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Avaliação – Nissan Frontier 2.3 TD CD LE 4×4 Aut. 2018

Fonte: www.autosgiros.com.br/ – Fotos: Daniel Jacques

A 12ª geração da Nissan Frontier trouxe os inéditos chassi reforçado em “duplo C” e suspensão multilink que, em conjunto com o motor biturbo de 190 cavalos de potência faz dela uma picape suave, robusta e potente

Determinada a crescer em um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro, a Nissan renovou totalmente a picape Frontier com a chegada da sua 12ª geração às ruas do país. As mudanças a modificaram para melhor, e atestaram a experiência de mais de oito décadas da marca japonesa neste tipo de veículo. Ao todo, já foram mais de 14 milhões de unidades comercializadas em mais de 180 países.

Os destaques técnicos ficam por conta do chassi reforçado e a nova transmissão de sete velocidades do modelo que vem ganhando cada vez mais fãs. O pacote acaba sendo boa opção no mínimo bastante interessante para a sua faixa de preço, na casa dos R$ 167 mil.

O que primeiro chama a atenção é o visual. “Herdado” da “irmã” Navara -, nome que o modelo traz no mercado mexicano e em outros da América Latina – , a Frontier brasileira ganhou sua exclusiva cor Laranja Imperial, com a qual ela exibe com elegância sua grande robustez e suavidade ao encarar diversos tipos de terreno.

Na dianteira, a grade V-Motion (assinatura da marca) é cromada, assim como o acabamento dos faróis de neblina. Além disso, faróis frontais contam com temporizador e DRL (luz diurna) com assinatura em LED, e os para-choques são na cor do veículo. A nova Nissan Frontier traz ainda gancho dianteiro para reboque e para-brisa com proteção UV. No teto, antena e rack com acabamento prateado.

Ampliando a elegância da picape, as maçanetas e os retrovisores externos são cromados. Estes também contam com ajustes e rebatimento elétrico, além de indicador de direção em LED. O estribo lateral, além de facilitar o ingresso dos ocupantes, ajuda a dar dinamismo ao visual do modelo. A traseira traz ainda para-choques cromados e luz de freio em LED. A caçamba conta com ganchos internos para fixação de carga.

O prazer de dirigir a 12ª geração da Nissan Frontier começa a ser compreendida pelo motor 2.3 16V biturbo diesel eletrônico de 190 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque. De ótima resposta, o propulsor garante uma condução tranquila tanto na estrada como em terrenos acidentados. E também tanto na opção 4×2 quanto 4×4.

Completando o powertrain, o novo câmbio automático de sete marchas com sistema 4×4 também tem boa resposta, e ajuda bastante na dirigibilidade suave mesmo em longas viagens. Ele conta também com a opção de trocas sequenciais.

Outro grande acréscimo na nova geração da Nissan Frontier que também é fundamental para a sua estabilidade é a nova suspensão multilink que trabalha com um eixo rígido. Aliado a isso, o novo chassi reforçado, quatro vezes mais resistente que o da geração anterior.

Para isso ele ganhou a solução que a Nissan chama de “duplo C”: trata-se de oito barras transversais, com outro sobreposto por dentro com soldas contínuas. Assim, a picape fica ainda mais resistente às tensões de torção tão normais para veículos deste segmento. “A suspensão multilink é um grande diferencial da nossa Nissan Frontier em relação aos concorrentes.

Graças a ele ela é mais estável, mais gostosa. Acrescento ainda o chassi duplo C, que ajuda neste perfil mais arrojado”, destaca Rodrigo Sutello, gerente da concessionária IESA Nissan de Porto Alegre.

As mudanças na nova Nissan Frontier continuam ao entrar na cabine. Assim como volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento, os bancos têm acabamento em couro, sendo que os dianteiros contam com aquecimento, e o do motorista tem regulagem elétrica e “zero gravity”.

O modelo conta também com sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave. O volante multifuncional traz iluminação nos botões e conta com regulagem de altura. Ele traz também comandos do telefone e do controle de velocidade de cruzeiro. Por fim, as portas têm sistema de travamento automático, e o limpador de para-brisa traz controle intermitente ajustável.

Além dos airbags frontais para motorista e passageiro, a picape da marca japonesa conta com alarme com sistema imobilizador, câmera de ré, cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de carga e ajuste de altura. Na traseira, os cintos de segurança são de três pontos nas laterais e de dois pontos no centro.

No console central, o ar condicionado digital dual zone garante a temperatura ideal para motorista e carona. O painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas garante uma boa visibilidade para todas as informações.

O sistema de áudio é o ótimo Nissan Multi-App com rádio AM/FM, CD player, MP3 com display colorido de 6,2 polegadas. Ele traz entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android. O sistema de som conta ainda com quatro auto-falantes e dois tweeters.

Nestes tempos de alta conectividade, a 12ª geração da Nissan Frontier traz duas tomadas de 12V no console central, uma acima do rádio e uma na caçamba. Além disso, conta com duas entradas USB no console e saídas de A/C para o banco traseiro. Apesar de parecer simples, ainda é comum encontrar modelos bem equipados mas que falham na hora de proporcionar posições para carga para celulares e smartphones, principalmente se for mais de um.

Na lista de itens de série, o amplo pacote tecnológico também chama a atenção. A picape conta com controles de tração e estabilidade (VDC), controle Inteligente de Descida (HDC), Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA).

Sensor de estacionamento traseiro, sistema Inteligente de partida em rampa (HSA) e trava de segurança para crianças nas portas traseiras também estão presentes.

Nesta nova geração, a Nissan conseguiu apresentar uma nova picape. Belíssima por fora,, ela é muito confortável por dentro, e surpreende pela dirigibilidade macia, possível graças à união da nova suspensão multilink e o chassi em “Duplo C”.

Aliado ao motor 2.3 biturbo diesel, a nova estrutura torna a Frontier 2017 realmente leve, mesmo em manobras, aceleração ou frenagem. Com tudo isso, quase não se sente o “peso” de uma picape (não fosse, claro, o seu tamanho).

O pacote tecnológico e de segurança não decepciona, e o valor está dentro da média das grandes picapes do seu segmento. A marca japonesa já anunciou que deve trazer, em breve, novas versões do modelo ao país. Tudo dentro da sua determinação em se tornar referência também no segmento de picapes. E ela está no caminho certo.

*FICHA TÉCNICA:

Motor (combustível):           2.3L 16 válvulas com turbocompressor

Potência:       190 cv @ 3.750 rpm

Torque:          45,9 kgfm @ 2.500 rpm

Tração:          4×4

Transmissão:           Transmissão automática de 7 marchas com modo sequencial

Dimensões:  Comprimento (mm): 5.250

Largura (mm): 1.850

Altura (mm): 1.855

Altura livre do solo (mm): 190

Entre-eixos (mm): 3.150

Direção:         Hidráulica

Suspensão:  Dianteira: Braço duplo com barra estabilizadora

Traseira: Multilink com molas helicoidais e eixo rígido, barra estabilizadora

Freios:           Dianteiro: Discos ventilados com ABS e EBD

Traseiro: Tambor com ABS e EBD

Pneus:           255 / 70 R16

Rodas:           Roda de liga leve de 16 polegadas

Velocidade máxima (km/h):          180

Aceleração 0 a 100 km/h:  12,5s

Porta-malas: 1.050 litros

Tanque:         80 litros

Preços:          A partir de R$ 166.700

*Dados do fabricante

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