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Avaliação – Land Rover Discovery Sport 2.0 Si4 HSE Luxury 4WD 2015

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Fotos: Marcus Lauria

A Land Rover, passa a fabricar no Brasil, a partir de 2016, em sua fábrica que está sendo construída em Itatiaia (RJ), o seu mais novo SUV, o compacto premium Discovery Sport. O modelo, que já está à venda no Brasil em três opções de acabamento, já foi avaliado pelo site.

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A Jaguar Land Rover, nos cedeu para uma semana de testes, a versão topo de linha, HSE Luxury (R$ 232.000). Ele chega equipado com o motor a gasolina Si2 de 2.0 litros e 240 cv e sistema de transmissão ZF de nove velocidades. Além da versão topo de linha, o Discovery Sport é oferecido nas versões SE (R$ 179.900) e HSE (R$ 202.900).

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O Discovery Sport está à venda no Brasil, desde abril deste ano. Em um primeiro momento, ele vem importado da fábrica da empresa em Halewood, no Reino Unido, até ser fabricado em Itatiaia (RJ). Os preços não mudam, vão continuar o mesmo quando for fabricado por aqui.

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Por fora, o Discovery Sport exibe linhas sóbrias e limpas, em relação ao Evoque, de onde vem a mesma plataforma e conjunto mecânico. De frente, é até possível confundi-lo com seu “irmão” mais velho. O capô concha e as duas barras na grade dianteira com detalhes hexagonais também marcam presença no Discovery Sport. Visto de lado, as formas mudam, e se mostram mais arredondadas e com linhas mais sóbrias. A traseira recebe toques sutis e deixam o modelo com um aspecto bem mais tímido.

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Pensando no conforto e na praticidade para o motorista e passageiros, o SUV da marca inglesa oferece mimos como: retrovisores elétricos, sistema de ignição stop/start, sistema de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, entrada USB e sete airbags, incluindo um para proteção dos joelhos do motorista também chegam em todas as versões do modelo. O espaço interno é um dos destaques do        Discovery Sport, sobra conforto para todos à bordo. São 4,5 metros de comprimento (2,39 centímetros mais curto que o Discovery) e distância entre eixos de 2,74, suficientes para carregar os sete ocupantes.

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A versão avalia, HSE Luxury, oferece ainda conjunto de faróis Xenon com assinatura em LED, teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone, bancos em couro Windsor climatizados com memória de regulagem para passageiro e motorista, sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer, com 825W de potência, rodas em liga leve de 19 polegadas, iluminação interna configurável e duas entradas USB na segunda fileira de bancos. A versão também conta com teto panorâmico fixo.

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O Discovery Sport está disponível com até quatro tomadas de 12V e até seis entradas USB dispostas em cada uma das três fileiras de assentos, de forma a permitir que vários dispositivos eletrônicos sejam recarregados simultaneamente. O teto solar panorâmico ajuda na iluminação da cabine e dá uma sensação de amplitude aos passageiros.

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O ar condicionado digital com duas zonas têm as saídas de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais efetiva distribuição de ar. Na configuração de assentos 5+2, um controle independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma mais efetiva.

Para conveniência de todos, o modelo oferece ainda o novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen até os nove airbags que minimizam as consequências em caso de colisão. Além do assistente de Estabilidade de Trailer, assistente de Reboque com capacidade para até 2 toneladas, tela de 8 polegadas sensível ao toque de alta definição, faróis automáticos, limpadores de para-brisa sensíveis à chuva e sensores de estacionamento.

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Sob o capô, está o potente e eficiente motor 2.0 Si4 a gasolina, com 240 cv de potência e sistema de transmissão ZF de nove velocidades, com opção para trocas sequenciais no volante. Com um torque de 340 Nm que dá sinal entre 1.800 e 4.000 rotações, não deixam faltar força ao modelo. As marchas altas trazem relação mais longas, proporcionando economia de combustível e conforto, aliados a índices mínimos de ruído e trepidação dentro da cabine.

Cheio de tecnologia e recursos de ponta, o Discovery Sport traz tração nas quatro rodas, que trabalha com o eficiente sistema Terrain Response®, que adapta todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega: normal, grama/neve/cascalho, lama e sulcos, areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível. São 12 opções de cores de carroceria, além de outras 6 opções de cores dos bancos para a linha Discovery Sport, com suas respectivas combinações de cores de acabamento no painel e nas portas.

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Fazer curva com o Discovey Sport é fácil, ele tem um ótimo sistema de suspensão, que mantém o SUX sempre na rota, sem deixar que saia da linha. Ele tem ótimo nível de rigidez torcional. O eixo traseiro é do tipo multi-link, que trabalha em conjunto com as suspensões de alumínio, absorvendo todos os buracos das ruas, sem passar para a cabine. O novo eixo traseiro também diminui os níveis de ruídos e minimiza o uso de carga útil pela suspensão.

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O seu DNA 4×4 está em sua capacidade de ângulos de ataque e saída. O SUV Inglês tem habilidade de se transpor áreas inundadas com profundidade de até 600mm, devido ao seu vão livre. Para enfrentar os terrenos mais complicados, ele oferece algumas tecnologias que o auxiliam nessa hora, com o Hill Descent Control® (HDC), Controle de Estabilidade de Rolagem (RSC), Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e o Controle Eletrônico de Tração (ETC).

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