Avaliações de motosMotosNotícias

Avaliação – Kawasaki Versys 650

Fotos: Eduardo Azeredo

Pelo seu histórico no mercado nacional a Kawasaki acabou virando sinônimo de motos esportivas, e é impressionante, mas muita gente nem sabe que a japonesa tem modelos big-trail e custom, e na avaliação de hoje eu trago para vocês a Versys 650, uma das motos mais versáteis que na pilotei na vida.

O modelo testado ainda foi da versão antiga, substituída recentemente pelo modelo 2016, lançado em meado do ano passado, com melhorias que vão desde o design até sua estrutura e performance, tornando a máquina ainda melhor.

O design da versão testada é bastante incomum e divide opiniões, especialmente pelo estilo dos faróis, mas é imponente e chama bastante a atenção, também por ser uma moto pouco conhecida no mercado. Particularmente acho bem bonita, principalmente por seu visual diferenciado, mas a versão nova veio com design renovado, deixando a moto incontestavelmente linda.

Por falar em faróis, o conjunto ótico é bastante eficiente, mas se tiver que fazer ajustes, o motociclista vai precisar de muita paciência e esforço, pois é bem trabalhoso de alcançar os parafusos de regulagem.

O painel de instrumentos é simples, mas funcional e permite fácil leitura, privilegiando o grande conta-giros analógico, acompanhado de display digital com velocímetro, hodômetros parciais e total ou relógio e marcador de combustível. Fez falta um indicador de marcha e autonomia, o modelo merecia ter.

A Versys exibiu ciclística sensacional! Moto super equilibrada, respeitando milimetricamente cada comando do motociclista, permitindo rápidas mudanças de direção e muita inclinação nas curvas, com extrema segurança e precisão, mesmo com os pneus originais, que não são TOP.

O conjunto de suspensão é excelente, com curso longo, aguentando com tranquilidade todas as imperfeições do asfalto, além de proporcionar conforto ao piloto, com ajustes de pré-carga da mola e de retorno, na traseira, e de pré-carga na dianteira.

No uso urbano é onde a Versys 650 mais se destaca, por sua agilidade e linearidade, se mostrando uma moto leve e muito fácil de pilotar, com seus 209 kg muito bem distribuídos, além de ter guidão em ótima altura, facilitando o uso dos corredores.

O motor é um bicilíndrico de 649 cc, gerando 64 cv de potência a 8.000 RPM e torque de 6,2 kgf.m a 6.800 RPM, trabalhando com injeção eletrônica, refrigeração líquida e câmbio de 6 marchas – preciso e leve -, tendo funcionamento bastante elástico, oferecendo respostas rápidas, independente da rotação, com comportamento linear, reforçando sua proposta de moto urbana.

Quando exigido o motor mostra muita disposição, desenvolvendo velocidade com grande facilidade e, se não fosse a limitação eletrônica, que interrompe o progresso aos 187 km/h, certamente passaria dos 200 km/h, pela sobra de giro que apresenta. Na estrada, em rotações mais altas, gera um pouco de vibração nas mãos e pés, mas nada que chegue a incomodar ou causar dormência.

Eu esperava do consumo de combustível, mas foi relativamente razoável, diante do seu desempenho, apresentando médias entre 15,59 e 18,61 km/l, tanto na cidade quanto na estrada, dependendo da tocada do piloto, o que dá uma boa autonomia, levando em conta seu tanque com capacidade para 19 litros de gasolina.

O conjunto de freios, com dois discos na dianteira e disco simples na traseira, que conta com sistema ABS – antitravamento – de fábrica, é excelente, muito preciso e de acionamento leve, parando a moto sem esforço, com apenas 2 dedos no manete.

A Versys 650 é uma moto exageradamente versátil e divertida, obviamente com proposta mais urbana, mas capaz de atender ao motociclista em qualquer situação, especialmente na estrada.

Mesmo na pista ou no off-road, a Versys não nega fogo e também se mostra uma excelente companhia. No fora de estrada precisa de pneus mais apropriados e os freios ABS, como não são desligáveis, acabam deixando um pouquinho na mão em algumas situações, mas como andar na terra não é o propósito original do modelo, isso não chega a ser um aspecto negativo.

O modelo permite ótima posição de pilotagem e ergonomia ao motociclista, independente de sua estatura, contando com banco confortável, tanto para o piloto quanto para a garupa.

O para-brisa é ajustável, em dois níveis, mas esse ajuste não é nada prático, pois depende da retirada de 4 parafusos para acerto da posição. Pelo seu desenho, curto e bastante angulado, acaba deixando passar um pouco de turbulência em velocidades mais altas, não cumprindo muito bem seu papel.

Algumas lojas da Kawasaki ainda tem este modelo zero km à venda, mas mesmo para quem busca uma opção de moto usada, a Versys 650 é uma ótima opção para quem procura uma boa performance e versatilidade no dia a dia urbano, mas também queira uma boa máquina para encarar viagens nos finais de semana.

CONFIRA O VÍDEO:

Fonte: http://duasrodasnews.com/avaliacao/2016/03/kawasaki-versys-650/

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo