AvaliaçõesLifanTestes

Avaliação – Lifan X60 1.8 16V VVT Talent 2018

Fonte: http://autosgiros.com.br / – Fotos: Divulgação

Carro chefe da Lifan no mercado brasileiro, o SUV compacto XC60 é o veículo chinês mais vendido do país desde 2014. Disponível em duas versões, Talent (transmissão manual) e VIP (com câmbio CVT), a linha 2018 do modelo trouxe um grande facelift, além de melhorias no acabamento interno e no nível de equipamentos.

O SUV continua acelerando o mesmo motor 1.8 VVT de 128 cavalos de potência a 6.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.200 rpm. O Autos Giros testou a versão Talent, que traz câmbio manual de cinco velocidades, e traz agora todos os detalhes.

É claro que é uma coisa pessoal, mas o Lifan X60 ficou mais bonito com a nova frente. Ao invés da grade com o logo da marca chinesa centralizado, ele traz um visual bipartido com o nome “Lifan” escrito em na barra que divide as duas partes.

A nova grade traz a barra unindo os faróis dianteiros biparábola, localizados acima dos faróis de neblina. Na base, o novo para choques traz luz diurna em LED. A lateral traz maçanetas cromadas e rodas de liga-leve de 17 polegadas. Os retrovisores contam com as luzes do pisca direcional em LED. Uma novidade sutil é o vinco lateral na altura das maçanetas, que dá uma “postura” mais elegante ao carro.

Na traseira, as lanternas vermelhas se destacam, e ajudam a compor um toque esportivo junto com o para choques maior. Além disso, duas aberturas laterais com molduras cromadas, simulam duas ponteiras de escapamento, dentro da mesma ideia.

O interior traz bancos escuros com acabamento em couro sintético e costuras vermelhas. A direção é hidráulica e o volante – também em couro sintético – é multifuncional. Entre os bancos, o Lifan X60 2018 traz dois porta-copos ao lado da transmissão. A parte superior do painel também tem o mesmo acabamento, mas a parte inferior tem base plástico.

Assim como no exterior, o habitáculo também traz detalhes cromados. O motorista conta com controles das travas de vidros, portas e retrovisores. Na lista de itens de praticidade, a porta do motorista e do passageiro contam com espaço para garrafas de 500 ml.

O console central também é bastante bonito. Ele conta com relógio, duas saídas de ar, central multimídia Navtech 2.0 e ar-condicionado digital.

A nova geração da central multimídia Navtech 2.0 tem tela de oito polegadas Ela inclui GPS, câmera de ré, conexão bluetooth para atendimento de chamada de celular, sistema android, entradas USB, SD card e auxiliar, entre outros recursos de conveniência.

Os bancos traseiros tem um bom espaço para as pernas, e contam com cintos de segurança de três pontos para três passageiros. Caso sejam dois, o encosto do passageiro central pode virar um descansa-braço com dois porta-copos. Outro item bem interessante é o vidro traseiro com desembaçador e limpador próprios.

A lista de itens de série do Lifan X60 Talent 2018 conta ainda com dois airbags para motorista e passageiro, sistema de freio à disco nas 4 rodas com ABS e EBD, barras de proteção lateral nas portas, sistema “Isofix” de fixação de cadeiras para crianças.

O SUV chinês traz ainda sensor de estacionamento, luzes de leitura individuais para motorista e passageiro, sensor crepuscular e ajuste elétrico de altura dos faróis, entre outros itens.

A cada ano que passa, o segmento de SUVs compactos se torna mais competitivo. Até por ser o que mais cresce no mercado brasileiro, a cada versão os concorrentes aperfeiçoam suas estratégias e buscam diferenciais que os levem a crescer nas vendas.  E este é o caso do Lifan X60 que aposta em um bom acabamento, conforto, nível de equipamentos e preço.

Além disso, segundo a marca, o Lifan X60 foi submetido aos testes de impacto e segurança aos passageiros de veículos e obteve 44,6 pontos de um total de 51 pontos possíveis. Isto representou quatro de cinco estrelas, o que demonstra que esta não vai ser uma grande preocupação para os compradores.

O novo visual externo deu um perfil mais agradável ao consumidor brasileiro do que a versão anterior. Internamente ele também é bonito, com destaque para as costuras em vermelho no couro sintético preto, que trazem elegância ao conjunto. Outro destaque é o bom espaço inclusive para os passageiros do banco traseiro. O porta-malas de 425 litros é equivalente ao de líderes do segmento como o Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-v, e maior que o Chevrolet Tracker.

O motor 1.8 de 128 cavalos responde muito bem, inclusive em baixas rotações. O consumo dele ficou em 10 km/l na cidade e 12,8 km/l em rodovias.

Outro detalhe interessante é o alto nível de satisfação dos seu clientes, o que pode ser verificado sites especializados. Isto, junto com a liderança que o modelo mantém entre os seus conterrâneos por aqui, mostra que a estratégia de custo-benefício da Lifan vem dando certo. Afinal, com preços a partir de R$ 67.990 na versão testada, ele é, no mínimo, 10 mil reais mais barato que seus concorrentes mais próximos, e 15 mil reais a em relação às versões de entrada dos líderes do seu segmento.

*o teste foi realizado com um carro da concessionária Sun Motors de Porto Alegre. Foto: Autos Giros

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.8

Combustível             Gasolina      

Potência (cv)            128    

Torque (kgf.m)         17,1   

Velocidade Máxima (km/h)           170    

Tempo 0-100 (s)      13,4   

Câmbio          manual de 5 marchas

Tração           dianteira

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm)   1.690

Largura (mm)           1.790

Comprimento (mm)             4.405

Peso (Kg)      1.330

Tanque (L)    55

Entre-eixos (mm)     2.600

Porta-Malas (L)        425

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo