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Avaliação – Lexus NX200t Luxury 4WD 2.0 2015

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Pense em um crossover com visual moderno e descolado, interior luxuoso, motor forte e design que atrai olhares. Lembre-se que ele precisa ser caro, afinal precisa ser desejado por muitos e ostentado por poucos. Pensou? Pois bem, há uma grande chance de você ter pensado no Land Rover Range Rover Evoque, eu também pensaria nesse carro de nome comprido, mas na verdade estamos falando de outro carro por aqui, o Lexus NX200t.

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A Lexus é a divisão de luxo da Toyota, ou seja, os carros Lexus são modelos de plataforma Toyota que ganharam na loteria, e passam a ser ornamentados com tudo o que há de mais moderno e atraente na indústria automotiva. No fundo, o NX200t é um Toyota RAV4, e até lembra um pouco o primo “pobre” quando olhado de certos ângulos, mas isso não desabona o estilo arrebatador deste crossover metido a SUV.

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Uma olhada ao redor do carro é mandatória antes de assumir a direção, e os vincos da carroceria saltam agressivamente aos olhos, capturando a atenção em cada ponto da bela roupagem do crossover. Seus faróis dianteiros são em full LED e há também DRLs no formato de um L estilizado, que contribuem para deixar o carro parecido com um conceito. Na versão Luxury, as rodas aro 17 não combinam com as linhas esportivas, resultado que é melhor atingido na versão F-Sport que traz rodas aro 18 e pneus de perfil mais baixo.

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Bem equipado, o carro traz uma grande quantidade de mimos, como central multimídia ativada por um touchpad que inclui até TV digital, ar-condicionado de duas zonas, teto solar e porta-malas com abertura e fechamento automáticos. Seu acabamento é primoroso, com insertos de couro no topo do painel e nas portas, encaixes excelentes e requinte por toda a parte, sem deixar de lado a modernidade das linhas.

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O carro conta com bom espaço e conforto na dianteira, espaço razoável na traseira para passageiros mais altos e porta-malas de 580 litros que parece raso ao primeiro contato, mas abriga bem as bagagens de uma família. A posição de dirigir é encontrada sem dificuldade, graças às amplas regulagens (elétricas) do banco e da coluna de direção. Por sinal, quando desligamos o carro, a coluna de direção se recolhe para permitir uma saída mais fácil do carro, e o contrário acontece quando o botão de partida é acionado. Os retrovisores fornecem uma ampla visualização do exterior e o carro de 4,63 m de comprimento e 1,84 m de largura (2,66 m de entre eixos) parece menor quando é dirigido.

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Em uso urbano o carro surpreende principalmente pela suavidade de funcionamento e pelo isolamento acústico primoroso. A suspensão macia filtra bem todas as irregularidades do piso maltratado de nossas ruas e o conjunto motor/câmbio dá conta de permitir que o crossover de 1.850 kg acompanhe o trânsito sem esforço. Há 3 modos de condução do carro, ECO, NORMAL e SPORT, e os dois primeiros são mais do que suficientes para a cidade. Com o modo ECO acionado, o carro deixa as respostas do acelerador mais lentas e altera parâmetros diversos do carro para buscar economia. O resultado disso é um consumo urbano de 8,5 km/l de gasolina, o que é razoável para o conjunto do carro.

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Já na estrada o motor 2.0 turbo com injeção direta tem o palco perfeito para mostrar todo o seu brilho. São 238 cv de potência @ 5.600 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1.650 e 4.000 rpm despejados nas quatro rodas por um sistema de tração sob demanda, que pode colocar até 50% da força em cada eixo ao mesmo tempo. Tal força é orquestrada por uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais por paddle shifters (borboletas).

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Basta pisar fundo e o NX200t acelera forte, colando as costas do condutor no banco e entregando números obscenos de velocidade com bastante facilidade. Como não é um esportivo nato, o crossover se vale de tanta força para garantir segurança nas ultrapassagens e um desempenho bom o suficiente para viajar com toda a família no carro. Focado no conforto, o NX200t na versão luxury possui pneus Yokohama 225/65 R17 com baixa resistência ao rolamento, e estes não hesitam em cantar alto nas curvas feitas no limite. O carro não é instável, pelo contrário, afinal há suspensões independentes nos quatro cantos e a tração integral, mas não é muito difícil provocar o assustado controle de estabilidade, que pisca a todo o momento em uma subida de serra.

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Mas em curvas de raio longo o carro transmite muita segurança, assim como nas frenagens feitas no limite, aonde os freios à disco ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira garantem uma capacidade de frenagem exemplar para um carro pesado. Suave e confortável, a suspensão faz o carro fluir tranquilo na estrada, mas cobram seu preço com uma rolagem controlada nas curvas e nas frenagens, nada alarmante. E a suavidade da rodagem do carro é confirmada pela boa aerodinâmica e pelo isolamento acústico do carro. Por sinal, a aerodinâmica garante um consumo razoável de 12 km/l sem esforço.

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Custando um total de R$ 216.300, o crossover japonês tem bons predicados para garantir uma vaga na sua garagem. Comparado ao Evoque de preço similar, o NX200t é mais econômico e suave, mas o Evoque devolve uma esportividade maior, com desempenho parecido. Na prática, a melhor forma de decidir entre os dois é dando uma voltinha com cada um deles antes de fechar o negócio. Com certeza esta será uma deliciosa sensação de dúvida.

CONFIRA NOSSO VÍDEO DE AVALIAÇÃO:

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