Kicks Exclusive CVT 2024 com Pack Tech é uma opção extremamente competitiva no segmento de SUVs compactos no Brasil. Ele se destaca pelo design atraente, com um toque de esportividade herdado dos lendários carros da linha Z da Nissan em suas lanternas traseiras, interior espaçoso, porta-malas de 432 litros, excelente economia de combustível, e um pacote tecnológico completo, com ênfase no excepcional sistema de som Bose Personal Plus, que eleva a experiência a bordo a outro nível.

A segurança também é um ponto forte, com nota máxima nos testes de colisão. De acordo com o site oficial da Nissan e com as principais publicações automotivas, o preço sugerido para a versão Exclusive CVT com Pack Tech e pintura em dois tons é de R$159.000,00 (valor sujeito a alteração e variação por região). Vale ressaltar que o novo Nissan Kicks tem previsão de lançamento para 2025 no Brasil. Portanto, para quem está considerando a compra de um SUV compacto, pode valer a pena aguardar o lançamento da nova geração para conhecer as mudanças e o novo posicionamento de preço.

Contudo, o atual Kicks ainda se mostra uma opção muito equilibrada e racional para o dia a dia e para viagens em família, com um toque de conforto “espacial” proporcionado pelos bancos Zero Gravity, uma ambiência sonora imersiva, que só o sistema Bose Personal Plus pode oferecer, e um porta-malas de bom tamanho. Para o consumidor brasileiro que busca um SUV compacto moderno, econômico, seguro, bem equipado, confortável, com bom espaço interno e que valoriza uma experiência sonora de alta qualidade e um design com personalidade esportiva, o Nissan Kicks Exclusive CVT 2024 com Pack Tech é uma escolha que merece ser considerada.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.6

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            114     114

Torque (kgf.m)         15,5    15,5

Velocidade Máxima (km/h)           175

Tempo 0-100 (s)      12

Consumo cidade (km/l)      7,7      11,4

Consumo estrada (km/l)    9,4      13,7

Câmbio          CVT

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.590

Largura (mm)           1.760

Comprimento (mm)             4.310

Peso (Kg)      1.139

Tanque (L)    41

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        432

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo