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Avaliação – JAC T60 Plus 1.5T CVT 2022

Notável!

Fotos Renato Pereira

A indústria automotiva da China é a maior do mundo em produção de veículos, excedendo os Estados Unidos, Japão e União Européia, juntos, desde 2008. Lá se vão, então, mais de uma década “aprendendo” a projetar e construir carros. Logo, é de se esperar que os principais fabricantes chineses – SAIC Motor, Dongfeng, FAW, Chang’an, Geely, Beijing Automotive Group, Brilliance Automotive, Guangzhou Automobile Group, Great Wall, BYD, Chery e JAC (Jianghuai) entendam do riscado. Ou seja, chega de achar que alguma coisa é ruim só porque veio da China.

Entre as mais de 30 montadoras, menos das metade desse número estão entre as melhores, (assim como em qualquer lugar do mundo, existe quem produza produtos de péssima qualidade, de média qualidade, de boa qualidade e de excelente qualidade, basta o “cliente” escolher qual a sua preferência e não reclamar depois) e é entre esse seleto grupo dos 15 que se encontra a Anhui Jianghuai Automobile Co., Ltd (ou JAC, como é conhecida por aqui), agora ainda mais fortalecida pela aquisição de 50% de suas ações pelo Volkswagen Group, totalizando então 75% de controle acionário para a montadora alemã. Essa decisão, que teve o aval do governo chinês, é uma mudança em relação às montadoras estrangeiras (todas as montadoras do mundo operam na China), que se instalaram no país como parceiras dos fabricantes locais, mas o controle acionário pertencendo às companhias chinesas.

O Carro

O compacto CUV – Crossover Utility Vehicle, veículo utilitário esportivo com arquitetura monobloco, sem tração nas quatro rodas, porém maior e mais confortável do que um station wagon convencional – Sehol X4, rebatizado T60 Plus exclusivamente para o Brasil,  segundo carro produzido pela Sehol (originalmente Sol), marca criada pela joint venture SEAT e JAC Volkswagen Automotive Co., Ltd., é uma reformulação do Refine S4, com novo design e mais tecnologia, e é o melhor exemplo da “mexida” que a nova administração da JAC aplicou em seu portfólio.

Externamente

O JAC T60 Plus 2022 chegou ao Brasil com a missão de disputar o segmento contra seus rivais mais diretos Caoa-Chery Tiggo 7 1.5 Turbo e Jeep Compass 2.0 e não está deixando nada a desejar, começando pelo design externo ousado o suficiente para agradar sem espantar. Com a evolução da tecnologia dos polímeros – base dos plásticos e acrílicos – e das lâmpadas de LED, tornou-se possível sair do padrão “faróis redondos ou retangulares” e é possível fazer um carro todo só de faróis e lanternas (me arrependendo de dar a ideia…) se quiserem. Assim, hoje os grupos óticos são integrados as linhas de toda a carroceria. Tem designer que exagera e estraga o que seria bonito, tem designer que sabe dosar as coisas e as linhas ficam agradáveis. Neste caso, apesar de o design ser radical em vista dos demais modelos da montadora, o JAC T60 Plus não parece ter sido criado pela Metal Hero para o seriado Jaspion.

O resultado do projeto é o grupo óptico dianteiro dividido em dois segmentos, onde na parte de cima, mais afilada e com formato de “V” invertido, estão as luzes diurnas de LED e, abaixo, estão as luzes principais com uma moldura cromada. Aliando-se ao ineditismo da dianteira estão o para-choque grande e a grade alta, emprestando um aspecto robusto ao carro. A traseira, parte do carro aparentemente esquecida nos estúdios de design (“ah, o projeto está no fim, bota umas lanternas aí e está bom”…), é bem elaborada. As lanteras atravessam, com uma régua, a traseira de fora a fora, e, nas extremidades, descem em direção ao para-choque que, com o aplique em preto, não fica com aquele ar de “esqueceram de mim”, equilibrando o peso das linhas. As laterais não trazem nenhum arroubo futurístico, o que é bom porque é um estilo que não cansa rápido de se olhar.

Internamente

Assim como na versão anterior e demais modelos atuais, o interior trás um bom acabamento em couro, com costuras aparentes, o indefectível plástico por todo lado não incomoda tanto ao olhar, bem equilibrado com detalhes em preto acetinado e prata. O painel de instrumentos digital permite fácil leitura, o volante multi-funções revestido em couro tem boa empunhadura, enfim, como em todo carro moderno, tudo está facilmente à mão. Uma tela gigante garante a diversão da geração-wi-fi, aliado a um sub-painel touchscreen com outra leva de funções de conforto.

O que impressiona e agrada são os bancos, em couro, bastante confortáveis e a dirigibilidade. O campo visual é extenso, não dando a sensação de não saber onde termina a frente do carro, e seu posicionamento elevado típico de um CUV proporcionam uma condução prazerosa e segura. Os passageiros do banco traseiro tem bastante espaço para as pernas, boa visibilidade à frente e podem desfrutar confortavelmente as viagens mais longas. Ah, sim, o JAC T60 Plus tem conectividade e toda gama possível (e útil?) do mundo digital e entretenimento à bordo, para além de todos os controles eletrônicos de auxílio ao motorista quese traduzem em uma infindável sopa de letrinhas.

Trem de Força

O motor HFC4GB2.4E instalado transversalmente na dianteira do JAC T60 Plus é um 4 cilindros em linha, 1.499 litros, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas duplo no cabeçote, injeção multiponto de combustível e taxa de compressão de 9,5:1, traduzindo-se então em um motor com toda a tecnologia atual. Porém, a adição do turbo-compressor o leva a outro nível, entregando 168 Cv de potência máxima a 5.500 Rpm e 21,4 Kgfm de torque máximo a baixos 2.000 Rpm. Como o carro pesa 1.365 Kg, esses números se traduzem em uma potência específica de 112,1 Cv por litro e 14,3 kgfm por litro, com uma relação peso-potência de 8,1 Kg por Cv.

Acoplado a uma transmissão CVT – Continuously Variable Transmission, ou Transmissão Continuamente Variável, uma transmissão automática que “muda de marcha” através de uma gama contínua de relações de transmissão, cuja flexibilidade permite que o motor funcione em rotações constantes enquanto o veículo se move em velocidades variáveis, sem a percepção das trocas de marchas – com 6 velocidades, sistema que já equipa a maioria dos veículos premium em todo o mundo, esse trem-de-força oferece performances excelentes, como a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10s, retomadas de velocidade seguras e rápidas, velocidade máxima de 195 km/h, consumo urbano de 9,6 km/l e rodoviário de 11,2 km/l. Não chega a ser um exemplo de economia? Bem, o JAC T60 Plus é um carro com 4,41m de comprimento, para 5 ocupantes, um porta-malas com capacidade para 450 litros e pesa 1.365 Kg e supera seus concorrentes diretos com motores 1.5 e 2.0 litros em potência e consumo.

Dirigindo

“Carro novo é sempre bom de dirigir”. Verdade. Mas dirigir carro novo confortável é melhor ainda. E conforto inclui posicionamento adequado, visibilidade ampla, controles à mão, direção com o peso correto (nem leve, nem pesada), estabilidade, suspensões bem calibradas, freios seguros e motor que responde de imediato quando solicitado. Isso tudo o JAC T60 Plus entrega sem nenhum esforço, mostrando-se ágil no trânsito urbano e seguro na estrada. Não consegui – e olha que me esforcei – encontrar o “problema” do câmbio que li em algumas matérias por aí. O sistema é bom, com funcionamento idêntico aos de outras montadoras, e o que pesa, então, é a aptidão do motorista. É certo que sempre existe resistência aos novos sistemas, e os mais conservadores encontram defeitos em tudo, mas é a evolução e contra isso não se pode fazer nada a não ser aprender como utilizar o conjunto.

Conclusão

O JAC T60 Plus entrega tudo o que propõe. Design moderno, atraente, limpo, conforto, potência e dirigibilidade, com um preço inferior ao da conciorrência. Chama uma atenção inesperada e ouvi muitos elogios, assim como ouvi também que “a marca terá um bom trabalho pela frente para apagar os problemas de tempos atrás no que se refere a peças e serviços, mas com carros como o T60 Plus essa tarefa não deverá ser tão difícil”. Acredito que, esquecendo-se nossa tradição de nos amarrarmos a tabús, a concorrência terá muito o que fazer, a começar pelos valores, que se traduzem diretamente no conhecido custo-benefício, uma vez que o valor inicial do Jac T60 Plus é de R$132.490,00, enquanto o Caoa-Chery Tiggo 7 tem um valor inicial de R$ 139.990,00 e o Jeep Compass Sport 2.0 começa em R$ 146.990,00.

*FICHA TÉNICA:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Gasolina

Potência (cv)            168

Torque (kgf.m)         21,4

Velocidade Máxima (km/h)           195

Tempo 0-100 (s)      9,6      N/D

Consumo cidade (km/l)      9,6

Consumo estrada (km/l)    11,2

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.660

Largura (mm)           1.800

Comprimento (mm)             4.410

Peso (Kg)      1.365

Tanque (L)    50

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        620

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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