Avaliação – Nissan Frontier 2.3 TD CD Attack 4×4 (Aut) 2023
Produzida em Córdoba (Argentina), a picape estreia com visual atualizado

Fotos Marcus Lauria
Com design renovado, novos equipamentos de segurança e conforto e três novas versões a nova Nissan Frontier 2023 chega fabricada em Córdoba, Argentina com preços que partem de R$214.990. Com a novidade fervendo no mercado de picapes tive a oportunidade de avaliar por uma semana a versão mais procurada e vendida Attack.
Totalmente renovada a nova Frontier ficou com um design mais robusto e bonito. Vista de frente a picape apresenta faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C e nova grade. Para a versão topo de linha PRO-4X, detalhes como novos para-lamas e a logo da Nissan em vermelho reforçam sua diferenciação das outras versões.
Olhando a traseira é possível notar que as lanternas mudaram, o para-choques tem novo formato, com degrau que dá acesso à caçamba, agora mais alta 25 mm e 50 mm maior nas laterais. A caçamba agora leva até 1.054 litros de carga e 1.043 kg. Em seu interior, ganchos posicionados perto do assoalho, tomada 12V, tampa de abertura com dois amortecedores, trazem maior praticidade. O entre-eixos de 3,150 m da Nissan Frontier assegura espaço para as pernas de quem viaja atrás e é superior ao das oponentes. Entretanto, fica atrás ao da Ford Ranger (3,220 m).
Por dentro muitas novidades e melhorias. Destaque para o painel de instrumentos que tem uma tela de 7 polegadas. A central multimídia de 8 polegadas, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. A picape oferece ainda teto solar e ar condicionado digital dual zone, com saídas de ar para a parte traseira. O desenho do volante é inspirado na dupla Kicks/Versa. Mesmo assim, os bancos “Gravidade Zero” são um ponto forte por acomodarem muito bem o corpo e não cansarem depois de longos períodos ao volante.
Para deixar o motorista e os passageiros mais tranquilos a segurança foi reforçada, com o alerta avançado de colisão frontal (PFCW), que monitora veículos à frente para reduzir riscos de acidentes. Ele atua em conjunto com o assistente inteligente de frenagem (FEB), freia a picape caso o motorista não atue.
A nova Frontier também é equipada com alerta inteligente de mudança de faixa (LDW), que emite um alerta sonoro e visual caso o carro se aproxime da faixa lateral sem acionar a seta. O assistente de prevenção de mudança de faixa (LDP) age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista.
Sob o capô está o motor 2.3 16V biturbo a diesel, que desenvolve 190 cv de potência e 45,9 kgf.m de torque. Força suficiente para empurrar a picape sem pestanejar. As acelerações são lineares, sem trancos e as ultrapassagens são feitas com muita tranquilidade. Segundo o fabricante, a unidade a diesel está em conformidade com o Proconve L7 e traz o Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32. No asfalto, a picape da Nissan agrada pelas respostas nos baixos giros, assim como pelo trabalho da caixa automática sequencial de sete marchas tanto nas mudanças quanto nas reduções – as trocas sequenciais são feitas pela alavanca de câmbio.
Indo a 100 km/h, o conta-giros repousa em torno das 1.500 rpm elevando o conforto acústico dos passageiros, enquanto a direção hidráulica é ligeiramente pesada em baixas velocidade e um pouco anestesiada ao trafegar mais apressadamente. De batente a batente são necessárias 3,4 voltas na direção e o raio de giro de 6,4 m ajuda nas manobras.
Pelo seletor de condução é possível escolher entre os programas Standart, Sport, Off-Road e Tow, que mudam determinados parâmetros para o uso na cidade/estrada, no fora-de-estrada ou nos momentos de puxar um reboque.
No fora de estrada a picape não deixa de cumprir seu papel. Afinal, aparecem ângulo de ataque de 31,6º, de saída (25,7º) e uma altura livre do solo de 25,7 cm. O seletor de tração oferta os modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low – na versão PRO-4X há o bloqueio do diferencial traseiro.
Na linha 2023, a suspensão da Nissan Frontier foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Isso pode ser comprovado durante o teste, onde as famosas quicadas são bem mais suaves que em outras picapes, além de melhorar a estabilidade em curvas. Tudo isso sem renunciar às capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.
Outro destaque é a caçamba. A picape da Nissan apresenta boa combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. O contato com o solo é mérito dos pneus 255/65 R17 All-Terrain (255/60R18 All Season na configuração Platinum) e as frenagens são eficientes por conta dos freios a disco nas quatro rodas.
E a capacidade chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba. Nissan Frontier Attack AT 4×4: R$ 266.390.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.3
Combustível Diesel
Potência (cv) 190
Torque (kgf.m) 45,9
Consumo cidade (km/l) 8,9
Consumo estrada (km/l) 10,1
Câmbio automática com modo manual de 7 marchas
Tração 4×4
Direção hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.855
Largura (mm) 1.850
Comprimento (mm) 5.264
Peso (Kg) 2.075
Tanque (L) 80
Entre-eixos (mm) 3.150
Ocupantes 5
*Dados do fabricante