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Avaliação – Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus Aut. 2018

Fonte:  Autos Giros / Fotos: Pena Filho

Pouco antes de fechar 2016 na quarta posição do mercado nacional, a Hyundai Motor Brasil já estava dando um passo importante para continuar crescendo no país. No início de dezembro do ano passado, a marca sul-coreana trouxe para o Brasil seu SUV Creta. O modelo acabou sendo o grande destaque da marca neste ano, ganhando posteriormente a versão Sport e também a 1.6 Pulse Plus, que o Autos Giros testou e traz agora todos os detalhes.

Principal lançamento da montadora desde o HB20, em 2012, o Creta surpreende não apenas pelo visual robusto e esportivo, mas também pelo conforto e pelo pacote tecnológico diferenciado, que ganha o consumidor exatamente nos detalhes. O modelo testado trazia a cor Verde Forest, que ficou muito bonito em contraste com os detalhes em preto, prata e cromado.

A parte cromada, aliás, é um dos destaques do visual externo. Ela começa na dianteira, com a borda da grade frontal hexagonal. Vale destacar que o capô traz vincos que dão “musculatura” ao carro, e o conjunto óptico dianteiro conta com faróis com sensor crepuscular e de neblina.

Na lateral, a linha de cintura passa um pouco acima das maçanetas, reforçando o perfil elegante do modelo. Além disso, ele conta com rodas de 17 polegadas em preto brilhante, retrovisores externos na cor da carroceria com luzes indicadoras de direção. Outro detalhe interessante é o acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B (entre as portas).

Na traseira, uma faixa cromada acima da placa, além do escapamento com a ponta cromada destacam a elegância do Hyundai Creta. Completando o perfil, o teto traz barras longitudinais em prata e a antena shark.

Se o exterior chama a atenção de quem passa, o interior mostra que o SUV sul-coreano é bem mais que “um rostinho bonito”. Pra começar, o volante multifuncional em tecido com detalhes cromados garante uma pegada segura e confortável. A direção é elétrica progressiva, e os bancos, também de tecido, trazem uma textura elegante. Além disso, tanto o banco do motorista quanto o volante contam com ajustes de altura e profundidade. A segurança do motorista e do carona ainda é ampliada pelo airbag frontal duplo.

Uma das grandes qualidades do Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 é a preocupação que a marca teve nos pequenos detalhes que acabam fazendo a diferença. E isto começa com a central multimídia blueNav, que traz poucos botões e é de fácil operação. Ela traz rádio, bluetooth, vídeo e áudio via USB e áudio via bluetooth.

Internamente, as portas também têm detalhes cromados. A do motorista, como sempre, traz os controle dos quatro vidros – todos com sistema one touch -, travas das portas e janelas, além dos controles dos retrovisores. Na parte traseira, destaque para o amplo espaço para as pernas. Tanto é que os bancos traseiros contam com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça, ambos para três passageiros. O SUV ainda traz sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis e diversos porta-objetos.

O vidro traseiro também conta com limpador e desembaçador, e o ar-condicionado digital tem ótima resposta mesmo em rápidas trocas de temperatura. No quesito utilidades, o Hyundai Creta Pulse Plus 2018 traz duas tomadas de doze volts, uma porta USB e uma auxiliar no console central. Uma discreta iluminação azul abaixo do console central ajuda o passageiro a encontrar a tomada certa com facilidade. O porta-malas possui 431 litros, que podem ainda ser ampliados para 1.425 litros com o aumento da sua profundidade e o rebatimento dos bancos.

No quesito tecnologia, o que primeiro chama a atenção é a câmera de ré. Ela apresenta tanto linhas estáticas quanto dinâmicas (que “entortam” seguindo o ângulo da direção). Isto torna as manobras ainda mais fáceis do que nos modelos que trazem uma ou outra opção (o que sem dúvida já ajuda bastante).

Outro detalhe interessante é que, tanto ao usar a câmera de ré quanto ao receber informações do GPS (seja o integrado ou o Waze, via pareamento de smartphone), o som do carro diminui sozinho, voltando ao normal quando a informação termina ou o condutor tira a marcha a ré.

O Hyundai Creta Pulse Plus 2018 conta também com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC) e sensor de estacionamento traseiro e freios com ABS e EBD. Outro detalhe interessante é o sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro está parado, mesmo em cruzamentos ou semáforos. Basta o motorista tirar o pé do freio para que ele volte a funcionar normalmente.

O Hyundai Creta Pulse Plus 2018 é equipado com motor 1.6 de 123 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina. Com etanol, os números mudam para 130 cv e 16 kgfm, respectivamente. O câmbio automático de seis marchas traz opção de trocas na manopla.

O Hyundai Creta Pulse Plus é um carro que seduz em todos os sentidos. Belo por fora, ele se destaca também pelo conforto e pela praticidade no interior. Detalhes como o sistema start-stop, a câmera de ré integrada ao sistema de som, one touch de todas as janelas à mão do motorista aumentam a tranquilidade, tanto de quem dirige quanto dos passageiros.

Outro detalhe importante é que ele conta com imobilizador do motor. Além de suave ao dirigir, isto o torna bastante silencioso. O único momento em que se nota o barulho do motor é em acelerações com forte aumento dos giros, mas nada que atrapalhe a experiência.

O motor 1.6, aliás, mostrou ótimas respostas, Tanto que em alguns momentos ele parece ser o 2.0 da versão top. Ele garante força e sutileza tanto nas ultrapassagens quanto nos momentos de velocidade estável. Da mesma forma, ele não se intimida nas acelerações.

O consumo foi diferente do anunciado pela marca. Na cidade, abastecido com gasolina, com bastante trânsito e ar-condicionado ligado o tempo todo, ficou em 7,1 km/l. Na estrada, porém, mesmo com subida de serra, a média ficou em 12,6 km/l. Na média geral,  o consumo não foi tão baixo na cidade (já que as condições de tráfego foram bastante desfavoráveis), e na estrada, bastante satisfatórias.

A versão Pulse Plus foi lançada depois das demais para “completar” a gama. Ela se posiciona como o topo entre as versões 1.6, abaixo apenas da top de toda a linha, que traz motorização 2.0. O preço de R$ 89.000 e todas as suas qualidades a colocam como uma boa concorrente no segmento que inclui o japonês HR-V e as versões iniciais do brasileiro Renegade.

A sua configuração – tanto de motorização, tecnologia, design e conforto –  sem dúvida resultou em um carro bastante interessante, leve de dirigir e, como foi dito, que conquista pelos detalhes.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.6

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            130     123

Torque (kgf.m)         16,5    16

Velocidade Máxima (km/h)           172    

Tempo 0-100 (s)      12      

Consumo cidade (km/l)      7,1      10,1

Consumo estrada (km/l)    8,2      11,3

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm)   1.635

Largura (mm)           1.780

Comprimento (mm)             4.270

Peso (Kg)      1.359

Tanque (L)    55

Entre-eixos (mm)     2.590

Porta-Malas (L)        431

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

 

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