Avaliação – JAC E-JS4 BEV 2023
Mesmo precisando de uma atualização SUV elétrico tem seus atributos

O JAC E-JS4 já está há algum tempo no mercado nacional e continua a ser uma opção para quem busca tecnologia por um preço competitivo, porém, os tempos mudaram e a competição entre os carros elétricos acirrou-se muito. Custando R$ 229.900, o E-JS4 parece que parou no tempo diante de players mais sofisticados, que custam o mesmo, mas ainda assim, tem seus atributos e a economia de energia é uma delas.
Com bom espaço interno e porta-malas generoso, o E-JS4 é um SUV médio elétrico, com bom desempenho e conforto, trazendo para o segmento um visual moderno e boa proposta familiar. Por fora, o JAC E-JS4 chama atenção por seus LEDs diurnos em bumerangue e faróis de LED quase ocultos na parte inferior, com boa harmonia entre grades e frisos, criando um visual interessante.
Ele tem rodas de liga leve diamantadas aro 18 com pneus 225/45 R18 que dão um reforço na proposta, assim como lanternas em LED com design chamativo, integradas sobre a tampa, que combina com a pintura preta do teto, dando assim ao E-JS4 uma pintura biton. Com barras no teto, o SUV da JAC tem ainda um bom teto solar panorâmico.
Dentro, o ambiente já não empolga, mesmo com os bancos em couro com ajuste apenas longitudinal para o motorista, ainda que seja confortável. O quadro de instrumentos digital tem três opções de visualização das informações, mas ainda lembra os primeiros carros elétricos da JAC e a imitação do Peugeot 3008.
A instrumentação é bem resolvida e entrega o que se espera dela, enquanto a multimídia decepciona em não ativar algumas funcionalidades, como a opção de frenagem regenerativa forte, tendo ainda um sistema de som mediano. O lado bom é que tem projeção para Android Auto e Carplay, fazendo o E-JS4 ganhar o dia.
O dispositivo de entretenimento tem também câmeras em 360 graus com animação 3D, mas muitas vezes travou, ainda que permita até acessar cada câmera individualmente. Alguns travamentos foram notados durante o teste na multimídia, sendo talvez algo da unidade testada.
Pode-se ainda controlar o ar condicionado touchscreen, mas é bom lembrar que ele não faz a transição de temperatura como de um carro a combustão, sendo esse um mal dos elétricos. Além disso, na estrada com farol ligado, fica impossível ver os comandos, sendo necessário deixar nas luzes diurnas.
O volante é antiquado e precisa de revisão imediata, enquanto o console do câmbio com botão giratório também já deu seu tempo. Apesar dos detalhes, o acabamento da JAC é de boa impressão e detalhes como amortecimento no porta-luvas não passam despercebidos. Teto solar e persiana com um toque funcionam bem, enquanto quem vai atrás tem espaço de sobra e bom difusor de ar.
Com 520 litros, o porta-malas dá e sobra, tendo ainda um compartimento para os cabos de recarga. Aliás, falando neles, o de carregamento doméstico não funcionou e tivemos que usar pontos de recarga pública, sempre com um adaptador para o plugue tipo 2, de 5 pinos.
Saindo com 420 km de autonomia no painel, a bateria de 55 kWh é suficiente para viagens curtas, mas se pode realizar rotas mais longas, desde que se faça um planejamento para recargas ao longo do trecho. O consumo na estrada é de 18,2 kWh/100 km, enquanto na cidade ficou em bons 12,0 kWh/100 km.
Na recarga, testamos um ponto da Power2Go, porém, o dispositivo não reconheceu o carro, talvez por conta do adaptador. No entanto, num ponto de recarga da Volvo, ele se conecta “magicamente” e procedeu à carga em bom tempo, indo de 79% a 95% em cerca de 2 horas. Ambos os pontos são de 7,4 kW.
Com motor elétrico de 150 cavalos e 34,7 kgfm, o JAC E-JS4 anda como esportivo se desejar, com aceleração e 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e final de 150 km/h. Conta com modo de economia, mas não há opção esportiva. Aliás, nem precisa. Rápido na resposta ao acelerador, surpreende pelo desempenho e silêncio, quebrado pelo ruído similar ao de um trólebus.
Tendo direção leve e confortável, o E-JS4 tem também boa estabilidade nas curvas e frenagem eficiente, ainda mais com a recuperação de energia, que reduz o uso do pedal esquerdo. Ele desliza suave pela rua e nem parece ter 1.690 kg de peso. Já diante da buraqueira, a mão de Sérgio Habib na calibração brasileira dos carros da JAC é percebida e aprovada.
Com bom conteúdo, o JAC E-JS4 agora fica devendo em sistema de assistência, como um pacote ADAS, algo que podia passar quando o SUV chegou ao Brasil, porém, como já dissemos, num mercado cheio de rivais mais modernos, este chinês já não é como os conterrâneos que já estão aí. Diante disso, uma redução de preço para algo como R$ 189.900, seria bem-aceita pelo comprador. Não seria demérito e sim um justo ajuste à realidade.
*FICHA TÉCNICA:
Motor – elétrico
Potência – 150 cv a 0 rpm
Torque – 34,7 kgfm a 0 rpm
Transmissão – 1 marcha
Bateria – 55 kWh
Suspensão dianteira – McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Rodas – Liga leve aro 18 polegadas com pneus 225/45 R18
Comprimento – 4410 mm
Largura – 1800 mm
Altura – 1660 mm
Entre eixos – 2620 mm
Porta-malas – 520 litros
Peso – 1.690 kg
*Dados do fabricante