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Avaliação – Jeep Commander 2.0 TD380 Limited 4WD 2022

Primeiro Jeep desenvolvido no País chega em duas versões completas, dispensando opcionais

Fotos Marcus Lauria

A Jeep não perde tempo quando o assunto é SUV, pensando em se destacar ainda mais no segmento a marca ousou e lançou o seu “Jipão”, o novo Commander. O SUV chega cheio de personalidade, conforto e sofisticação, sim ele é acima da média em relação a concorrência e mostrou isso durante nosso teste de uma semana.

CONFIRA NOSSO VÍDEO: https://youtu.be/yutA1mL2zqw

O Jeep Commander é fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), e chega para completar a gama da marca no Brasil. O modelo é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, mas trará conceito global e será exportado para outros países latino-americanos. Completo, o modelo já entrega todos os melhores conteúdos de série em duas versões: Limited e Overland (ambas com opções Turbo flex 4×2 e Turbo diesel 4×4). No caso, a versão avaliada foi a Limited Turbo diesel 4×4, que chega a ser a melhor opção entre as oferecidas.

Destaque para o espaço interno, que é um dos atributos do SUV da marca. São sete lugares que representam mais conforto, versatilidade e até amplo porta-malas, que, inclusive, é um dos maiores da categoria. Tem espaço de sobra para todos os ocupantes, além de muito conforto.

Por fora as linhas chamam a atenção, além de elegantes são marcantes. O Commander possui as tradicionais sete fendas na dianteira que, juntamente com os faróis unificados marcam uma assinatura exclusiva. De traseira surge a barra horizontal que também combinam com as laterais. O DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais, ângulos de rampa e altura de solo que caracterizam o family feeling lateral.

O grupo óptico destaca-se pelos faróis Full LED que proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, outra tendência premium encontrada no SUV. Já as lanternas do Commander, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. O grupo óptico traz total harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e DRL também são em LED. O modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil.

Para quem gosta de ficar procurando os easter eggs, o Commander traz nove espalhados pelo interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos. É bem legal ficar vasculhando o carro para achar todos.

Por dentro o modelo segue o padrão externo, revelando um acabamento de primeira oferecendo conforto e tecnologia a disposição do motorista e dos passageiros. Os bancos, por exemplo, são feitos em couro com detalhes em suede. Além de ser um requinte visual, a mistura de materiais também traz uma sensação bem agradável para os ocupantes. Os assentos possuem ainda costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941).

Alinhado aos bancos, também há revestimento em suede e couro no painel com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza, reforçando o requinte no novo modelo. Há ainda um filme decorativo hydrographic com acabamento metálico, que varia de acordo com o tom do interior: vertical brush com cromado cobre, silver metal brush com cromado e ainda vertical brush com cromado acetinado. A sofisticação é observada até mesmo nos badges externos do modelo como o nome do carro e logo Jeep. Eles trazem duplo acabamento em cromo acetinado e cobre. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).

Ainda no interior, o Commander abusa do espaço, são três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento. Além disso, o modelo também conta surpreendente espaço de porta-objetos: 31 litros de volume.

O Commander permite o rebatimento dos assentos de oito formas diferentes, levando a uma ampliação do vão de carga fácil e intuitiva. Além disso, não é somente a primeira fileira que traz o máximo de conforto e praticidade. A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14cm, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas também para os passageiros da fila do meio ou optar por aumentar ainda mais o porta-malas. Vale dizer ainda que a segunda e terceira fileiras de assentos são reclináveis, garantindo uma posição mais confortável personalizada entre cada ocupante. Para completar, o Jeep Commander tem ótima acessibilidade a todo esse espaço, com ângulo de abertura de portas de 80°, o melhor entre seus concorrentes.

Muito tecnológico, o Commander vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia). No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.

O Commander traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na versão avaliada. Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros. Além de banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões. O modelo traz ainda o ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), Som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air, Alexa in Vehicle na Adventure Intelligence, Jeep Off-Road Pages, sete airbags de série.

Pensando também na segurança e no conforto dos ocupantes, o Commander traz novas suspensões dianteira e traseira com geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo. O ar-condicionado do Commander usa o sistema dual zone e blower posterior, ele apresenta a melhor temperatura na terceira fila do segmento, 10% mais baixa que os concorrentes.

Pensando sempre no bem estar de todos, o Commander possui vidros com isolamento termoacústico. O para-brisas e as janelas trazem uma tecnologia inédita. Desenvolvidos em várias camadas, garantem melhor isolamento, reduzindo até 10db no som e cerca de 10°C na temperatura do interior do veículo. Para completar, os vidros traseiro e laterais são mais escuros, proporcionando mais privacidade e proteção solar.

O “Jipão” oferece ainda outro diferencial em relação ao seu comportamento de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), com o melhor índice de articulação e conforto entre os concorrentes. O modelo foi desenvolvido para entregar um baixo nível de ruído nas mais diversas condições, seja no tráfego urbano ou rodovias, no asfalto liso ou em pisos irregulares e estradas de terra.  Que foi comprovado em nosso teste de uma semana.

Equipado com um motor Turbo Diesel TD380, o propulsor recebeu um mapa de calibração específico, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal aprimorada, permitindo um aumento de torque de 350 Nm para 380 Nm. Com 2.0 litros e quatro cilindros, o propulsor possui 170 cv de potência. Suficientes para empurrar os 1.885 kg do Commander. O propulsor também é bem ágil nas ultrapassagens assim como nas curvas ele se comporta muito bem, mantendo o equilíbrio necessário para manter o motorista seguro o tempo todo.

O TD380 também ainda antecipa o atendimento às normas do Proconve L7. O propulsor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD380 a autonomia é de cerca de 10 mil km. Assim, o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo com muita frequência.

A versão avaliada possui sistema de tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possue altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.

O Jeep Commander não tem opcionais, mas oferece uma linha de acessórios Mopar que estarão disponíveis para personalização do novo SUV diretamente na Rede de Concessionárias Jeep. O cliente pode encontrar acessórios para o interior, exterior e transporte de cargas. São 18 itens disponíveis, como assento para pets, porta-óculos, bagageiro de teto para prancha de surfe e malas, entre outros. Com garantia de três anos, o Commander tem revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4×2 e 20 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo Diesel 4×4.

Para os que adquiriram o Jeep Commander o atendimento será premium e terão à disposição um concierge, dedicado para ajudá-los no que for preciso na central de atendimento. Além disso, nas concessionárias terá um “Especialista Commander”, que cuidará do relacionamento com esse consumidor. Também será disponibilizado um test-drive remoto, em que será possível o agendamento da entrega em um local personalizado. O preço parte de R$ 274.490.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.0

Combustível             Diesel

Potência (cv)            170

Torque (kgf.m)         38,7

Velocidade Máxima (km/h)           197

Tempo 0-100 (s)      11,6

Consumo cidade (km/l)      10,3

Consumo estrada (km/l)    12,9

Câmbio          automática com modo manual de 9 marchas

Tração           4×4

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.702

Largura (mm)           1.859

Comprimento (mm)             4.769

Peso (Kg)      1.885

Tanque (L)    61

Entre-eixos (mm)     2.794

Porta-Malas (L)        233

Ocupantes    7

*Dados do fabricante

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