Avaliação – Nissan Kicks 1.6 Exclusive CVT 2022
Com a mesma motorização usada no lançamento versão Exclusive do SUV reestilizado aposta em novos itens de assistência à condução
Fotos Marcus Lauria
Como já diz o ditado popular, “Não se deve mexer em time que está ganhando”, porém não é isso que vem acontecendo no segmento automotivo, principalmente para algumas montadoras. Várias marcas têm mudando radialmente seus modelos campeões de venda e mesmo assim continuam com o resultado bom em números de vendas. Seguindo essa lógica a Nissan resolveu dar um tapa no visual no seu crossover Kicks, que recebeu mudanças pontuais que melhoraram o carro em quase todos os aspectos, a prova disso é que testamos a versão topo de linha Exclusive por uma semana e você vai poder conferir o resultado logo abaixo.
CONFIRA O VÍDEO FEITO EM PARCERIA COM O CANAL FASTCAR VIEW: https://youtu.be/JXNLxuqOAdQ
O modelo brasileiro, produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), já é oferecido nas concessionárias da marca desde a segunda quinzena de março. O crossover da marca recebeu um “banho de loja” com novo design, equipamentos inéditos de segurança e conforto, além de refinamentos na parte mecânica. A versão 2022 chega com a mesma tabela de preços do modelo anterior em todas as versões. Desta forma os valores começam em R$ 90.390, na versão manual, e vai a R$ 116.390, na opção topo de linha (versão avaliada pelo site).
A marca alinha o novo Kicks com a Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. O Kicks foi apresentado mundialmente no Brasil em 2016, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, desde então é o modelo mais vendido da Nissan. A marca se baseou em três pilares para criar o novo Kicks, que são: Design – traduzido pelo conceito denominado Nissan Emotional Geometry, Integração motorista e carro e Tecnologia Safety Shield.
Por fora as mudanças são logo percebidas, deixando o modelo com uma personalidade ainda mais forte. O para-choque combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de Full LED com função DLR (luz de rodagem diurna), um item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.
Visto de traseira as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas, adicionando uma marcante linha horizontal que enfatiza a ampla estrutura traseira. O novo para-choque traseiro dá uma sensação de mais volume e robustez.
Detalhe para o “teto flutuante”, essa solução de design faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras, mas que ainda permite excelente visibilidade externa para todos. Completam o design exterior a antena estilo “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.
Se por fora as mudanças foram muitas por dentro não espere que seja diferente, o Nissan Kicks 2022 traz novidades que aumentam ainda mais a integração dos ocupantes com o veículo. Entre os destaques estão o sistema multimídia com tela de oito polegadas e o sistema de som premium Bose®, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.
Desenvolvido em conjunto com a Bose, reconhecida fabricante de equipamentos de áudio, o sistema Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield™ de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista. O som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Plus reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites. Uma experiência que geralmente só temos em veículos Premium e de alto luxo e que agora pode ser aproveitada em modelos de valor menor.
Falando em conectividade, o Kicks 2022 conta também com um novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.
Buscando sempre a praticidade, o crossover da Nissan traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.
Enquanto que o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança. Lá é possível encontrar informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado. Além disso o modelo oferece de fábrica a etiqueta do sistema Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes, abastecimentos, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa.
Presentes em modelos da gama mais alta da linha da marca e também no 100% elétrico Nissan LEAF. A marca oferece o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse “escudo de proteção” ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva). As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA). Os dois últimos inéditos no segmento.
Estes recursos se somam a equipamentos já disponíveis no modelo anterior do crossover, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).
Quando o assunto é segurança no Kicks desde a versão de entrada são oferecidos seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis. Um importante aperfeiçoamento não pode ser visto, mas sentido. O para-brisa tem tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Assim, a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%.
A marca manteve os bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero, que são de série desde a versão de entrada. Para chegar a essa tecnologia diferenciada, os engenheiros da Nissan buscaram a inspiração em estudos avançados de ergonomia da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana, que visavam tentar reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução. Os resultados indicaram que assentos cansam menos quando se aproximam da chamada “postura neutra”, posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade. Também prezando o conforto e a praticidade, o modelo conta com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave. Isso evita que o motorista tenha que ficar manipulando a chave para entrar ou dar a partida no carro, deixando suas mãos livres.
Apesar do motor ainda não ser turbo, o Kicks 2022 chega com melhorias na suspensão e no conjunto de frenagem. Os engenheiros da Nissan do Brasil trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e também em alta velocidade em mudança de faixa ou para desviar de um obstáculo.
O aprimoramento do eixo traseiro ampliou a capacidade de acompanhar o movimento na traseira, fazendo com que o carro siga de forma suave, durante as mudanças de faixa ao dirigir. Maior estabilidade e controle geram maior sensação de segurança para o condutor e ocupantes. Para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada, frenagens de emergência, entre outras situações. A marca e as dimensões foram mantidas.
Sob o capô está o velho conhecido propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas que produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS). Apesar de suficiente para empurrar o Kicks, devido à concorrência já possuir motores turbo, o crossover da Nissan já merecia estar utilizando essa nova tecnologia, com certeza os resultados seriam ainda mais satisfatórios.
Apesar da Nissan afirmar que o projeto para o coletor permitiu a redução na altura total do motor e, com isso, a aerodinâmica é beneficiada graças à linha de capô mais baixa, o consumo foi bem mediano, peguei o carro na concessionária para a avaliação com meio tanque de etanol e meio tanque de gasolina, com isso nos primeiros dias de testes o consumo ficou entre 6,4 a 7,6 km/l andando na cidade sempre com o ar ligado e com transito normal. Depois resolvi dar uma aliviada no pé direito e consegui melhorar o consumo para 9,8 km/l, no total rodei 286 km na cidade.
Em conjunto está a ótima transmissão XTRONIC CVT® com D-Step (simulação de marchas) com a opção de modo Sport, que foi usada durante o teste sem muita diferença em relação ao modo normal. Mas no geral o câmbio é bem macio e não se sente trancos, afinal é um CVT. Em perfeita sintonia com o motor, a transmissão deixa o motorista bem à vontade para dirigir tranquilamente pelas ruas da cidade.
Para quem deseja comprar o novo Kicks, a Nissan oferece nove opções de cores (3 delas de dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). O destaque para a nova linha é a inédita Azul Elétrico. Serão três opções para o acabamento do interior: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores Preto, Branco e Branco com Teto Preto) e Cinza com Preto (combinada somente com Azul Elétrico e Azul Elétrico com Teto Preto). O Novo Nissan Kicks chega ao mercado com diversos acessórios da Linha Original Nissan. São mais de 30 opções, sendo que seis são totalmente novas e se somam as outras disponíveis para o modelo anterior do SUV. As novidades são: Carregador de celular por indução; Sensor de estacionamento dianteiro; Soleira de portas; Acabamento cromado da régua do porta-malas; Retrovisores Tilt Down (abaixam quando a ré é engatada) e Tapetes bandeja (protegem todo o assoalho, inclusive o túnel de vento).
Atualmente, o Nissan Kicks é vendido em diversos países, entre eles os três maiores mercados automotivos do mundo: China, Estados Unidos e Japão. E é fabricado na China, Índia, Tailândia e México. Confira os principais itens de série da versão Exclusive CVT (R$ 116.390) avaliada pelo site: Bancos com revestimento sintético; Chave inteligente presencial (I-Key); Controle do computador de bordo no volante; Espelho retrovisor eletrocrômico; Fechamento dos vidros por meio de controle remoto; Multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto; Painel multifuncional em TFT de 7”; Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção; Rodas de liga leve de 17″ e pneus 205/55 R17; Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start); Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento; Volante com acabamento revestimento sintético; Ar-condicionado automático digital; Apoio de braço frontal; Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake); Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control); Detector de objetos em movimento (MOD); Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control); Faróis dianteiros e de neblina em Full LED; Maçanetas externas cromadas; Retrovisores externos rebatíveis automaticamente; Sistema premium de som BOSE Personal Plus com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes e Visão 360° Inteligente (mais Todos os itens da versão Advance CVT).
*FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 114 114
Torque (kgf.m) 15,5 15,5
Velocidade Máxima (km/h) 175
Tempo 0-100 (s) 12
Consumo cidade (km/l) 7,7 11,4
Consumo estrada (km/l) 9,4 13,7
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.590
Largura (mm) 1.760
Comprimento (mm) 4.310
Peso (Kg) 1.139
Tanque (L) 41
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 432
Ocupantes 5
*Dados do fabricante