AvaliaçõesLobini
Tendência

Avaliação – Mitsubishi L200 Triton Savana 2.4 D 4WD (Aut) 2025

Picape chega em sua quinta geração renovada, com muito mais conforto e tecnologia

Fotos Marcus Lauria

Lançada em julho do ano passado, a Mitsubishi L200 Savana é a picape média mais raiz que você vai encontrar em nosso mercado. Com visual despojado, rodas de ferro e muitos apliques na cor preta espalhados pela carroceria, o visual entrega a sua aptidão off-road. E não é só por fora que isso é característico dessa versão, mas todo o conjunto mecânico está incluído no pacote raiz dessa picape de verdade. Saiba logo abaixo um pouco mais sobre essa picape bruta que a Mitsubishi oferece nesse segmento tão concorrido.

VEJA O VÍDEO: https://youtu.be/DIAU_O7FDL8?si=LkgHZDWqr_g_yewG

Desde 1978, quando a Mitsubishi Motors apresentava ao mercado a primeira versão da picape L200, o modelo se consolidava como um dos mais robustos e capazes do mercado, com capacidade de carga de mais de uma tonelada. As vendas também se multiplicaram devido ao lançamento de diversas versões, séries especiais e edições limitadas projetadas pela Mitsubishi Motors no Brasil, com foco nos diferentes perfis de consumidor que existem no país.

E dentre todas essas que existiram e existem a que mais se destacou foi exatamente a Triton Savana, que avaliamos por uma semana. Apresentada pela primeira vez em 2004, a versão – exclusiva para o mercado nacional – se consolidou como um ícone 4×4 da marca. Após 20 anos de estrada a L200 Triton Savana chega à sua quinta geração muito mais “madura”. Sua robustez e capacidade para transpor com tranquilidade qualquer tipo de terreno fazem da picape o veículo mais robusto que a Mitsubishi Motors já produziu no Brasil.

Focada no uso fora de estrada a Savana 2024 parte de R$309.990. O visual arrojado e a aptidão para o uso em off-road severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional.

Um bagageiro com acabamento X-Liner anti-riscos e identificação Savana possui capacidade de carga de até 50kg. Ele carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo.

A parte dianteira foi completamente redesenhada em relação à geração anterior. A começar pela grade frontal, que combina as cores preto brilhante e grafite. O para-choques de impulsão em forma de bumerangue que acompanham os faróis auxiliares levam o tom grafite, que contrasta com o preto brilhante presente no skid plate. O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado, o que transmite a sensação de uma picape maior e mais imponente, mas não prejudica a condução mesmo em condições urbanas, com trânsito mais pesado ou mesmo em trilhas estreitas.

O novo conjunto óptico conta com faróis em LED mais afilados e um visual muito mais moderno. Ele evoluiu e está mais eficiente para dar maior visibilidade e segurança ao motorista. A versão é equipada com faróis de neblina que ocupam um generoso nicho, para uma capacidade ainda maior de iluminação. O acabamento na cor grafite ainda está presente no para-choque traseiro, nas novas molduras dos paralamas das quatro rodas. O novo rock slider tem acabamento em preto e traz revestimento anti-riscos X-Liner, com a série Savana identificada na peça.

A lateral traz maçanetas pintadas em uma das quatro opções de cores de carroceria oferecidas nesta quinta geração: Amarelo Rally (versão avaliada), Verde Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A parte inferior traz um adesivo exclusivo 4×4 que reforça o apelo off road da picape. As imponentes rodas em aço de aro 17” auxiliam na pegada off road proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada. Isso porque eles são compostos por dentes de serra nos sulcos, que oferecem maior tração na lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.

Com capacidade para transportar um alto volume de carga, a caçamba da Savana recebeu acabamento anti-riscos X-Liner e, também, uma caixa multifunções integrada. Com parte removível, ela traz ampla comodidade para o transporte de cargas menores que não ficam se deslocando durante o trajeto.

Por dentro a picape tem revestimento dos bancos em couro e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia JBL recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à frente do banco do passageiro.

A cor preta predomina em quase todos os acabamentos, desde as saídas de ar até o console central. Já a moldura da alavanca de transmissão. Os apoios de braço receberam acabamento em black piano. A tecnologia é um dos pontos altos da quinta geração da L200 Triton Savana. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só fazem da picape uma das mais capazes para rodar em qualquer tipo de terreno, mas também garantem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes. O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de 7 polegadas totalmente integrado aos melhores smartphones do mercado por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.

O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual mais moderno e traz agora display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo. A picape também foi equipada com um inclinômetro digital colocado no painel, que traz informações importantes sobre os ângulos de inclinação laterais, em aclive e declive, essenciais em uma situação fora de estrada, além de altímetro, temperatura ambiente e ângulo de esterçamento das rodas dianteiras.

A versão também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento e câmera de ré. O sistema de ar condicionado é ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto. A Savana também recebeu ajuste de temperatura digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com ajuste elétrico para o motorista.

O motor que equipa a série é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190cv de potência e impressionante torque de 43,9 kgfm, força suficiente para uma performance invejável tanto dentro quanto fora de estrada. Apesar de ter o barulho tradicional dos motores à diesel, o som não chega a incomodar, eu até gosto de ficar ouvindo o motor pedindo para acelerar ainda mais.

A Savana 2024 traz como novidade um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais por meio de paddle shifters no volante. Sua relação de marchas foi muito bem calibrada para utilizar todo torque máximo do motor em baixar rotações e todo o conforto com o mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro. AS trocas são suaves e quase imperceptíveis, além dois comandos da tração serem bem fáceis de usar, o que facilita em uma trilha mais difícil.

A picape traz ainda mais robustez no 4×4 com a adoção exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa a picape ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra. Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.

Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.

O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.

4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

O sistema de tração também conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road. Para total segurança de seus ocupantes, a Savana 2024 ainda traz um novo sistema de freios totalmente redimensionados, com discos 9% maior em relação à geração anterior, que permite frenagens mais precisas e em menor distância, além de maior sensibilidade no pedal.

Em resumo, a L200 Triton Savana é a picape ideal para quem faz trilha pesada e ao mesmo tempo quer rodar no asfalto ou em estrada de chão mais leve. A Savana encara qualquer tipo de terreno sem pestanejar. Se você mora na cidade e tem tempo para curtir um off-road nem pense em outra picape para isso, principalmente nessa versão.

Quero deixar aqui meus agradecimentos para a Mitsubishi Motors do Brasil/HPE Automotores que em parceria com a Mit Rio nos cedeu a L200 Triton Savana 2024 para uma semana de testes. A concessionária fica localizada na Av. Bartolomeu Mitre, 1.008 – Leblon, telefone (21) 2103-2333, site https://www.mitrio.com.br/ (@mitriomitisubishi)

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.4

Combustível             Diesel

Potência (cv)            190

Torque (kgf.m)         43,9

Velocidade Máxima (km/h)           177

Consumo cidade (km/l)      9,8

Consumo estrada (km/l)    11,8

Câmbio          automática de 5 marchas

Tração           4×4

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.

Dimensões

Altura (mm)   1.900

Largura (mm)           1.820

Comprimento (mm)             5.280

Peso (Kg)      1.950

Tanque (L)    76

Entre-eixos (mm)     3.000

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo